Topo

Nasceu na 'virada' entre signos? Você pode agregar características dos dois

Claudia Dias

Colaboração para Universa

02/03/2022 04h00

Com raras exceções, praticamente todo mundo conhece o próprio signo solar, atrelado à data de nascimento. Entretanto, quem veio ao mundo perto ou na data convencionada como fim do período pode não se identificar 100% com as características propagadas para seu grupo zodiacal. Mais: é possível até se surpreender ao descobrir que seu signo é outro.

Foi o que aconteceu há pouco tempo, por exemplo, com a apresentadora e influencer Thaynara OG. Convidada para participar do programa "Jornada Astral", comandado por Angélica na HBO Max, ela teve seu mapa astral analisado por uma astróloga e se surpreendeu com a revelação.

Thaynara, que sempre comentava ser uma piscina incondicional, descobriu que seu real signo é Áries, mesmo tendo nascido em 20 de março, data estipulada como último dia de Peixes.

Virada de signos

Para entender o que acontece com a apresentadora e a dinâmica astrológica, é preciso incluir geometria na discussão: a mandala (ou roda) zodiacal tem 360 graus. Cada um dos doze signos ocupa 30 graus, que vão do 0 até o 29. Quando alguém nasce no último dia, significa que tem o Sol aos 29 graus daquele signo em questão.

Vale lembrar ainda que o Sol viaja ao longo do ano por essa divisão celeste, andando, em média, um grau por dia - ou seja, cerca de trinta dias para cada signo. Mas se a roda astrológica tem 360 graus e o ano, 365 dias, dizer que Sol anda um grau por dia no zodíaco é uma aproximação que foi adotada (quase) como regra.

"Não existe data fixa da troca de signos, pois quem determina o signo é o Sol e o movimento do Sol é calculado pela astronomia. O Sol, em geral, entra antes ou depois da data que nós, humanos, marcamos genericamente, pois seu ritmo não é exato nas 24 horas", frisa Petrucia Finkler, astróloga, taróloga e psicoterapeuta.

É por isso, inclusive, que existe o ano bissexto a cada quatro anos, com seus 366 dias, que visam aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra - a volta do planeta em torno do Sol dura 365 dias e cerca de 6 horas.

Datas aproximadas

Petrucia salienta não ser possível confiar em datas fixas divulgadas como regras. "Todo mundo que nasceu perto de um dia 20 de qualquer mês precisa consultar um astrólogo, ou sites online que fazem gratuitamente o mapa astrológico ou tabelas chamadas de efemérides (também disponibilizadas online ou em aplicativos) para saber exatamente em que signo o Sol estava no dia e no horário em que nasceu, a partir de cálculos astronômicos", ressalta.

Como exemplos, ela cita que, em 2022, o Sol entrou em Aquário às 23h39 do dia 19 de janeiro (a convenção aponta 20 de janeiro), vai entrar em Peixes às 13h43 de 18 de fevereiro (signo que tem início estipulado para dia 19 de fevereiro) e Áries no dia 20 de março, às 12h33 (o "padrão" é dia 21 de março). "Ou seja, não há como adivinhar; é preciso recorrer à informação precisa", frisa Petrucia.

Nascer na cúspide

O termo pode soar estranho, mas é importante no dicionário astrológico. Cúspide é a definição da linha divisória entre os signos no céu e, também, entre as casas astrológicas em um mapa astral. É o que demarca o fim de um signo (ou casa) e o início de outro.

Assim, quem nasce nos três últimos dias de um signo, considera-se que tenha vindo ao mundo na "cúspide", pois está na linha divisória, com energia prestes a mudar. E quando o nascimento ocorre na cúspide, é possível que a pessoa apresente características do próximo representante do zodíaco.

"Imagine que a cúspide seja a porta que divide dois cômodos. Quem vem caminhando e avista a porta aberta, já vê um pouco da próxima sala e começa a sentir uma antecipação do que está por vir. A cada passo, fica mais próximo do ambiente seguinte. É mais ou menos assim", ilustra Petrucia Finkler.

Considerando tal cenário, a especialista conta, a seguir, que tipo de características pode ser absorvidas do signo seguinte, quando alguém nasce na cúspide de um signo.

Cúspide de Áries-Touro
O nascido no final do signo de Áries ganha cores de Touro e, em vez da famosa inquietude ariana, pode acabar curtindo mais uma preguiça. Da mesma forma, arrisca ter tendência de abandonar o que começa por conta de puro tédio, mas também consegue colocar nas suas tarefas perseverança e mais paciência para ir até o final.

Cúspide de Touro-Gêmeos
Quem nasce no finalzinho do sensual e físico Touro já avista as tendências do mental e curioso Gêmeos. Assim, pode se revelar um taurino com fome de conhecimento, que acumula livros e consegue mergulhar em mais de um título ao mesmo tempo. Essa combinação igualmente tende a dar um tom multitarefa a quem normalmente é mais focado a fazer uma coisa de cada vez.

Cúspide de Gêmeos-Câncer
Gêmeos é conhecido por não parar quieto, mas se o nativo veio ao mundo bem no finzinho do signo, pode gostar de programas mais caseiros e ser um pouco mais reservado na sua expressão verbal - características de Câncer, o signo seguinte.

Cúspide de Câncer-Leão
O canceriano, de modo geral, se sente desconfortável com os holofotes, muito pela insegurança em chamar a atenção. Porém, se a pessoa nasce nos últimos dias de Câncer, pode ter influências de Leão e apresentar maior facilidade para ocupar espaços de foco público e ser até mais ousada na forma de se vestir ou se expressar.

Cúspide de Leão-Virgem
Este leonino, por estar tão próximo do signo ligado ao método e à organização, acaba sendo agraciado com um perfil planejador. Ele não dá ponto sem nó: tem o cuidado de fazer tudo passo a passo, com atenção a detalhes, sem o tanto da pressa típica do signo original, que é ligado ao elemento Fogo.

Cúspide de Virgem-Libra
O nativo de Virgem sente necessidade de fazer sempre o seu melhor e acaba cobrando dos outros a mesma excelência. Quando nasce tão perto de Libra, incorpora ao seu comportamento um maior tato e diplomacia no relacionamento com os outros. Desta forma, passa a mensagem de forma mais delicada e amigável.

Cúspide de Libra-Escorpião
Libra é um signo do elemento Ar, que valoriza muito a parceria e a amizade e tende a botar panos quentes em situações potencialmente desagradáveis, tentando evitar conflitos. Porém, quem nasce nos três últimos dias do signo costuma ter mais disposição para o enfrentamento e a batalha, além de mais dificuldade em passar por cima de algo que tenha lhe prejudicado, por conta da proximidade com o Escorpião.

Cúspide de Escorpião-Sagitário
O escorpiano não é famoso pelo bom humor - com ele, tudo é meio sério ou ácido. Mas a proximidade de Sagitário pode deixá-lo mais divertido, leve e piadista. Outro ponto positivo que se observa é o otimismo, característico do Sagitário. A desconfiança exagerada carregada por Escorpião também é minimizada.

Cúspide de Sagitário-Capricórnio
O sagitariano sonha grande, da mesma forma que seu sucessor. Capricórnio, entretanto, idealiza com os pés no chão, criando um plano prático de chegar ao seu objetivo. Nascer nos últimos dias de Sagitário confere ainda mais capacidade de realização ao signo que tem confiança na vida e ares de bonachão. Mas também empresta um tom de seriedade e credibilidade do signo seguinte, aliado à vontade de arregaçar as mangas e trabalhar.

Cúspide de Capricórnio-Aquário
Quem nasceu nos três últimos dias do Capricórnio tem como característica ser menos turrão ao manter o tradicionalismo do signo. Aquário, logo ali na curva, acena com desejo de experimentar mais novidades ligadas ao futuro, assim como tem maior abertura para novas tecnologias e modos criativos de fazer as coisas. Só uma característica não muda em ambos os signos: a teimosia.

Cúspide de Aquário-Peixes
Quem nasce na rabeira de Aquário ganha em socialização também pelo signo vizinho. É aquele amigo de todo mundo, que conhece gente na fila do caixa, no balcão do café ou no grupo do bairro no Facebook. É um aquariano ainda mais absorto e despreocupado, que só precisa dar atenção na confiança exagerada na bondade alheia, algo que o Peixes faz sem pensar.

Cúspide de Peixes-Áries
A pessoa que nasce nos últimos dias de Peixes recebe respingos arianos e acaba manifestando menos a passividade habitual de um pisciano do meio do mês. Consegue conduzir mais frentes, botar a cara a tapa e tomar iniciativas diferentes. Sem contar que adquire um ar mais irritadinho, fica menos de boa, como se espera de Peixes.