Topo

'ChineLINN' triplica produção; provamos o sapato acolchoado de Lina no BBB

Repórter experimenta calçado da marca Virginia Barros em loja de São Paulo - Mariana Gonzalez/UOL
Repórter experimenta calçado da marca Virginia Barros em loja de São Paulo Imagem: Mariana Gonzalez/UOL

De Universa, em São Paulo

26/02/2022 16h09

Há um mês confinada no "BBB", Linn da Quebrada tem levantado pautas importantes, como da identidade travesti e do uso correto dos pronomes. Mas há outro assunto que, vez ou outra, leva a atriz e cantora para os tópicos mais comentados do Twitter: a sandália diferentona que ela usa no programa —apelidada de "chineLINN".

A peça, uma espécie de chinelo revestido como uma almofada, está disponível por R$ 270 em lojas físicas e e-commerce. Virginia Barros, a designer que criou o modelo usado pela artista, disse a Universa que as buscas aumentaram tanto que ela precisou triplicar a produção para atender o volume de vendas.

Para descobrir se o "chineLINN", que na verdade se chama Pillow VB, é tão confortável quanto parece, fomos até a loja da grife Virginia Barros, no bairro de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista.

Linn da Quebrada com as sandálias "almofadas", criada pela estilista Virgínia Barros - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Linn da Quebrada em cena do BBB com as sandálias acolchoadas criadas pela estilista Virgínia Barros
Imagem: Reprodução/TV Globo

O que achamos da peça?

A aparência confortável não engana: o calçado de fato é macio, mas nada fora do comum ou diferente de outras sandálias tão confortáveis tanto. Além disso, é um pouco mais pesado do que parece.

Ele pode ser usado de duas formas: com a tira para trás, prendendo no calcanhar, como Lina costuma usar no "BBB" (à esquerda da foto no topo da matéria), ou para frente (à direita), que é mais confortável no pé.

A peça é feita de produtos sintéticos —imaginei que o material incomodaria em um dia de sol, tanto por esquentar, quanto por escorregar com suor, mas não. De qualquer forma, só provei dentro da loja, no ar-condicionado.

Peça ocupa toda a vritine da loja em SP - Mariana Gonzalez/UOL - Mariana Gonzalez/UOL
Peça ocupa toda a vritine da loja em SP
Imagem: Mariana Gonzalez/UOL
Sandália Pillow VB em outras cores e modelos - Mariana Gonzalez/UOL - Mariana Gonzalez/UOL
Sandália Pillow VB em outras cores e modelos
Imagem: Mariana Gonzalez/UOL

Experimentei o modelo de tiras azul-escuro, o mais usado por Linn, mas o chinelo "almofada" aparece também em outros modelos —com três tiras na horizontal ou duas tiras na diagonal, mais parecido com um chinelo de dedo. Tem também outras cores, como azul claro, marrom, laranja, preto e off-white.

Depois de andar pela loja com ele, cheguei à conclusão de que não usaria como um calçado para ficar em casa, como Lina usa no "BBB". Talvez para sair em ocasiões que não exijam muita caminhada.

O "chineLINN" definitivamente não faz meu estilo, mas dividiu opiniões na redação de Universa e faz sucesso nas redes sociais.

Durante os cerca de 30 minutos que passamos na loja, outras duas pessoas entraram em busca do calçado acolchoado. Uma delas disse que foi à loja especificamente para ver "o chinelo da Linn". Outra foi atraída pela exposição da peça na vitrine.

Sandalia Virginia Barros  - Divulgação - Divulgação
A designer Virginia Barros com a sandália Pillow VB, que teve produção triplicada após BBB
Imagem: Divulgação


"A maioria não gostou, mas não me importo"

Em entrevista a Universa, Virginia Barros contou que a peça foi criada em 2020, para o desfile da marca Apartamento 03, na São Paulo Fashion Week.

"Estávamos em plena pandemia, e o Luiz Cláudio [Silva, designer da Apartamento 03] queria algo acolchoado, que desse a ideia de conforto, de estar em casa", explica.

Segundo ela, Linn foi pessoalmente à loja de São Paulo —a mesma que Universa visitou. "Cheguei a escrever para ela agradecendo a visita. Mas, quando soube que ela estava usando no 'BBB', foi uma surpresa", conta a designer.

"Levei um susto. Do dia para a noite, havia um monte de gente dando opiniões sobre o meu trabalho. A maioria não gostou. E, nas redes sociais, quem não gosta, xinga. Mas eu não me importo", fala.

Sandalia Virginia Barros - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação