Topo

Cabelo curto de Eliana e outros clichês que mulheres ouvem sobre aparência

Eliana mostra o cabelo curto que usou em seu programa  - Reprodução/Instagram
Eliana mostra o cabelo curto que usou em seu programa Imagem: Reprodução/Instagram

Rafaela Polo

de Universa

28/03/2022 04h00

A rede social é o ambiente perfeito para o surgimento de comentários desagradáveis. A apresentadora Eliana fez um post em seu Instagram mostrando o visual de cabelo curto que usará em seu próximo programa. Na legenda, a apresentadora convidou mulheres para um debate sobre comentários desagradáveis relacionados à aparência que as seguidoras sempre ouvem. "Mulher não fica bonita de cabelo curto" é um bastante recorrente, por isso ela decidiu tomar a iniciativa.

Ler observação sobre corpos e aparência e pensar: "Quem perguntou?" não é algo que acontece exclusivamente com a Eliana. Outras influenciadoras também passam por isso em suas redes sociais. Cabelo, pele, tipo de roupa, corpo? Nada passa batido aos juízes de plantão. Por isso, é preciso ter uma grande resiliência para não se deixar abalar. Universa conversou com influenciadoras e perguntou quais comentários que elas não aguentam mais ouvir sobre aparência e beleza feminina. Veja as respostas a seguir:

"Você é linda mas poderia emagrecer"

Ju Romano, influencer especializada em beleza e moda plus size, é uma das que constantemente é obrigada a ler comentários desagradáveis em suas redes, principalmente falando sobre quais roupas ficam boas ou não em seu corpo - e como ela deveria emagrecer pelo bem da sua "saúde".

"As coisas mais bizarras que leio são 'você é linda, mas tem que cuidar da saúde'. "Eu tô lá falando de roupa, o que tem a ver com saúde?" Ju questiona se criadoras de moda magras recebem esse tipo de questionamento. "Mas a pior é: 'amo seus looks, mas não acho legal romantizar a obesidade', como se o fato de eu me vestir bem com o corpo que tenho fosse romantizar alguma coisa, como se o fato de querer estar bonita nos meus dias, fosse romantizar qualquer coisa", diz Ju.

Ju Romano em uma de suas poses para o Instagram - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Ju Romano em uma de suas poses para o Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

A influenciadora entende que nem tudo é por mal, mas não quer dizer que esse tipo de observação não incomoda. "No fundo, sabemos, essas frases por mais que saiam de forma simpática e com um quê de preocupação, são altamente prejudiciais e carregadas de gordofobia. Não acho que as pessoas fazem de propósito na maioria dos casos, acho mesmo que sai de forma natural. Mas por que é tão natural a gente se sentir absolutamente confortável para opinar sobre um corpo e uma saúde que não são nossas?", conclui Ju.

Para muitas mulheres que decidem dividir a vida na internet, se deparar esse tempo todo com esse tipo de feedback pode ser bastante prejudicial à autoestima.

'Está na hora de tingir'

Vânia Goy mostra seu cabelo grisalho com orgulho - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Vânia diz que comentários sobre seu cabelo grisalho sempre revelam etarismo
Imagem: Reprodução/Instagram

Vânia Goy, jornalista e consultora de beleza, sempre deixou os fios grisalhos aparecerem. E como forma de elogiá-la, frequentemente escuta das pessoas que ela pode manter esse estilo por estar sempre maquiada e bem arrumada. "Eu ouvi coisas 'ta na hora de tingir', como uma piada e eu tinha que explicar que eu não queria", explica.

E, em busca de elogiá-la pela escolha, o preconceito com a idade surgia nos comentários. "Mas os comentários mais desastrosos são os elogios que se apoiam nesse preconceito de idade. Depois que as pessoas perceberam que eu deixei grisalha, os elogios passaram a ser: 'ah, mas você pode usar com essa idade', 'você pode usar com essa pele', como se eu tivesse permissão para ter cabelo branco só porque sou jovem ou gosto de maquiagem, quando na verdade, uma mulher de com mais de 50 com cabelo branco tem todo direito de usar o cabelo assim sem um pingo de maquiagem no rosto. Acho curioso que os elogios sempre vieram carregados de alguma crítica a idade ou a envelhecimento", diz Vânia.

"O que aconteceu com a sua pele?"

Karol Resende sem maquiagem  - Reprodução/TikTok - Reprodução/TikTok
Karol Resende sem maquiagem
Imagem: Reprodução/TikTok

A maquiadora Karol Resende, que tem um perfil no TikTok com quase um milhão de seguidores, ouve comentários frequentes sobre o seu melasma. "É muito difícil lidar com os comentários nas redes sociais. A pressão estética nos oprime cada vez mais, e às vezes o que não é um problema pra nós pode se tornar apenas um comentário que lemos", conta Karol.

Com melasma, ela frequentemente ouve de seus seguidores questionamento sobre as manchinhas que aparecem na pele. "Recebo comentários como: 'seu melasma tá escuro, Karol', 'o que houve que sua pele está assim?', 'Sua pele está numa fase ruim'. As pessoas criaram uma ilusão da "pele perfeita" e exigem que principalmente as mulheres vendam isso no dia a dia. O que é impossível", diz a influenciadora que é focada, principalmente, em maquiagem nas redes, o que coloca o rosto dela em evidência.