Topo

Cabelo longo: os 9 cortes que a gente ama e como estilizar

Cabelos longos: um clássico, e a cor ruiva é tendência - Getty Images/Westend61
Cabelos longos: um clássico, e a cor ruiva é tendência Imagem: Getty Images/Westend61

Karina Hollo

Colaboração para Universa

10/03/2022 04h00

Foram quase dois anos sem ir ao salão, com o cabelo crescendo sem corte ou cuidados. Verdade que algumas (na verdade, muitas) se arriscaram e entraram na onda das franjas de pandemia —como Larissa Manoela, Duda Reis e Giovanna Chaves. Mas a maioria, no máximo, cortou as pontas mantendo a base reta do cabelo.

Era de se esperar que agora, vacinadas, embarcássemos em uma nova tendência de cortes —e não deu outra. Algumas radicalizaram cortes curtos, mas tem novidade também para quem ama os longos.

Spoiler: nada de corte reto. "Luana Piovani, Kendall Jenner e Cara Delevingne personificam o que é cabelo moderno e longo hoje. É a volta triunfal do repicado no melhor estilo rock and roll, namorada de roqueiro", fala o hairstylist Marco Antonio de Biaggi. Na hora de escolher o corte, é sempre importante respeitar a textura dos fios para que o novo look deixe seu rosto em evidência e seja fácil de estilizar no dia a dia. Vem se inspirar nas famosas.


1. Longo em camadas

O cabelo de Cara Delevingne tem camadas ao redor do rosto, e repicados nas pontas, para deixar o look mais leve. Se você tem fios lisos e finos, esse corte é um clássico.


2. Longo ondulado

Gisele Bündchen e suas camadas longas são um hit eterno. O corte controla o volume e evita que o cabelo arme demais. "O repicado é horizontal e começa abaixo dos ombros e é longo na frente", fala Marco.

3. Longo com franja


Dakota Johnson é dona da franja mais famosa do planeta --a franja reta. "Às vezes ela faz uma variação cobrindo o olho, num estilo Bardot. O comprimento, embora seja longo, não passa jamais de um palmo abaixo do ombro", fala Marco. E ela usa tons achocolatados com fundo até avermelhado como ninguém. "Hoje, tem o lugar que já foi de Jennifer Anniston, o cabelo mais desejado de Hollywood, com certeza", diz Marco.


4. Longo rock'n'roll

Hailey Bieber é a verdadeira esposa de rock star, né? E está na onda da risca no meio, com pegada rock and roll. "Para arrumar, apenas um torcido de babyliss e muita pomada spray ou dry xampu", fala Marco,


5. Longo e ruivo

Kendal Jenner - Gamma-Rapho via Getty Images - Gamma-Rapho via Getty Images
Kendal Jenner
Imagem: Gamma-Rapho via Getty Images

O assunto da semana foi Kendall Jenner, que ficou ruiva no melhor estilo ginger red —não se sabe ainda se para uma campanha publicitária ou capa de revista. Quem arrisca um palpite? Ao desfilar para a marca Courrèges na última quarta (2), a supermodelo e influencer abandonou o tom castanho-escuro, revelando uma forte tendência de coloração para 2022.

"É uma cor suave, natural, uniforme, de manutenção mais baixa", fala Natan Correira, embaixador de Schwarzcopf. "A maioria das apostas de cor para os próximos meses segue essa proposta", explica. Seja em um fundo mais acobreado ou avermelhado, outras famosas também adotaram essa tonalidade por aqui, como Manu Gavassi e Larissa Manoela. "É moderno, e, ao mesmo tempo, um clássico, que ainda tem a vantagem de gerar menos danos aos fios", conta.


6. Longo em transição

Jessica Biel assumiu os cachos —a imprensa a vem chamando de a nova Julia Roberts. Nessa foto, ela está supernatural —viva a liberdade— mas usa muito o amassado sexy do verão. "O segredo é repicar para ir tirando a textura antiga e amassar muito para o cabelo ganhar novos cachos. Difusor e um babyliss rápido podem ajudar também", diz Marco.

7. Longo sereia

Zendaya também se diverte com seus fios ultra longos e passeia entre texturas. Cacheada assumida, brinca com os cachos. "Fios cacheados pedem corte em camadas ao redor da cabeça, a partir do queixo, para dar peso e movimento aos fios", ensina Marco. Como estilizar? "No cabelo ensopado, aplique o equivalente a duas moedas de um real de gel modelador ou duas bolas de mousse hidratante, amasse com a toalha e seque com difusor. Finalize com babyliss em algumas mechas, só ao redor do semblante", ensina Marco.

8. Longo de impacto

Cabelo superlongo pede ondulação leve para ter movimento e volume, além de camadas começando no queixo. É a escolha de Kim K e de Dua Lipa, com seu cabelo escuríssimo. "Repare que são ondas e não cachos e a risca é feita sempre no meio", diz Marco.

9. Longo polido


Não tem como não falar de Kate Middleton, a mulher mais fotografada do planeta. "Ela usava presos duros e caretas, mas se modernizou. Tem usado ondas no melhor estilo ladylike, sempre com raiz baixa --o que é moderno, para não ficar com efeito miss universo", analisa Marco.