Topo

Bolsonaro e Guedes debatem sobre 'mulheres no poder' em evento sem mulheres

Ciclo de debates promovido pelo Grupo Voto na semana do Dia Internaconal da Mulher - Reprodução/Instagram
Ciclo de debates promovido pelo Grupo Voto na semana do Dia Internaconal da Mulher Imagem: Reprodução/Instagram

Mariana Gonzalez

De Universa, em São Paulo

08/03/2022 09h49

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro da Economia Paulo Guedes participarão, ao longo da semana do Dia Internacional da Mulher, de um ciclo de debates sobre mulheres no poder, promovido pelo Grupo Voto — o evento, porém, só tem convidados homens. A única mulher anunciada até agora é a CEO do próprio grupo, Karim Miskulin.

Apesar de afirmar que o evento discutirá "a participação feminina na política", ao divulgar o evento nas redes sociais, o Grupo Voto colocou na imagem de destaque apenas homens brancos: além de Bolsonaro e Guedes, participarão das discussões o presidente da Câmara Arthur Lira, o ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas e o vice-governador de São Paulo Rodrigo Garcia.

"Com esse nível de inserção entre as figuras mais poderosas do Brasil, reforçamos um dos nossos principais propósitos, que é fomentar a participação feminina nos mais importantes processos decisórios do nosso país", diz a publicação.

Nos comentários, muitas mulheres estão criticando o evento. Algumas perguntam se é uma piada, outras falam em "silenciamento", e questionam: "Onde estão as mulheres?". Uma delas mencionou, inclusive, falas machistas do presidente Bolsonaro: "Qual será o foco do debate? A fraquejada ou o 'não merece ser estuprada porque é feia'?"

O Grupo Voto se descreve como "o principal hub de interlocução entre o alto empresariado e os mais elevados escalões da política brasileira" e atua no Rio Grande do Sul, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília.

Universa entrou em contato por e-mail questionando por que há apenas homens entre os convidados em destaque e se há mulheres na programação, mas não teve resposta. O espaço continua aberto caso o Grupo Voto queira se manifestar.