Topo

Vereador do CE diz que prefeita merece apanhar de chinelo: 'Chibata nela'

Vereador Francisco Ernandes (PSD) segura chinelo azul em sessão e diz que prefeita deveria ser agredida - Reprodução
Vereador Francisco Ernandes (PSD) segura chinelo azul em sessão e diz que prefeita deveria ser agredida Imagem: Reprodução

Ed Rodrigues

Colaboração para Universa, de Recife

18/04/2022 17h30

Uma postagem da prefeita da cidade de Beberibe (CE), Michele Queiroz (PL), em suas redes sociais, falando sobre a liberação de cem cisternas para o município, foi o motivo que levou o vereador Francisco Ernandes (PSD) a chamá-la, em plenário, de mentirosa e dizer que ela deveria apanhar de chinela. A sessão em que os ataques machistas foram registrados ocorreram na quarta-feira (13) e, agora, o vídeo com os comentários está repercutindo nas redes sociais.

No registro da sessão, que está disponível na íntegra no perfil da Casa Legislativa no YouTube, Ernandes rebate a prefeita e garante que as cisternas foram uma conquista do deputado federal Moses Rodrigues (União).

Ainda na gravação, o parlamentar lembra que ele já havia dado um cartão vermelho à gestora e que ela deveria se envergonhar de mentir. Não satisfeito com as declarações, o vereador continuou, puxou um chinelo azul do paletó e disparou: "Vou lhe lembrar aqui que quando as pessoas mentiam para os pais, os pais corrigiam. Os pais pegavam a chinela e davam na bunda, prefeita. Isso aqui é para gente mentirosa".

A prefeita de Beberibe, Michele Queiroz (PL) - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
A prefeita de Beberibe, Michele Queiroz (PL)
Imagem: Reprodução/Facebook

Sob risos dos outros parlamentares presentes na sessão, o vereador acrescentou: "Você vai ter que levar umas palmadas da população, e ainda é uma azul, para você aprender".

Francisco Ernandes termina sua fala instigando a população a agredir a prefeita da cidade. "Agora, você vai ter que apanhar. População, pega a chinela e chibata nela", disse no vídeo. A intervenção do parlamentar é encerrada sob aplausos.

Universa procurou a prefeita Michele Queiroz para repercutir as declarações do vereador Ernandes. "Foi humilhante. Tenho certeza que, se fosse um prefeito homem, ele não faria isso. Ele se dirigiu a mim nesse tom porque sou mulher. Ouvir isso de um vereador é total falta de decoro", avaliou.

A gestora informou que a Câmara de Beberibe já foi acionada e que espera que um processo administrativo seja instaurado pela Comissão de Ética da casa. "Vamos analisar quais condutas legais podem ser tomadas para que isso não se repita", disse.

Michele Queiroz acrescentou que sua esquipe está analisando toda a gravação para checar a participação de outros parlamentares que aplaudiram e riram das falas de Ernandes. "As punições vão de advertência à perda do mandato. Então, quem estiver envolvido também poderá ser punido segundo o regimento interno da Câmara", concluiu.

A Prefeitura de Beberibe emitiu nota em repúdio à postura do parlamentar.

No posicionamento, a prefeitura declarou ser "inadmissível que, em pleno ano de 2022, ainda tenhamos que nos deparar com situações como a observada na sessão ordinária da Câmara Municipal de Beberibe, no dia 13 de abril".

O órgão continuou destacando que a postura do vereador é uma "clara demonstração de estímulo à violência" ao incitar a população a agredir a prefeita Michele Queiroz.

"Para isso, utiliza uma chinela azul (cor reforçada durante o discurso com uma nítida conotação de machismo). [...] Além da gravidade da situação, envolvendo incitação de violência contra uma mulher, em um período em que tanto se debate a questão da violência e do abuso sofrido pelas mulheres, o caso ganha ainda mais notoriedade e repúdio por partir de um vereador, alguém que deveria servir de exemplo para a população beberibense", diz o órgão em nota.

A Prefeitura de Beberibe repudiou o ato e convocou as autoridades competentes a abrirem investigação. Pede também que as declarações de Ernandes sejam punidas. "É lamentável que alguém eleito para representar o povo tome uma atitude tão baixa e grave. Sempre estaremos vigilantes contra atos que violem a dignidade e ponham em risco a integridade física e a própria vida", concluiu o comunicado.

A reportagem também procurou o vereador Francisco Ernandes por meio de mensagens enviadas em seus perfis nas redes sociais, onde o parlamentar reforça ser cristão e evangélico. Até a publicação deste texto, não houve resposta para o pedido de entrevista. O espaço segue aberto para publicação de posicionamento de Ernandes.

A Câmara Municipal de Beberibe também foi procurada para explicar o apoio que os parlamentares deram às falas machistas e misóginas do vereador, respaldadas por risos e aplausos. No entanto, as ligações da reportagem não foram atendidas.