Topo

'Atitude deplorável', diz irmã de Marielle após nova foto de placa quebrada

Os deputados estadual Rodrigo Amorim e federal Daniel Silveira repetiram foto conhecida das eleições de 2018 - Reprodução/VEJA
Os deputados estadual Rodrigo Amorim e federal Daniel Silveira repetiram foto conhecida das eleições de 2018 Imagem: Reprodução/VEJA

De Universa, em São Paulo

08/03/2022 15h52

O deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL-RJ) e o deputado federal Daniel Silveira (União-RJ), conhecidos por terem destruído uma placa de rua com o nome de Marielle Franco em 2018, pouco depois de seu assassinato, reproduziram a foto em que aparecem exibindo o objeto partido ao meio, quatro anos depois.

Uma imagem divulgada pela revista VEJA mostra Rodrigo e Daniel, que estava preso por ataques ao STF (Supremo Tribunal Federal) e foi solto em novembro, no gabinete de Amorim na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), sorrindo enquanto seguram metade da placa que quebraram em 2018, agora emoldurada em dourado.

Em entrevista a Universa, hoje, Anielle Franco, irmã de Marielle e presidente do Instituto Marielle Franco, disse que essa é uma "atitude bastante deplorável".

"É bastante deplorável uma atitude como essa", critica. "A gente tem diversas pautas importantes acontecendo neste momento no país, no estado, na cidade, e o deputado [Rodrigo Amorim], ao invés de estar trabalhando, focado no que ele foi eleito para fazer, perde tempo lamentavelmente disseminando ódio".

A jornalista Anielle Franco, irmã de Marielle e presidente do Instituto Marielle Franco - Divulgação - Divulgação
A jornalista Anielle Franco, irmã de Marielle e presidente do Instituto Marielle Franco
Imagem: Divulgação

A foto teria sido feita na semana passada, mas só se tornou pública hoje, Dia Internacional da Mulher e poucos dias antes da morte de Marielle completar quatro anos. Até agora, nenhum dos dois homens que aparecem no retrato divulgou a imagem em suas redes sociais.

A deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ), que era amiga próxima de Marielle Franco, disse a Universa que a dupla "zomba da dor e da violência política" acarretadas pela morte da vereadora.

"É inadmissível que esses dois desqualificados se utilizem dos seus cargos eletivos para disseminar o ódio, quando ainda exigimos respostas sobre quem mandou matar Marielle", disse. "Quando eles sorriem com o pedaço da placa emoldurado nas mãos, eles também zombam da dor provocada por essa execução bárbara e exaltam a violência política que insiste em nos ameaçar".

A deputada federal Talíria Petrone ao lado de Marielle Franco; as duas eram amigas próximas - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A deputada federal Talíria Petrone ao lado de Marielle Franco; as duas eram amigas próximas
Imagem: Arquivo pessoal

Anielle completa: "Tenho verdadeiro repúdio a essa atitude, não só pelo ato de quebrar a placa, mas principalmente por emoldurar e exibir, incitando mais ódio", disse. Nas redes sociais, ela se manifestou:

"Disse isso no Twitter e repito aqui: a metade da placa da minha irmã que aparece na foto significa faz muito mais politica e tem muito mais força, legado e potência do que esses dois juntos", falou Anielle Franco, a Universa.

"Eles podem continuar quebrando placa o quanto quiserem, mas enquanto tivermos força e sangue correndo nas veias, vamos continuar erguendo milhões de outras placas. Eles são muito pequenos comparados ao legado da Marielle".

Na foto de Rodrigo e Daniel, também é possível ver emoldurados, ao fundo do gabinete, um fuzil e uma foto do senador Flávio Bolsonaro, filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Procurado, o deputado estadual Rodrigo Amorim não se manifestou. A reportagem será atualizada caso ele responda.