Topo

7 posições sexuais para pessoas com deficiência física

Existem posições sexuais ideas para pessoas com deficiência físicas  - Getty Images
Existem posições sexuais ideas para pessoas com deficiência físicas Imagem: Getty Images

Rafaela Polo

De Universa, São Paulo

06/05/2022 04h00

Quando vemos imagens de posições sexuais, muitas vezes nos deparamos com uma outra indicação que requer que você seja quase uma ginasta ou malabarista. É perna pra lá, tronco pra cá, corpo virado em um ângulo diferente... Se você tem uma deficiência física sua realidade é diferente e pode acontecer muito desconforto. Para a cadeirante e analista de projetos Fabíola Pedroso, de 35 anos, tudo é uma questão de intimidade e do quanto sua deficiência te limita. "Acho que precisa, sim, existir uma conversa sobre as limitações corporais, sobre o que você gosta ou não, o que é mais legal. Ai essa sensação some"

Fabíola conta que em relacionamentos antigos passou por algumas situações difíceis. "Eu já fiquei desconfortável porque não queria demonstrar minhas limitações ou coisas que incomodavam no meu corpo. Tipo a coluna torta e a perna fina, que são parte da deficiência. Hoje namoro uma pessoa que me entende e temos a química para fazer rolar o sexo com prazer", diz. A fisioterapeuta pélvica especialista em sexologia Mônica Lopes, colaboradora da Plataforma Sexo sem Dúvida, fala de importância de abordar esse assunto. "Cadeirantes têm uma dificuldade maior no sexo", diz a sexóloga Cissa Aguiar.

"No Brasil, há uma cartilha com diretrizes de atenção para pessoas com lesão medular. E, infelizmente, não tem uma única linha sobre sexualidade e dicas após a lesão. E para quem eles vão recorrer? Qual profissional dará essa dica de sexo? Não importa se a deficiência é devido a idade, lesão ou outra condição. Sempre há muitas maneiras dessa pessoa desfrutar uma vida sexual saudável e satisfatória", diz. Com dúvidas e sem guia, fica difícil saber como resolver o problema.

Universa falou com especialistas para pegar dicas de posições que se encaixem na vida dessas pessoas com deficiência física.

Se quem tem deficiência é homem

Estendido
"O parceiro com mobilidade reduzida deve se sentar na cama com as pernas esticadas e as costas encostadas na cabeceira. A mulher deve se encaixar em cima dele, na altura da cintura, para comandar a penetração", ensina Mônica. Nessa posição ainda vale uma variação: você pode se encaixar tanto de frente quanto de costas.

Encaixe perfeito
Aqui, o parceiro nem precisará sair da sua cadeira de rodas, caso use. Pelo contrário, ela será uma auxiliar no vaivém. "A mulher deve se deitar com as costas apoiadas em uma superfície que fique mais ou menos na altura da cintura do parceiro. Assim, ela pode levantar as pernas em torno do quadril dele para a penetração", diz Cissa.

Em movimento
Ainda sem que ele saia da cadeira de rodas, a mulher pode montar no homem, encaixando-se na altura da cintura para controlar o vaivém. "Tire os braços da cadeira para que você possa encaixar. Com o contato visual, você fará o vaivém. Essa posição tem bastante intimidade", diz Mônica.

Se quem tem deficiência é mulher

Papai e mamãe clássico
Se é a mulher que tem dificuldade de locomoção, essa posição não sai de moda. "Ela fica deitada embaixo e ele encaixa-se por cima, usando os braços para segurar o corpo e ajudando-a com as pernas na hora da penetração", diz a sexóloga e terapeuta de casais, Lelah Monteiro.

Mãos livres
Essa posição vai além do vaivém: ela vai permitir também a exploração de zonas erógenas do corpo com as mãos durante o sexo. "A parceira, que tem a mobilidade limitada nesse caso, deita-se na cama com o bumbum próximo a borda. O homem, fica em pé em frente a ela, levanta as pernas e deixa os tornozelos apoiados em seus ombros para a penetração", diz Mônica.

69
"Essa posição é muito interessante, inclusive quando estamos falando de parceiros homoafetivos", diz Mônica. A ideia aqui é os dois deitarem de ladinho, em direção a lados opostos, para a prática de sexo oral conjunta.

Ângulo certo
"Com a mulher sentada na cadeira de rodas, o homem deve inclinar o corpo de modo que facilite a penetração sem que ela saia do lugar", diz Cissa.