Topo

Granada, pérola e mais: conheça pedras que melhoram o ambiente de trabalho

iStock
Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

28/03/2022 04h00

Gemas preciosas com pureza elevadíssima, os cristais também são aliados no ambiente de trabalho. Por irradiarem energia, são capazes de contagiar todo o espaço, trazendo equilíbrio para a rotina profissional que, muitas vezes, é extremamente carregada. Ainda aumentam a produtividade coletiva e amenizam o estresse e o cansaço dos funcionários.

Vale ressaltar, entretanto, que a mudança não é de uma hora para outra. O efeito é gradativo, ou seja, as pedras agem paulatinamente, funcionando como "suplemento", cuja ação é sutil e imperceptível.

"Essa mudança não será de um dia para o outro, gerando um baque nas pessoas. Quem frequenta o lugar será gradual e automaticamente influenciado pelos cristais, à medida que eles permaneçam imantando o ambiente com sua vibração", ressalta Raphael Kakazu, oraculista, terapeuta e idealizador do Covil dos Feiticeiros.

Ação lenta

O especialista cita, por exemplo, que em ambientes com muitas demandas, exigências e pressão, manter uma turmalina negra junto com uma ametista sobre a mesa de trabalho faz com que o clima denso seja amenizado, até que se estabeleça o equilíbrio e a tranquilidade entre a equipe.

Aliás, Raphael frisa que respeitar o tempo de ação é importante. Segundo ele, cristais são bons aliados, mas é importante lembrar que demoram certo período para promover seus melhores efeitos.

"Dia após dia, as pedras irradiam sua vibração, lembrando que cada uma delas tem sua propriedade energética e uma vibração peculiar. É por isso, também, que não é indicado misturar muitos cristais ao mesmo tempo", explica.

Pedras úteis no dia a dia

Uma das formas de explorar a ação das gemas é deixá-las sobre a mesa do trabalho, como enfeite - nunca dentro de gavetas ou outros compartimentos fechados, o que obstrui a expansão energética. Outra sugestão de Raphael é adotar as pedras na joalheria.

"Acredito que a mudança deve ser feita, primeiramente, em nós mesmos, para sermos capazes de mudar o ambiente ao nosso redor. Então, seja em um anel ou pingente, desde que tenha contato direto com o corpo, está é minha forma predileta de trabalhar com pedras", revela.

A seguir, o oraculista e terapeuta lista pedras eficientes para o ambiente profissional.

Cornalina

Traz motivação, energia, ânimo e poder de ação. Revela-se um cristal bastante interessante para o ambiente profissional, pois ajuda a melhorar o desempenho, ao mesmo tempo em que atua como re-energizante para diminuir o cansaço e a fadiga.

Assim, quem está desmotivado ou exaurido do trabalho pode adotar a pedra como pingente em corrente de prata, uma vez que a cornalina aumenta a vitalidade e traz energia e disposição.

Cianita negra

Pedra da comunicação, ajuda a equipe a ser mais clara e objetiva, diminuindo os ruídos e as interpretações erradas no trabalho coletivo. "Gosto muito da cianita negra para ambientes em que a comunicação é essencial, seja para o interno ou externo", comenta Raphael. A pedra ainda ajuda no controle do estresse e impede a pessoa de verbalizar falas rudes ou grosseiras.

Quartzo rutilado dourado

É outro cristal ligado ao ânimo, que favorece igualmente a vitória e a conquista de objetivos. Esta versão de quartzo dá às pessoas sagacidade e estratégia para a implantação de ideias, agindo ainda para "amolecer" quem possui energia muito contrária ou contrastante.

Topázio imperial

"É uma das minhas gemas preferidas de se trabalhar quando o assunto é carreira e profissional, porque traz sucesso, brilho, poder pessoal e prestígio com pessoas de cargos de confiança", afirma o especialista. Por ser uma pedra preciosa, trabalha o lado interno de quem a adota, ajudando a pessoa a reconhecer seu real valor.

Rubi ou granada

Energia, vontade de vencer e muita disposição estão entre os benefícios do rubi e da granada, sendo bastante indicadas para profissões que exijam tais posturas. Da mesma forma, ambas as pedras auxiliam na motivação pessoal e na conquista dos objetivos. "Mas elas pedem cautela, pois podem aquecer demais os ânimos e deixar a pessoa um pouco intolerante e ríspida", avisa Raphael.

Água marinha ou pérola

Tanto a água marinha quanto a pérola "suavizam" o ambiente e o interior dos indivíduos. Além disso, auxiliam no centramento, no equilíbrio e na boa convivência - logo, são indicadas para locais onde o estresse prevalece e há desarmonia entre os colaboradores.

Labradorita

Atua diretamente na criatividade e no encontro de soluções para problemas que demandam rapidez. É uma gema que favorece a exposição de ideias da melhor forma e de maneira mais fiel, também alinhando a sabedoria acadêmica com a inspiração onírica. "Ainda nos ajuda a traduzir melhor os nossos próprios insights", diz Raphael.

Sodalita

Conhecida como cristal do reconhecimento e da intelectualidade, a sodalita potencializa as faculdades mentais de cada indivíduo e age na absorção do conhecimento e aprendizado com maior rapidez. Por fim, traz lucidez e compreensão para as informações às quais as pessoas são expostas.

Esfera multifacetada

Este ítem ganhou destaque nos últimos anos por refletir as cores do arco-íris, sendo utilizado como aliado para harmonizar as energias de um ambiente. "Por ser multifacetado, ele se limpa e energiza, por si só", comenta o terapeuta.

Bônus: como potencializar ação

Segundo Raphael, uma boa dica é utilizar um cristal neutro, como a água marinha, para expandir ainda mais o alcance vibracional de outro cristal. "Deixar uma água marinha pequena em cima de uma drusa de cristal transparente maior vai aumentar a potência da radiação de harmonia e paz no ambiente", conclui.