Topo

Erika Januza, rainha da Viradouro: 'Aprendi a sambar com Globeleza na TV'

Nathália Geraldo

De Universa, em São Paulo

22/04/2022 04h00

A emoção do Carnaval pulsa na atriz Erika Januza, que entra como rainha de bateria da Viradouro no desfile das escolas de samba do Rio do Janeiro nesta sexta-feira (22), desde que ela era criança. Nascida em Contagem, Minas Gerais, a artista estava longe das passarelas do samba de São Paulo e do Rio. Mas, ainda assim, aprendeu a sambar assistindo à Globeleza — posto ocupado pela dançarina Valeria Valenssa — na TV.

"Quando era criança, minha mãe sabia que quando chegava a vinheta de Globeleza, eu ficava enlouquecida. Se estava na cozinha e ouvia, saia correndo para dançar com a televisão. Inclusive, aprendi a sambar assistindo a Globeleza. Eu amanhecia assistindo aquilo, mas nunca imaginei que eu colocaria o pé no Rio de Janeiro e aquilo faria parte da minha vida", contou a atriz em participação do programa "E Aí, Beleza?", apresentado pela maquiadora Fabi Gomes, em Universa.

"Quando adolescente, meu Carnaval era assistir televisão. É um negócio muito forte desde criança. Participei do carnaval de Belo Horizonte. Logo que descobri isso, vivi um Carnaval de lá e vim logo para o Rio e nunca mais deixei de estar na Sapucaí. Choro todo ano como se fosse a primeira vez."

Pela primeira vez à frente da Viradouro, Erika está emocionada com ter sido coroada ao posto. A cerimônia aconteceu no ano passado, justamente no dia da Consciência Negra, 20 de novembro. "Estar como Rainha de Bateria, porque a bateria é o coração pulsante de tudo, é uma honra muito grande", explicou. Nos ensaios da escola de samba, a atriz homenageou com figurinos outras passistas e mulheres da avenida, como Luma de Oliveira e a própria Valéria Valenssa.

"Sempre sonhei em ser Rainha e recebi dos meus presidentes mais do que um presente, porque foi no Dia da Consciência Negra. Para mim, era a representação de um monte de mulher negra. Estava enaltecendo uma mulher negra, que era eu. No meu discurso, falei: 'A gente pode! Quando que, lá de Minas, sentada no meu sofá, admirando tudo pela televisão, iria imaginar que estaria aqui hoje sendo coroada Rainha?'.

O que tem em "E Aí, Beleza?"

A temporada do "E Aí, Beleza?" estreou em março, com a apresentadora Angélica como convidada. O programa é exibido toda quarta-feira, às 17h, no canal do UOL. Os episódios trazem papos sobre autoestima, beleza, vaidade e carreira. O próximo entrevistado será o cantor Gustavo Mioto.

Fabi ainda comanda mais uma leva de vídeos com tutoriais simples de maquiagem, que são publicados todo domingo no Youtube de Universa.