Topo

'Maluquice'? Psicólogas veem machismo de Lipe ao expor término com ViihTube

Viih Tube e Lipe Ribeiro na pré-estreia de "Juntos e Enrolados" - Lucas Ramos / AgNews
Viih Tube e Lipe Ribeiro na pré-estreia de 'Juntos e Enrolados' Imagem: Lucas Ramos / AgNews

De Universa, em São Paulo

23/03/2022 15h18

Na manhã desta quarta-feira (23), as redes sociais assistiram a uma lavação de roupa suja entre o ex-casal Lipe Ribeiro e Viih Tube. Isso porque o ex-participante de "A Fazenda" expôs, em entrevista ao podcast "Bulldog Show", detalhes do fim do curto relacionamento com a influencer.

Na noite de terça-feira (22), Lipe afirmou que Viih confundiu as intenções dele com a relação dos dois e passou a ter ciúmes dele. "Ela é muito nova. Então, acho que começou a ter um sentimento, só que não era o momento. Começou a ter ciúmes, a ter maluquices. Era legal no começo, cada um ia para o seu canto, ficava com outras pessoas e ótimo. Só que depois ela começou a confundir e foi ali que acho que a gente se perdeu um pouco", disse ele ao comentar sobre o relacionamento.

Incomodada com a exposição, a influencer rebateu o ex: "Nossa, garanhão desapegado. Sou a novinha de 21 anos que tem a maturidade para não te expor assim. E mulher nenhuma confunde as coisas sozinha. Quem não deixava claro e manipulava tudo era você. Até conhecer a família em Sorocaba você foi", ela respondeu nos comentários de uma postagem feita no Instagram. Lipe tem 30 anos.

"Idade não significa maturidade emocional", diz psicóloga

Viih Tube respondeu declarações de Lipe Ribeiro em comentário - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Viih Tube respondeu declarações de Lipe Ribeiro em comentário
Imagem: Reprodução/Instagram

A sexóloga Lelah Monteiro, psicoterapeuta de casais, afirma que é um equívoco relacionar, necessariamente, maturidade à idade. "A imaturidade é de quem fala que o outro é imaturo, né? Um bom relacionamento é feito a dois. Jogar a culpa pro outro não tem nada a ver. Nada é mais deselegante que achar que o outro é que não soube lidar com a questão."

"Hoje o que a gente na prática social e dos consultórios é que os mais jovens lidam muito melhor com relacionamento aberto e poliamor. Então, não tem esse viés da imaturidade, neste caso. Eu acho que não houve um combinado claro entre eles", diz.

Viih Tube e Lipe - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Viih Tube e Lipe
Imagem: Reprodução/Instagram

Monteiro afirma que faltou gentileza e respeito do influencer ao trazer informações íntimas do relacionamento ao público e aponta "resquício de machismo" na postura de Lipe em dizer que a ex-ficante estava "confundindo as coisas".

"O homem muitas vezes 'é, mas não é', mas ainda está muito fixado no inconsciente coletivo que a mulher é a louca, que não entendeu ou não deu conta do combinado. E muitas vezes não é nada disso: foi uma ideia sugerida, mas que não era um acordo declarado e de comum acordo."

Para ela, é muito comum as mulheres elevarem as expectativas. Mas não é por carência, garante a psicóloga: "Em muitos casos, já existe o envolvimento. E aí temos a tendência de acreditar mais no que é falado. Mas é importante notar quando a pessoa fala uma coisa, mas a atitude é outra. É preciso observar se as atitudes estão provando o contrário do que está sendo dito."

Relacionamento aberto precisa ser acordado

Na entrevista ao podcast, Lipe disse que o casal tinha um relacionamento aberto "de certa forma". Para a psicóloga Márcia Neumann, especializada em terapia de casal, a fala demonstra falta de comunicação. Ela afirma que é comum desentendimentos se os casais não conversam sobre o estágio que o relacionamento está e, de fato, verbalizam o que significa cada etapa da relação, mesmo que em um relacionamento aberto.

Lipe Ribeiro e Viih Tube na festa de Virgínia Fonseca - Lucas Ramos / AgNews - Lucas Ramos / AgNews
Lipe Ribeiro e Viih Tube na festa de Virgínia Fonseca
Imagem: Lucas Ramos / AgNews

"É muito comum as expectativas não estarem alinhadas e causarem sofrimento emocional sem ter uma comunicação, uma linguagem do amor — e não só no amor, mas em todas as relações interpessoais é importante alinhar o que a gente espera do outro", comenta a especialista.

No caso de Viih Tube, conhecer a família do parceiro poderia representar algo mais sério, quando Lipe poderia não dar o mesmo peso para a ação. "Parece que conhecer a família era um passo importante de um vínculo afetivo que não era de um relacionamento aberto. E, do lado, ele construiu que isso era normal."

Sobre a troca de ofensas públicas, a psicóloga enxerga falta de responsabilidade e de empatia.

"Colocar isso na mídia, seja nos grupos da família ou no Twitter, expõe a intimidade do outro. Ele contou coisas que são da intimidade dela", aponta a psicóloga. "Apesar de eles falarem que eles não queriam monetizar a relação, acabou acontecendo isso porque foi um assunto polêmico. É preciso pensar quais são os limites do outro e exercer a empatia."

"A regra é você ter empatia e exercer o que muitas pessoas falam: não fazer com o outro o que você não gostaria que fizesse com você", finaliza.