PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Sardas feitas com tinta de cabelo viram trend no TikTok; veja riscos

A influencer Sydney Purl usou tinta temporária de cabelo para fazer sardas no rosto em um vídeo que viralizou no TikTok - Reprodução/TikTok
A influencer Sydney Purl usou tinta temporária de cabelo para fazer sardas no rosto em um vídeo que viralizou no TikTok Imagem: Reprodução/TikTok

Rafaela Polo

de Universa, São Paulo

06/04/2022 15h34

Quando o assunto é truques de beleza, o TikTok é um universo com opções infinitas —e trends que dão errado também. A última moda entre as mulheres da rede é tentar fazer sardas com spray de coloração capilar temporária. E, como você pode imaginar, algumas tentativas até funcionam, outras nem tanto.

A influencer Syney Purl, que conta com mais de 1,5 milhão de seguidores, fez um vídeo testando a trend que ela já tinha visto pela rede. Na publicação, que viralizou, o resultado fica ótimo e bem natural.

Contudo, uma outra usuária da rede, @on.eyelash.on, que tem cerca de 12 mil seguidores, fez uma tentativa na qual o resultado foi, digamos, catastrófico. Inclusive, esse vídeo tem muito mais visualizações: quase 20 milhões.

A terapeuta ocupacional Liv Turner (@livturner27) também fez uma tentativa que não deu certo. Seu vídeo já passa dos 5 milhões de visualizações.

Sim, você adivinhou: a maioria dos resultados que aparece na rede é negativa. E aí, surge a dúvida: é seguro? "É uma tendência que implica riscos para pele. Os sprays de tinta temporária funcionam como uma maquiagem para os fios, portanto são testados dermatologicamente o que torna o uso seguro. Exceto em casos específicos de alergia a algum componente da fórmula", diz a dermatologista Maria Eduarda Pires, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Contudo, é preciso prestar atenção, pois a aplicação está sendo feita muito próxima aos olhos. "Pode, sim, causar irritação, já que não é propício para essa área", diz Pires. E, apesar de ser lavável e sair com água, o produto pode demorar até 25 dias para sair por completo dos fios. Al´ém disso, segundo a dermatologista, caso haja exposição solar nas áreas pintadas pela tinta, ainda há riscos de formação de manchas pigmentadas no local.

Beleza