Topo

Vestido de noiva preto? Cor pode trazer novo significado à celebração

A noiva Madison Alexandra usa vestido preto para casar - Reprodução Instagram
A noiva Madison Alexandra usa vestido preto para casar Imagem: Reprodução Instagram

Júlia Flores

De Universa

15/04/2022 12h40

A primeira imagem que vem à cabeça quando pensamos em casamento é a noiva entrando na Igreja de véu, grinalda e vestido branco. Uma tendência de moda, porém, quer mudar esse conceito.

Cada vez mais, noivas estão aderindo ao preto nas cerimônias. É o caso da influencer Alexandra Madison que, em março de 2022, casou-se com um vestido dessa cor. Em entrevista ao portal "Refinery 29", comentou a decisão: "Por causa das tradições, não conseguimos enxergar que outra pessoa pode não ter a mesma preferência".

Muitos acham que porque você vai usar preto está contrariando a tradição; vejo apenas como uma expressão de estilo da noiva que o escolheu

Alexandra Madison, influencer

Alexandra não é a primeira noiva, nem a única, a optar pelo tom preto. A atriz Sarah Jessica Parker, por exemplo, usou um vestido nessa tonalidade para casar-se com Matthew Broderick em 1997.

Por muito tempo a cor preta foi associada a rituais solenes e macabros —como velórios e funerais—, o que pode explicar as noivas não quererem usarem esse tom. Só que, no século passado, a estilista Coco Chanel transformou o conceito popular ao redor do vestido preto, tornando-o uma peça "must have" no guarda-roupa de qualquer mulher.

A consultora de moda Tatiana Petit Labô explica que a tradição do vestido branco para a noiva é recente e surgiu no século 19. Porém, em alguns lugares do mundo, não é essa a tendência que prevalece: "No Peru a tradição ainda é casar-se com vestido preto; em outras culturas (como a indiana) o vermelho e o dourado prevalecem!", diz.

Para ela, a cor da peça também está relacionada ao tipo de cerimônia escolhida pelos noivos. "Se for um casamento religioso, o vestido branco pode esconder uma série de significados", pontua a consultora; em algumas crenças, a cor branca é sinônimo de pureza e castidade.

Hannah Black Bridal é um ateliê nos EUA voltado à produção de vestido de noivas pretos - Reprodução Hannah Black Bridal  - Reprodução Hannah Black Bridal
Hannah Black Bridal é um ateliê nos EUA focado na produção de vestido de noivas pretos
Imagem: Reprodução Hannah Black Bridal

Nos Estados Unidos, a estilista Hannah Chivers percebeu essa demanda do mercado e passou a criar peças exclusivas para o tão esperado dia. "Recebi muitas mensagens de pessoas perguntando: 'Você pode fazer um vestido de noiva preto para mim?'. Investi no ramo e foquei em produzir peças lindas!", contou ao "Refinery 29". Foi assim que surgiu o "Hannah Black Bridal", um ateliê de vestidos de noiva pretos.

"Acho que a escolha do preto não é uma provocação, mas sim uma expressão de personalidade", finaliza a consultora. "O que usamos traz uma mensagem, e não seria diferente nesse caso. Que a noiva entenda o recado que quer passar e vá em frente". Vestido escolhido, é hora de caminhar para o altar.