Topo

Tristeza, perda de peso, enjoos: entenda sintomas da gravidez de MC Loma

MC Loma está no 4º mês de sua primeira gestação - Reprodução/Instagram
MC Loma está no 4º mês de sua primeira gestação Imagem: Reprodução/Instagram

Mariana Gonzalez

De Universa, em São Paulo

19/04/2022 14h21

MC Loma compartilhou, nesta semana, uma série de novas fotos de barriga de quatro meses de gestação e respondeu a perguntas dos seguidores sobre como tem sido a espera por seu primeiro filho —ou filha.

A cantora de 19 anos mencionou alguns sintomas: tristeza, perda de peso e descolamento de placenta. Além disso, comentou que sente o bebê se mexer, mais agitado que o normal, depois que come doces.

De acordo com a ginecologista Andrea Menezes, consultada por Universa, à exceção do descolamento de placenta, que é uma emergência obstétrica, essas são sensações comuns, bastante frequentes no começo de uma nova gravidez. Entenda:

Tristeza

Loma disse ter se sentido "triste e abalada" nas primeiras semanas depois de descobrir que estava grávida, mas que agora está animada para conhecer o filho. A médica afirma que, embora exista uma cobrança social por uma felicidade imediata da mãe, "a maternidade é uma construção" e pode levar algum tempo para a gestante se adaptar a essa realidade.

"No início, esses sentimentos podem ser bem comuns. A maternidade não é essa coisa romantizada e automática. A sociedade cobra isso, mas, além da questão hormonal que influencia, são muitos conflitos que surgem a respeito do que essa maternidade significa —se foi planejada ou não, que impactos social e emocional vai ter na vida dessa mulher", explica.

Perda de peso

Os enjoos apareceram bastante no começo da gravidez da cantora. Além disso, ela relatou ter perdido peso nas primeira semanas: cerca de 2 quilos — o que é muito comum, fala Andrea Menezes.

A médica explica que existe uma falsa ideia de que gestante saudável é a gestante que ganha muito peso logo de cara, quando, na verdade, é comum que o peso demore a aumentar, já que no começo o feto é muito pequeno. A perda de peso, por sua vez, geralmente se deve aos enjoos, que também são comuns no primeiro trimestre.

"Mas, para saber se a quantidade de peso perdido está ou não dentro do esperado, é preciso fazer acompanhamento com o médico do pré-natal e às vezes com um nutricionista, para garantir que a gestante está fazendo o consumo adequado de nutrientes".

Bebê agitado

MC Loma contou, ainda, que sente o bebê mexer bastante, especialmente depois de comer doces — isso pode acontecer, explica a médica, porque o consumo de açúcar aumenta a glicemia da mãe e, consequentemente, da criança. Ela alerta, portanto, que é comum uma mãe de primeira viagem confundir outras contrações normais do corpo com o movimento do bebê.

"Principalmente na primeira gestação, é dificil saber quando realmente o bebê está se mexendo. Os movimentos fetais só vão ser detectados após 20 ou 22 semanas. Antes disso, são movimentos intestinais", fala. "Mas bebês maiores, que já apresentam movimentos fetais, podem sim ficar mais agitados após a ingestão de doces".

Descolamento de placenta

O mais grave dentre os episódios mencionados por MC Loma é o descolamento de placenta — a médica Andrea Menezes conta que esse é um problema sério, mas facilmente confundido com hematoma subcoriônico, que é bem mais comum e menos problemático.

"O descolamento de placenta é uma emergência obstétrica e não pode ser tratado em casa. Dependendo do tamanho do descolamento, é impossível dar seguimento à gestação —nesses casos, se o bebê for capaz de sobreviver fora o útero, é recomendado um parto prematuro", explica.

"Mas esse é um problema que só pode acontecer mais adiante na gestação, quando há placenta. Antes da formação da placenta, o que costuma acontecer é um hematoma subcoriônico, detectado por uma ultrassonografia e que pode ser absorvido com o tempo, sem prejudicar a gestação".

"Muita gente confunde os dois. E, como o descolamento de placenta geralmente interrompe a gestação, desconfio que ela tenha sofrido um hematoma subcoriônico".