Topo

Cuidados com a pele no outono: o que muda no skincare na nova estação

O skincare precisa mudar com o outono e ganhar mais hidratação  - LaylaBird/ iStock
O skincare precisa mudar com o outono e ganhar mais hidratação Imagem: LaylaBird/ iStock

Rafaela Polo

De Universa, em São Paulo

11/04/2022 04h00

No outono não é sempre igual —pelo menos quando o assunto é cuidados com a pele. Com a chegada de temperaturas mais frias, e a mudança do tempo úmido para dias mais secos, é preciso estar atenta a pequenos detalhes e adaptações em nosso skincare.

"Gosto de alterar a receita do skincare a cada três meses porque temos uma mudança de temperatura e uma gama infinita de ativos para trabalhar a qualidade da pele em cada nova estação. Assim, fazemos uma renovação de ativos e entregamos novos nutrientes para a pele", diz a dermatologista Calu Franco. Mas calma: a gente sabe que produtos para cuidados com a pele são caros e nem todos precisam sofrer alterações. "Depende do que a pessoa está usando e o tipo de pele. O sabonete, por exemplo, pode se manter o mesmo. Eventualmente uma troca do tipo de tônico e adstringente pode ocorrer, mas depende de cada pessoa", completa Calu.

Foco na hidratação

Se os dias estão mais secos você precisa dar adeus aos hidratantes aquosos do verão e focar em produtos que tenham uma textura mais encorpada. "Essa época acaba gerando mais desidratação na pele, principalmente das pessoas que são alérgicas e têm a pele sensível. Por isso, o indicado é usar hidratantes mais densos, com base de ureia, óleos vegetais e ácido hialurônico", diz a dermatologista Maria Eduarda Pires, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para aumentar essa hidratação, você pode dobrar a quantidade de aplicações feitas na pele durante o dia. Em vez de usar apenas creme noturno, por exemplo, vale aplicar uma camada de creme na pele também pela manhã.

O uso de vitamina C também é importante para a rotina. Porque hidrata e ajuda a combater os radicais livres

Maria Eduarda, dermatologista

Uma dica extra: preste atenção à temperatura do seu banho. Com frio, optamos por usar a água mais quente, mas isso pode ser prejudicial à pele. "Banhos quentes e prolongados acabam gerando um ressecamento importante da pele", alerta Maria Eduarda. Sim, a gente sabe que banhos quentes são tentadores, mas sua pele merece essa ajudinha nesta época do ano.

Cuidado com os lábios

A boca é parte do rosto, mas muita gente esquece de incluí-la nos cuidados diários. "Ela também precisa de cuidados especiais e hidratação abundante", diz Maria Eduarda. Apesar de ser uma época em que o ressecamento pode aumentar, Calu fala da importância da esfoliação da área para a absorção de novos nutrientes.

Os lábios precisam de nutrição, por isso a esfoliação pode ser interessante para que possam receber melhor os ativos dos produtos

Maria Eduarda, dermatologista

Olha a queda de cabelo

Se as folhas das árvores estão caindo, seu cabelo pode acompanhar o mesmo ritmo. Mas há a quantidade normal de queda capilar e aquela que deve acender uma luz vermelha de atenção. "Perder 100 fios diariamente é comum na rotina, mas se você perceber que a queda está mais intensa é necessário procurar um médico para ter um diagnóstico e excluir questões como estresse, processos inflamatórios, problemas na tireoide?", diz Calu. Muitos fatores podem implicar na queda capilar.

E, olha, nem adianta trocar o xampu quando ver mais fios no chão, hein. "Eles não vão ajudar no bloqueio da queda. O aconselhável é procurar um diagnóstico", explica Calu.

Protetor solar

Não é porque as temperaturas caíram que o protetor solar tem que sair da sua rotina, viu?

Precisamos usar o ano inteiro, principalmente por causa das ondas azuis que vêm do celular e da tela do computador. Até as luzes de ambientes internos levam a nossa pele a oxidação e ao envelhecimento precoce

Calu Franco, dermatologista

Como é inevitável o uso de luzes, principalmente dos eletrônicos, o protetor solar tem que permanecer na nécessaire em todas as estações do ano.

O que vale é substituir o produto para um que tenha uma textura diferente. "Você pode optar por densidades mais oleosas, que são mais hidratantes, por exemplo. Depende do tipo de pele. Filtros mais densos também têm capacidade de hidratação, diferente dos que usamos no verão, que são mais aquosos", diz Maria Eduarda. A especialista alerta que não é porque não sentimos a pele queimar que o sol não está agindo em dias frios. Fica a dica!


E Aí, Beleza?

Já viu o último episódio do "E Aí, Beleza?" programa comandado pela colunista de Universa e maquiadora Fabi Gomes? Ela bateu um papo com a jornalista Aline Midlej, apresentadora do "Jornal das Dez", da GloboNews, sobre autoimagem, seu processo de descoberta da negritude, sobre ser uma mulher negra ocupando espaços na televisão, além de mostrar o que leva na nécessaire e contar como cuida do corpo e da alma. Confere que está imperdível.