Topo

Granada, Cornalina e Olho de Tigre: os cristais que vão resgatar sua libido

Granada, Cornalina e Olho de Tigre: os cristais que vão resgatar sua libido - Esther Verdú
Granada, Cornalina e Olho de Tigre: os cristais que vão resgatar sua libido Imagem: Esther Verdú

Colaboração para Universa

24/04/2022 04h00

A libido está em baixa por aí? Diversos fatores da rotina podem interferir no desejo sexual, que pode existir mesmo sem um relacionamento amoroso para chamar de seu. A ansiedade do dia a dia, o cansaço resultante do trabalho e até mesmo processos mais profundos como o luto ou a depressão trazem o afastamento da energia sexual, o que diminui os desejos. No entanto, manter essa chama acesa e perceber como ela se movimenta ao longo de um mês é essencial para o bem-estar, a autoestima e até a imunidade.

Energeticamente, quando falamos de libido, nos referimos diretamente ao funcionamento do segundo chakra, localizado dois dedos abaixo do umbigo. Chakras são centros de energia que correspondem a determinadas funções do nosso ser. No caso do chakra sacral, o segundo, ele é responsável pela manutenção da sexualidade, da vitalidade e da criatividade.

Também está diretamente associado à autoestima, visto que essa é a chave para desbloquear a nossa criação e a energia sexual. Portanto, quando está em equilíbrio, permite sentir bem-estar físico e se livrar de culpas, abrindo portas para viver tudo aquilo que traz prazer — não somente sexual.

Cristais como ferramenta

Equilibrar o segundo chakra é uma forma de ativar a libido, além de se empoderar do seu próprio eu. Para isso, os cristais são ferramentas espirituais e energéticas que podem auxiliar na busca por esse equilíbrio. Eles podem ser utilizados como amuletos, em pulseiras e colares, por exemplo ou posicionando-os na região do segundo chakra.

Uma dica: por se tratarem de cristais ligados à matéria, prefira acessórios que fiquem da cintura para baixo, visto que a energia dos chakras superiores é mais sutil. Se tiver um pingente destes cristais, intercale os dias de uso e priorize usá-los quando precisar da energia em questão.

Abaixo, veja os cristais mais indicados para despertar a libido e acender o desejo sexual.

Cornalina

É um cristal de energia ativa, que atua trazendo coragem e disposição física. Ensina a usar nosso poder pessoal para alcançar mais satisfação e prazer, agindo como uma forte fonte afrodisíaca dentro do reino cristalino. Desperta a libido quando há dificuldade de se conectar com essa energia e favorece o segundo chakra, responsável pela criatividade e falta de inibição.

Granada

Além de auxiliar no processo de trazer presença ao corpo, é indicada para trabalhar diretamente a potência sexual e toda força de ação que vem do segundo chakra.Com isso, permite que a paixão flua de maneira leve e eleva a autoestima, reafirmando nossa força interior e acendendo a libido. Também é indicada para casos em que a energia vital está deficiente.

Jaspe vermelho

Este é um cristal bastante indicado para quem precisa aceitar o próprio corpo e a própria sexualidade, já que trabalha elevando a autoestima e trazendo pertencimento sobre quem se é. Traz uma energia mais dinâmica e vivaz, levando embora toda vergonha resultante da energia sexual. Indicado para aterrar a energia do fogo sem perder a criatividade e o impulso da ação.

Cobalto Calcita

Este cristal foi apelidado de Afrodite, em homenagem à Deusa do amor e da beleza. Ou seja, já sacou sua atuação energética, certo? Ele trabalha fortalecendo o feminino e empoderando as mulheres de acordo com a sua própria essência, sem estereótipos. Conecta a energia do chakra cardíaco à energia do chakra sexual, aumentando a autoestima e fazendo nascer a sensação de merecimento.

Unakita

A Unakita é uma pedra que permite às pessoas, em especial às mulheres, se apoderarem de si mesmas com força e autonomia para cuidar da própria vida sem depender de outras pessoas. Traz consciência para os desejos sexuais e permite vivê-los de maneira saudável e natural, sem bloqueios. Ajuda a aflorar relacionamentos saudáveis.

Shiva Lingam

Com formato fálico, esta pedra é bastante cultuada pelos povos hindus devido ao fato de ser encontrada em um único lugar, o rio Narmada na Índia. Acredita-se que ela representa a união de dois seres a partir da energia sexual. Por isso, é utilizada para harmonizar problemas reprodutivos e até mesmo a impotência. Também ativa a energia de Kundalini, a serpente sagrada.

Olho de Tigre

É um cristal que ajuda a desenvolve a autoconfiança, ótima para quem quer comunicar melhor seus desejos. Tirando os bloqueios, também alimenta o poder pessoal e permite ter firmeza para buscar suas vontades. Não à toa é uma pedra relacionada ao Sol, que na astrologia fala sobre nossas maiores potências e permite mostrá-las ao mundo sem pudor.

Rodonita

É um cristal que potencializa os afetos verdadeiros e equilibra as polaridades yin e yang, permitindo ter as emoções conectadas com o campo mental. Também estimula a fertilidade e a descoberta do que nos traz prazer, além de ajudar a trabalhar bloqueios sexuais advindos de relações antigas ou problemáticas.

Pedra da cruz

Nome popular da Quiastolita, ela é uma pedra que ajuda a eliminar os bloqueios do segundo chakra, proporcionando maior fluidez da energia sexual, principalmente em homens. Permite aflorar a libido a partir de uma aceitação de sua orientação e também de suas preferências sexuais. Além disso, é uma potente pedra de proteção energética, ótimoa para relações casuais.