Topo

Aline Midlej, âncora da GloboNews: 'Eleição será desafiadora ao jornalismo'

Nathália Geraldo

De Universa, em São Paulo

08/04/2022 04h00

À frente do "Jornal das Dez", da GloboNews, a jornalista Aline Midlej prevê que as eleições deste ano, que têm o primeiro turno em outubro, serão desafiadoras para o jornalismo. Em entrevista ao programa "E Aí, Beleza?", apresentado pela maquiadora Fabi Gomes em Universa, Aline disse que, pelo fato de o Brasil estar vivendo um momento polarizado, a escolha dos representantes públicos vai esquentar o debate na sociedade, exigindo ainda mais de jornalistas e da própria Justiça Eleitoral para manter o "processo democrático preservado".

"Vivemos uma polarização exacerbada no Brasil que vem se amplificando. Essas eleições serão desafiadoras para o jornalismo de qualquer forma, para qualquer âncora, para a própria Justiça Eleitoral, que vem tomando posicionamentos inéditos na sua história em função do retrospecto que o Brasil vive nesse campo de segurança em relação ao processo eleitoral, de assegurar que o processo democrático seja preservado. Difícil pensar em como será o ano da eleição", opinou.

A jornalista acredita que a "temperatura vai subir" em relação ao tema, considerando que estamos "no esquenta" pré-eleitoral. Para ela, é responsabilidade de âncoras, assim como ela, manterem o compromisso com a verdade para informar ao público de maneira que ele possa tomar as decisões de forma segura.

Aline Midlej - Divulgação - Divulgação
Aline Midlej nos estúdios da GloboNews
Imagem: Divulgação

"Estamos no 'esquenta' das eleições e cada dia tem sido uma oportunidade de observar com mais cuidado. Mas, sem dúvida, uma chave está virando em todos os âncoras que de fato têm o compromisso com a verdade e com o interesse público. É continuar aprendendo e fazendo, sempre pensando na responsabilidade.

Não é para nós, é para o outro, para o eleitor, para o brasileiro ter clareza do que está acontecendo e tomar as suas decisões. Temos um cuidado maior porque a temperatura vai subir cada vez mais e até onde esse termômetro poder chegar, ninguém sabe".

No papo, Aline ainda falou sobre cuidado com a autoimagem, beleza e relacionamento. Assista agora ao "E Aí, Beleza?".

O que vem por aí

A temporada do "E Aí, Beleza?" estreou em março, com a apresentadora Angélica como convidada. O programa é exibido toda quarta-feira, às 17h, no canal do UOL. Os episódios trazem papos sobre autoestima, beleza, vaidade e carreira. A próxima entrevistada será a influenciadora Lorena Improta.

Fabi ainda comanda mais uma leva de vídeos com tutoriais simples de maquiagem, que são publicados todo domingo no Youtube de Universa.