Topo

Atriz de filmes adultos diz que prótese de silicone 'explodiu'. É possível?

A atriz Sophie Anderson - Reprodução/Twitter
A atriz Sophie Anderson Imagem: Reprodução/Twitter

Rafaela Polo

de Universa

17/03/2022 18h07

A atriz pornô inglesa Sophie Anderson abriu um site de financiamento coletivo para pagar uma cirurgia de reconstrução dos seios após a prótese de silicone que tinha na mama esquerda "explodir", segundo ela, enquanto tomava banho, fazendo com que fosse parar no hospital.

Sophie também alegou que sofreu cinco processos inflamatórios nos seios só neste ano e que os médicos não conseguiram perceber que o problema eram as suas próteses. Em uma das situações, disse sentir muita dor no braço, mas foi mandada para casa pelo especialista. Em imagens publicadas pela atriz no Twitter, é possível ver que a pele dos seus seios estava mais escuras, um sinal de necrose devido às inflamações.

Universa conversou com o cirurgião plástico Guilherme Guardia Mattar, de São Paulo, que explicou que vazamentos só acontecem em alguns modelos de próteses, como as salinas, que podem ser usadas nos Estados Unidos. "Por isso, não consideramos uma boa alternativa esse tipo", diz. Mas há outros, mais avançados, cuja a tecnologia não permite que nenhuma substância vaze.

O que existe de mais moderno no mercado de cirurgias plásticas no Brasil, afirma Mattar, são as chamadas próteses coesas. "Mesmo que haja uma ruptura, elas têm um gel que evita qualquer tipo de vazamento", afirma.

Apesar de assustador, Mattar afirma que mulheres que têm próteses não precisam ficar alarmadas. "Se pacientes que têm silicone perceberam uma dureza nas mamas, contração ou assimetria no tamanho —quando uma fica maior do que a outra—, o ideal é procurar um médico para fazer um diagnóstico", diz. Mesmo sem o risco da "explosão", é importante se manter alerta às mudanças nos seios para mantê-los sempre saudáveis.

O cirurgião plástico explica, ainda, que o tamanho das próteses pode favorecer algum tipo de complicação. "O ideal é que seja compatível com a capacidade de sustentação da pele. Se optar por um tamanho maior do que seu corpo aguenta, a mulher fica sujeita a complicações como a falta de sustentação dos seios e enrugamento da pele", diz. Para um bom resultado, é sempre importante ouvir as recomendações médicas, ele alerta.