Topo

Comprou roupas de segunda mão? Saiba como fazer uma limpeza energética

mulher passa roupas - T Turovska/Getty Images/iStockphoto
mulher passa roupas Imagem: T Turovska/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Universa

28/02/2022 04h00

Não é de hoje que existem os brechós online e grupos de bairro e condomínios em plataformas digitais, permitindo a compra e venda de produtos de segunda mão. Mas o comércio de usados tem se intensificado, além de ganhar destaque entre os consumidores, seja por questões econômicas ou um olhar mais atento à sustentabilidade.

Independentemente da motivação, o fato é que qualquer peça - roupas, brinquedos, móveis, utensílios etc. - pode carregar algum tipo de energia, dos antigos "proprietários" ou do próprio espaço.

"Significa que o objeto estava suscetível ao ambiente em que se encontrava, antes de chegar na casa da pessoa que o consumiu", aponta Juliana Viveiros, espiritualista da plataforma iQuílibrio. É por isso que se torna necessário fazer uma limpeza energética.

Por que limpar?

Conforme observa Juliana, é difícil saber como era o meio anterior, ou seja, se era palco de muita de brigas, agressões verbais ou físicas ou mesmo de tristeza intensa.

Tais situações, de certa forma, ficam registradas nos itens vendidos, permitindo que essa energia se propague, mesmo que sutilmente. É por isso que ela recomenda que toda e qualquer peça de reuso adquirida passe pelo processo de limpeza, a fim de zerar a energia presente.

Na dúvida, vale levar em conta a percepção pessoal. "O principal sinal que considero muito pertinente é da nossa própria intuição. Quando adquirimos roupas usadas e sentimos que há algo estranho ou errado, ou ainda ficamos nos perguntando 'de quem será que era essa roupa?', tem algo ali que está puxando a sua energia para pensar nisso", destaca Juliana.

Acreditar nas suspeitas mais íntimas é a chave para garantir o bem-estar energético, segundo a especialista. Mas como fazer isso? "Deixe que aquela voz lá do fundo tome espaço e consiga falar com você! Acredite: somos muito mais sábios do que imaginamos", argumenta.

Mãos à obra

Segundo a espiritualista, a limpeza energética pode ser realizada da mesma maneira com todas as peças de roupa, independente para quem for, seja um vestidinho pouco usado comprado para o bebê ou um casaco parrudo adquirido para o avô.

Isso porque os materiais que são utilizados para realizar esse pequeno ritual são os mesmos e geralmente se resumem a sal grosso, ervas, anil, banho de sol ou de lua.

Juliana recomenda a limpeza energética mais conhecida e prática de ser feita, combinando alecrim, sal grosso e banho de sol.

"Enquanto o alecrim é uma das ervas mais energéticas, capaz de trazer novas perspectivas, restabelecer a paz e o equilíbrio, o sal grosso age como ferramenta de equilíbrio energético, por ter a capacidade de emitir ondas eletromagnéticas que são aptas a eliminar as vibrações desagradáveis", explica a especialista.

Para a limpeza energética, após lavar a peça recém-adquirida na máquina ou tanque, basta colocá-la em um balde com água, o sal e a erva. Deve-se deixar ali por alguns minutos e, depois, enxaguar e estender ao sol.

"Se, mesmo assim, a sensação estranha continuar, repita o procedimento e deixe que a peça fique exposta à luz de uma lua nova", finaliza Juliana.