Topo

Oscar 2022: tendências de cabelo e make do tapete vermelho

Zendaya apostou no brilho no tapete vermelho do Oscar 2022 - Getty Images
Zendaya apostou no brilho no tapete vermelho do Oscar 2022 Imagem: Getty Images

de Universa

27/03/2022 20h29

O tapete vermelho do Oscar 2022 começou há pouco tempo, mas já estamos de olho nas escolhas de cabelo e maquiagem das celebridades. As premiações são ótimas para trazer novas tendências para o universo feminino.

Universa vai acompanhar o red carpet com dois especialistas no ramo: o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi e a maquiadora Fabi Gomes para não perder nenhum destaque do momento.

Coque polido e com texturas naturais

Nicole Kidman no Oscar 2022 - Getty Images - Getty Images
Nicole Kidman no Oscar 2022 com coque lateral polido
Imagem: Getty Images

Há alguns anos, os coques que chegavam ao tapete vermelho eram mais desfiados e sem regras, mas 2022 traz a volta de uma tendência: o modelo lady like. Vanessa Hudgens, Nicole Kidman, Zoe Kravitz e Kirsten Dunst, por exemplo, apostaram nos coques polidos, com uso de spray e pomada, para deixar todos os fios no lugar, liberando apenas alguns no contorno do rosto. "Estamos vendo a volta triunfal desses cabelos. Parece que esse será o ano do coque", diz Marco Antonio de Biaggi.

Zoe Kravitz de coque com risca lateral no Oscar 2022 - Jeff Kravitz/FilmMagic - Jeff Kravitz/FilmMagic
Zoe Kravitz de coque com risca lateral no Oscar 2022
Imagem: Jeff Kravitz/FilmMagic

No caso da Zoe, a modernidade do look, segundo Marco, ficou por conta da franja. "Como é curtíssima, ela a separou em gomos. E a textura do cabelo com brilho que sempre funciona para o red carpet", diz.

Enquanto algumas optaram por esse estilo mais esticado, outras estrelas preferiram usar a textura natural do cabelo na hora do coque - ou pelo menos desfiar a raiz para dar mais destaque. Lupita Nyong'o usou suas tranças para fazer um coque no alto da cabeça, Laverne Cox, a anfitriã do tapete vermelho da noite, também optou por um coque alto com volume na raiz, assim como a Zendaya, que escolheu um modelo banana. " A Zendaya foi ao red carpet com um presinho com cara que você mesma fez, com textura natural", diz Marco Antonio.

Lupita Nyong'o  - Getty Images - Getty Images
Lupita Nyong'o no Oscar 2022 de coque alto
Imagem: Getty Images

Lady Gaga foi mais um exemplo de escolha de cabelo lady like que desfilou no red carpet. Ela escolheu um coque totalmente estilizado, que nos faz lembrar filmes da década de 1950. "Totalmente preso, montado, duro. Nada de soltinho e de coque podrinho de antigamente", diz Marco Antonio de Biaggi.

Lady Gaga no Oscar 2022 - Leon Bennett/Getty Images - Leon Bennett/Getty Images
Lady Gaga usando coque estruturado no Oscar 2022
Imagem: Leon Bennett/Getty Images

Além do coque, há escolha da separação lateral dos cabelos, seja nos modelos presos sejam naquelas (poucas) que escolheram aparecer no tapete vermelho com os fios soltos. "A Penélope Cruz e a Kristen Stewart estavam com o cabelo solto e só um lado preso, com a risca lateral", diz Marco Antônio, que classificou o resultado final das suas como deslumbrante.

Makes naturais estão em alta

Enquanto esperávamos makes bafônicos, gritantes aos olhos, o tapete vermelho nos surpreendeu. À primeira vista, parece que as celebridades quase não estão usando maquiagem, quando na verdade, fazer esse tipo de look dá um grande trabalho.

Jessica Chastain no Oscar 2022 com maquiagem com cor semelhante a do vestido - Getty Images - Getty Images
Jessica Chastain no Oscar 2022 com maquiagem com cor semelhante a do vestido
Imagem: Getty Images

"É importante prestar atenção que nada é por acaso no Oscar. Todas as escolhas ou são relevantes. Não dá pra vender a ideia que make natural quer dizer relaxado e que não dá trabalho", diz Fabi Gomes

Nicole Kidman e Jessica Chastain optaram por maquiagens com cores complementares, muito semelhantes aquelas que escolheram para seus vestidos. "Há uma predominância de looks que preservam as feições naturais, sem manipulações excessivas ou descaracterizantes", completa Fabi.

Segundo a especialistas, essa nova tendência é um grande exercício para quem costumava usar uma maquiagem mais elaborada, que mexia nas feições do rosto. "É muito difícil fazer menos alterações se você tem esse costume", diz Fabi. Mas com tantas mulheres desfilando esse tipo de look no Oscar, mais pessoas devem tentar.

Oscar 2022: Beyoncé faz performance poderosa para o hino "Be Alive" - Fotos: Reprodução/YouTube - Fotos: Reprodução/YouTube
Oscar 2022: Beyoncé faz performance poderosa de "Be Alive"
Imagem: Fotos: Reprodução/YouTube

Até mesmo a Beyoncé, que apareceu em uma apresentação previamente gravada,seguiu a tendência de dar a impressão de make leve. "Você é que não há exagero, quase não dá pra afirmar que tem cílio postiço e não contrasta demais com o olho feito. A pele é super bem feita e iluminada com contorno. No olho, por exemplo, foge-se da cor escura, que dá essa sensação alongada", diz Fabi.

Faço as minhas tendências

Kristen Steawrt no Oscar 2022 optou por seguir o seu estilo - Mike Coppola/Getty Images - Mike Coppola/Getty Images
Kristen Steawrt no Oscar 2022 optou por seguir o seu estilo
Imagem: Mike Coppola/Getty Images

Kristen Stewart, que está concorrendo ao Oscar de "Melhor Atriz", não surpreendeu ninguém ao chegar no red carpet - e isso não é algo ruim. Ela costuma sempre seguir o seu estilo de make e cabelo, indiferente do que estiver na moda.

"Deve ser um desafio não se render as tendências. Quanto ela tem que estar como ela, não no papel de atriz, escolhe aquilo que a faz sentir bonita", diz Fabi. Cabelo lateral e maquiagem esfumada foram as escolhas da atriz.