Topo

Protetora, dramática, amigona: como a mãe de cada signo demonstra seu amor

Foto: Getty Images
Imagem: Foto: Getty Images

Thaís Lopes Aidar e Claudia Dias

Colaboração para Universa

08/05/2022 04h00

Cada personalidade, uma mãe! Tem aquelas que criam para o mundo, as que preferem proteger o filho de tudo e de todos, as mães amigas, parceiras de todas as horas, e as mais rígidas, que cobram querendo sempre o melhor para o filhote. São diferentes jeitos, diferentes mães e tudo bem! Afinal, algo que sempre carregam em comum é o coração gigante, capaz de tudo pelos filhos.

Mas de onde vêm esses traços e comportamentos maternais? A astrologia pode explicar algumas questões. Ainda que considerar todo o mapa astral traga respostas mais assertivas, o signo solar, por si só, dá uma boa ajuda para entender como cada mãe demonstra seu amor pelos filhos. É o que conta a astróloga Paula Bueno Brandão, a seguir.

O jeito da mãe de cada signo

Áries
Forte, determinada e guerreira, a mãe ariana corre atrás dos objetivos. Como é regida por Marte, o planeta da ação, muitas vezes se preocupa mais em prover (através das ações e atitudes) do que oferecer cuidado e atenção. Apesar de muita energia e disposição para ajudar, não tem tanta paciência nem costuma demonstrar afeto com delicadeza.

Touro
A taurina está entre as mais carinhosas do zodíaco, já que o signo é regido por Vênus, o planeta do amor. Porém, por esse mesmo motivo, mostra-se apegada e possessiva. Sua principal preocupação é proporcionar conforto para os filhos com um lar confortável e, se possível, luxuoso. Também segue a linha mais conservadora, algo que faz parte da personalidade de Touro.

Gêmeos
Curiosa e versátil, a mãe geminiana tem qualidades e interesses múltiplos, devido à regência de Mercúrio, o planeta dos pensamentos e da mente. Com isso, pode ser inconstante e ter mudanças repentinas de ponto de vista, mas é comunicativa e gosta de falar para os filhos sobre seu amor e afeto, sempre com criatividade.

Câncer
Demonstração de amor maternal é com a canceriana! O signo é regido pela Lua, carregada com energia feminina, que fala sobre a flutuação hormonal e a capacidade da mulher em nutrir com o próprio corpo. Apegada ao passado, ela guarda fotos e recordações dos filhos com muito carinho e costuma ter instabilidade emocional devido às fases lunares.

Leão
A mãe leonina é amorosa, cheia de energia e confiante, mas adora fazer um drama e ser o centro das atenções. Ela não costuma passar despercebida e isso vai além da aparência: seu carisma se destaca em qualquer ocasião. Gosta de demonstrar o amor pelos filhos e defende seus filhotes como uma leoa.

Virgem
É a mais preocupada com detalhes, higiene, limpeza e tudo que envolve seus filhos. A mãe virginiana tem grande capacidade de cuidar da casa e da família, por pertencer a um signo de Terra e ser regida por Mercúrio. Seu zelo e eficiência são suas formas de demonstrar amor pelas crias, mas também tende a ser exigente, crítica e julgadora.

Libra
A mãe libriana é representada pela balança e busca pelo equilíbrio. Diplomática, pesa todos os lados da situação, porém, não consegue se decidir, agindo com menos firmeza. Isso a faz ser mais permissiva com os filhos, tolerando erros e não impondo tantos limites. Graças à regência de Vênus, é bastante carinhosa.

Escorpião
Intensa, observadora e de personalidade forte, a mãe escorpiana até pode parecer mais distante, mas, na verdade, consegue ler seus filhos de um jeito único e profundo. Embora o amor que sinta por eles seja intenso, não costuma demonstrar isso de um jeito convencional e prefere as grandes provas ao longo da vida.

Sagitário
A mãe sagitariana é aquela amada pela galera. Divertida, aventureira e amante da natureza, adora viajar, descobrir novidades e estar rodeada de amigos e familiares. Muito generosa, gosta de demonstrar não só amor, como também alegria por estar com os filhos e está sempre disposta a conhecer novas pessoas e lugares para enriquecer a vida deles.

Capricórnio
A busca por solidez e segurança é o principal traço da mãe capricorniana, que não mede esforços pelos filhos. Além disso, preza por transmitir seus principais valores, inclusive os mais tradicionais. Embora pareça um pouco fria e seja conservadora, demonstra seu afeto estando sempre disponível para apoiar sua família.

Aquário
Mente aberta, original e à frente de seu tempo, o único defeito da mãe aquariana é não colocar limites. Assim, quando se depara com algo que não sabe lidar, prefere dramatizar e defender sua própria causa. O amor pelos filhos é demonstrado no seu jeito "mãe-amiga" de ser.

Peixes
Ela é a mais empática e preocupada com sentimentos e dores dos filhos. A mãe pisciana consegue sentir o que atinge seus filhos e, por isso, é acolhedora. Seu lado espiritualista também conduz a maternidade e costuma ter dons e talentos artísticos. Entretanto, pode ser inconstante e até um pouco manipuladora.