Topo

O que é ménage? Veja dicas para realizar a fantasia perfeita na cama

Ménage: saiba o que é e veja dicas para realizar a fantasia sexual - Getty Images
Ménage: saiba o que é e veja dicas para realizar a fantasia sexual Imagem: Getty Images

Nicole D'Almeida

Colaboração para Universa, em São Paulo

14/03/2022 04h00

Ménage vem da expressão francesa "ménage à trois", que, originalmente, significa família de três pessoas, em tradução literal é "moradia a três". Entretanto, a expressão passou a ser utilizada para designar a prática sexual entre três pessoas.

Do ponto de vista sexual, o ménage pode ser feito de diversas formas e pode envolver pessoas do mesmo sexo, de gêneros diferentes, pode ser parte de um gênero e parte de outro, além de não precisar ser necessariamente um casal também.

Inserir uma terceira pessoa no sexo nem sempre é tão simples. Portanto, separamos algumas dicas para você aproveitar a experiência da melhor forma possível, caso tope realizar a fantasia.

Quando deve ser feita?

É muito comum que algumas pessoas se coloquem nesse lugar para satisfazer os desejos do(a) parceiro(a), mas é muito importante que as três pessoas que decidiram fazer o ménage estejam de acordo e tenham um desejo genuíno para a realização do fetiche.

"Nunca faça se você não tiver certeza e não tiver desejo. É preciso que a pessoa tenha certeza absoluta de que ela também tem esse desejo, que também faz parte do universo da fantasia dela e não só da outra pessoa", orienta Quetie Mariano, psicóloga, sexóloga e sócia fundadora do Instituto de Ensino, Pesquisa e Orientação em Saúde (IEPOS).

A ginecologista e sexóloga Nathalie Raibolt também reforça que é necessário que seja consensual, seguro para todos e que seja do desejo de todos. "Que todos estejam entrando nessa prática, participando daquela experiência, com vontade própria".

Portanto, o ménage deve ser feito quando todo mundo estiver a fim de fazer.

Como iniciar a conversa?

No caso de um casal, Railbot sugere que se comece fantasiando ou conversando sobre isso numa situação que exista alguma excitação naquele momento. Então, vale durante uma relação tentar imaginar uma pessoa ali com eles e ver como que o(a) parceiro(a) reage a essa fantasia. Às vezes uma conversa franca também funciona. Depende muito do entrosamento do casal.

"Uma outra coisa que eu acho muito legal é abrir um grupo de WhatsApp com eles mesmos para não se misturar com as coisas do dia a dia do casal, e ir gradativamente soltando suas ideias, seus desejos. Sugiro para alguns casais montar frases, tipo 'essa noite acordei excitada porque hoje eu sonhei que estava transando com tal pessoa, ou de tal forma' e ai a pessoa coloca uma frase e a outra pessoa da parceria coloca outra frase e daí termina de preencher um pouco aquilo", sugere Quetie.

A psicóloga ainda reforça que é muito importante compartilhar sobre seus desejos e fantasias com seu(sua) parceiro(a).

Por outro lado, se não existe um relacionamento amoroso, há oportunidades em aplicativos ou festas liberais em que as pessoas se encontram para experimentar uma prática liberal ou a três.

Chamar uma pessoa próxima é uma boa ideia? Ou melhor alguém desconhecido?

Depende muito. Tem casal que prefere utilizar de trabalhadores sexuais porque querem manter essa neutralidade. Outros querem que seja uma pessoa próxima, com quem o casal já tenha uma certa intimidade.

Às vezes o ménage é feito com a mesma pessoa várias vezes, que é uma pessoa com quem o casal se sente seguro e por quem eles têm muita atração e desejo. Dessa forma, é preciso estabelecer quais são os limites dessa interação.

Raibolt ainda lembra que muitos preferem que seja uma pessoa desconhecida por causa das questões e consequências que vêm depois dessa relação.

Então, a escolha da terceira pessoa vai depender muito do que cada um deseja. "E, claro, a gente sempre tem que deixar prevalecer essa relação de como o outro se sente. E até mesmo na escolha da parceria é muito importante que tenha um consentimento dos dois", alerta a Quetie.

Como encontrar a pessoa certa para um ménage?

A pessoa certa é aquela que gera desejo e excitação nos dois que estão chamando a terceira. Normalmente, as pessoas se conhecem em um ambiente em que essa possibilidade já está aberta.

Como criar um clima legal e não deixar ninguém de lado na hora H?

O ménage é uma troca sexual entre três pessoas, logo, é importante que todos façam parte, se sintam desejados e valorizados. Ou seja, procurar satisfazer os três que estão participando.

Quais são as seguranças que devem ser tomadas?

"Sexo a três ou com mais de uma pessoa precisa ser praticado com preservativo. E a cada troca, caso haja penetração, é preciso fazer a troca de preservativo, porque corre o risco da transmissão de doença entre os três", alerta Raibolt.

Para a psicóloga Quetie, toda e qualquer tipo de prática sexual tem que ter um contrato de segurança. "Então, se as pessoas não tiverem buscando uma terceira pessoa para se relacionar, for uma coisa literalmente sexual, como é a proposta mesmo do ménage, que isso fique bem claro, que isso seja estabelecido nessa parceria".

Além disso, ter uma palavra de segurança para ser usada durante a prática é importante. Dessa forma, o outro tem como saber se você está gostando ou não e o que está te incomodando também.

Raibolt ainda lembra da importância da segurança emocional. "Ter certeza de que aquilo é consensual que você não está induzindo uma parceria entrar nessa experiência sem a vontade dela, só para te agradar".

O que não se deve fazer?

Para Quetie, não se deve fazer uma proposta de ménage com o ex ou uma pessoa que você já conheça e teve uma relação afetiva/sexual.

"Ou uma pessoa que eu tenha interesse de transar fora dali daquele contexto, mas eu quero que essa pessoa que participe do ménage porque eu estou a fim de transar com ela, mas a outra pessoa da parceria não está sabendo disso", exemplifica a psicóloga.

Ou seja, trazer coisas que fazem parte só do universo do seu desejo sem que o outro saiba e deixar uma das pessoas de fora são coisas que não devem ser feitas durante o ménage.

"O limite de qualquer pratica sexual é o limite do outro. Eu digo que não tem nada que não pode, desde que seja saudável, que mantenha a saúde e a sanidade de todos e que seja consensual", orienta Raibolt.

Como lidar com o ciúme?

Muitas vezes, com essa prática vem junto o ciúme. A gente tem medo da perda e se sente ameaçado de alguma forma. Raibolt explica que é preciso ter uma conversa no início dessa experiência e que se estabeleça ali se está sendo saudável ou não e como vão lidar com a dificuldade do outro.

"Existem consequências e os casais têm que estar preparados. Quem tem uma prática liberal tem que estar aberto a lidar com as consequências dessa prática, saber segurar a onda depois".

"O que eu acho ideal é que seja conversado sobre o ciúme antes e se acontecer a gente vai usar uma palavra de segurança para dar uma diminuída nisso, para amenizar... Sentiu que rolou um ciúme, vai lá pega o outro, abraço o outro, fica ali um pouco, pergunta se está confortável... Está tudo bem de conversar também na hora da transa, pergunta se está confortável, se pode continuar, se não pode", orienta Quetie.

O que fazer quando a pessoa quer tentar, mas está insegura?

A dica das sexólogas é: espera e não faz.

"A insegurança provavelmente vai acontecer, principalmente no início. Mas é preciso ver qual é a relação desse casal, se eles estão se comunicando bem, se é da vontade dos dois. E ai você vê se é o momento certo", explica Raibolt.

A ginecologista ainda questiona qual o tamanho dessa insegurança, se é uma insegurança que te bloqueia ou se é uma insegurança que gera uma excitação e você tem certo controle. Neste último caso, "só depois de uma prática, de uma experiência com isso acho que você vai entendendo como funciona e vai ganhando segurança".

Contudo, se está inseguro(a), a melhor coisa a se fazer é conversar muito sobre essas inseguranças e, realmente, não fazer. Espere até o momento certo.