Topo

Mulher desmaia com vibrador na vagina: como evitar problemas com sex toys?

_alashawn/Instagram
Imagem: _alashawn/Instagram

Rute Pina

De Universa, em São Paulo (SP)

05/03/2022 17h20

Uma oficial do Exército norte-americana revelou no TikTok que foi hospitalizada em estado grave depois que um vibrador em potência elevada ficou preso dentro da sua vagina. Conhecida na rede social como @_alashawn2, a americana relatou que comprou um sugador, utilizado para a estimulação do clitóris, mas que passou também a tentar inseri-lo na vagina com a maior potência do brinquedo.

A ginecologista e obstetra Fatima Oladejo explicou a Universa que a perda de consciência da americana não está, necessariamente, relacionada à potência do brinquedo. Segundo ela, o desmaio pode ter ocorrido pelo que se chama de reflexo vagal, uma diminuição súbita da pressão arterial, que diminui também a a irrigação sanguínea para o cérebro e provoca a perda dos sentidos. A médica afirmou que isso pode acontecer em situações cotidianas ou estressantes, como ao doar sangue ou ficar muito tempo em pé.

"O que parece que aconteceu no caso dessa mulher nos EUA foi que ela utilizou o aparelho de forma errada e ele entrou na vagina e provocou um vácuo. Esse vácuo pode ter estimulado o colo do útero, que também é uma das formas de provocar o reflexo vagal. Como ela não conseguiu retirá-lo, o estímulo não parou — o que deve ter agravado a síncope a ponto de ela ter ido para o hospital."

A americana relatou aos seguidores que decidiu experimentar todas as suas funções do toy rapidamente. "Aumentei a velocidade para o nível seis, que é uma vibração diferente com pequenas sucções. Estava eufórica com aquele brinquedo, mas de repente percebo que não consigo tirá-lo de mim. Tentei puxá-lo e não saía de jeito nenhum, a ventosa não estava se movendo. Eu não consegui me levantar porque meu corpo está tão fraco e acabei no chão. Foi assim que desmaiei. Aquilo quase me matou."

Brinquedos sexuais: cuidados necessários

Oladejo afirma que casos como o da americana não são comuns, mas pondera que a má utilização dos brinquedos sexuais pode acarretar problemas de saúde, principalmente com a falta de higiene, o uso compartilhado sem proteção, ou o uso exacerbado sem lubrificação adequada — o que pode levar a lesões na mucosa vaginal e anal, aponta a ginecologista.

É o que também pondera a sexóloga e psicoterapeuta Andréia Paro. Ela lembra que a proposta dos brinquedos sexuais é ter liberdade sexual e prazer. Mas, para isso, ela faz o alerta: é preciso se atentar às formas de utilização do produto.

"No caso dela, ela comprou um sugador, que é específico para a sucção do clitóris. Ele não tem outra função, a não ser que ele não seja somente um sugador. As maneiras de você utilizar o produto vão estar descritas no manual do produto, muitos inclusive têm desenhos, sugestões de formas de você usar sozinha ou com uma parceria", afirma a sexóloga.

Ela lembra que cada modelo tem uma forma de utilização. "Por exemplo, o ânus, por si só, faz uma sucção por causa do esfíncter. Então, a gente precisa entender que não é todo sextoy que é indicado para a penetração anal: ele tem que uma estrutura que a gente chama de stopper, que não deixa o entrar completamente no ânus."

A dica da sexóloga é sempre começar a utilização com a menor potência. "Alguns brinquedos sexuais, quando você liga o produto, estão em numa velocidade média. É legal reduzir a velocidade, começar do baixo para ir sentido. Tem pessoas que tem mais sensibilidade que outras."

Outra recomendação é se preparar para o momento: em vez de já começar a usar o vibrador, tente despertar o corpo com as carícias e toques. "A gente precisa pensar que é um produto de uso íntimo. E a região íntima, tanto da mulher como do homem, é bastante sensível, com muitas terminações nervosas. E a gente tem muito prazer, mas também pode ter dor", diz Paro.

Por último, mas o principal para evitar transtornos como o da americana, Paro recomenda fazer o uso adequado, ler as instruções da embalagem, observar a higiene do brinquedo apropriadamente, o que também deve conter no manual. E, ao compartilhar, usar proteção para evitar transmissão de ISTs.

Devido ao incidente que relatou no TikTok, a americana precisou ser temporariamente afastada de suas funções nas Forças Armadas. Quando voltou para seu alojamento, a militar se desfez do vibrador. "Quando voltei, joguei aquilo fora", ela diz no vídeo.

Andreia Paro diz que a história não deve fazer com que mulheres deixem de usar vibradores por receio. Os brinquedos, segundo a sexóloga, são seguros se utilizados de acordo com as especificações técnicas. "Foi uma infelicidade, mas não é para as mulheres se preocuparem. Só é preciso cuidado, higienizar, usar segundo as recomendações. E aproveitar."