Topo

Contar traição alheia, como fez Lexa sobre Maíra e Arthur, abala amizade?

Maíra Cardi ao lado do marido, Arthur Aguiar: a empresária foi avisada sobre traições pela amiga Lexa; as duas falam que acreditam na transformação do participante do BBB - Reprodução/Instagram
Maíra Cardi ao lado do marido, Arthur Aguiar: a empresária foi avisada sobre traições pela amiga Lexa; as duas falam que acreditam na transformação do participante do BBB Imagem: Reprodução/Instagram

Nathália Geraldo

De Universa

24/02/2022 17h07

Enquanto explana no "Jogo da Discórdia" e dribla o paredão e outros obstáculos dentro do "BBB 22", o ator Arthur Aguiar também é assunto fora da casa por questões da vida privada ligadas a seu casamento com a empresária Maíra Cardi.

Desde que ele foi anunciado no reality, inclusive, pipocaram notícias sobre as reiteradas traições conjugais de que ele foi protagonista. Na terça-feira (22), mais um ingrediente foi colocado nesse caldo, desta vez, pela cantora Lexa, que é muito amiga de Maíra.

Em uma gravação do programa "Hora do Faro", Maíra disse que foi a amiga que a fez abrir os olhos para a infidelidade do marido. Lexa foi, então, ao Twitter para falar sobre a situação. "Como amiga, quando descobri, na mesma hora contei. A história explodiu e eu sempre fiquei na minha. Dei apoio pra ela e no desenrolar de tudo eles voltaram e eu automaticamente me afastei por não me sentir confortável com toda a situação? Passou um tempo e há uns 5 meses recebi uma mensagem do próprio Arthur, me agradecendo por ter falado [sobre as traições]".

Antes mesmo de o ator entrar no BBB, Maíra, por sua vez, já havia perdoado o marido. A polêmica — com a exposição de 16 traições do famoso e todos os memes gerados sobre o tema —, no entanto, segue. Para Universa, a psicóloga Mariana Luz explica que é possível aprender sobre relacionamentos com a situação de Maíra, Arthur e Lexa; pondera, no entanto, que nem sempre a decisão de contar para o traído sobre a infidelidade é uma atitude vista positivamente pelos envolvidos.

Contar sobre traição para quem é vítima da infidelidade: impactos

Na rede social, Lexa explicou aos seguidores qual foi sua participação na narrativa de separação e reconciliação de Maíra Cardi e Arthur Aguiar. Ela diz que contou à amiga sobre episódios de traição do ator e, depois de o casal ter retomado o amor, recebeu até um áudio dele agradecendo pela exposição.

No áudio ele falou que através da minha revelação ele pode se tornar uma pessoa melhor, mais próxima de Deus e que entendia todo os erros dele? Agora eu e Maíra estamos próximas novamente, eu torço todos os dias pela felicidade dela, e eu senti que ele foi sincero no áudio.

Lexa ainda comentou que, nas redes sociais, estava sendo atacada justamente por ter revelado as puladas de cerca de Arthur. Ela, no entanto, se definiu como "ética e amiga". A cantora não falou sobre como ficou sabendo das traições do ator.

Descobrir que a amiga está sendo traída, de fato, não é uma experiência fácil de digerir. Para a professora Marcela*, de 37 anos, a descoberta de uma traição do parceiro da amiga precisou que ela tivesse como comprovar a situação.

"Nós éramos amigas há 10 anos, e uma amiga em comum viu toda a cena do namorado dela beijando uma pessoa. Me mandou a mensagem com a foto e disse para eu falar para ela, porque éramos mais íntimas", explicou, em entrevista para Universa, sob condição de anonimato. "Perguntei se ela sabia onde o namorado estava, ela disse que era na casa da mãe dele... Então, revelei que ele estava numa festa a traindo".

Ainda assim, conta, ela não acreditou na história. "Quando minha amiga falou com o parceiro, ele rebateu que provavelmente era o irmão dele. Então, tive que mandar a foto porque ela não acreditava nas minhas palavras. Disse que ela até podia perdoar aquele infeliz, mas não acreditar em mim era absurdo". Marcela conta que o relacionamento de dois anos do casal terminou. A amizade entre elas continua.

Para a psicóloga Mariana Luz a decisão de contar ou não contar para quem é alvo da infidelidade passa por questões pessoais e estruturais, por exemplo, ligadas ao machismo e as formas de relação, principalmente quando se fala de casais heterossexuais.

"Para decidir se vai contar ou não, é importante saber que quando a gente decide fazer algo, vai ter uma consequência. A pessoa pode achar que está tomando a decisão certa, mas a amiga pode reagir de várias formas: desconfiar, não querer saber da traição, agradecer pela informação", contextualiza, garantindo que não tem "certo ou errado" nessa decisão.

"Sem contar que o machismo impacta no que mulheres e homens fazem. Não no sentido de que homens traiam mais por isso, mas há uma espécie de romantização da questão: quanto mais amantes ele têm, mais bonito e garanhão ele é". A depender de como o casal mantém o diálogo sobre o tema, diz a psicóloga, é possível que a pessoa traída reaja negando os impactos da traição na vida a dois ou, de fato, perdoando o parceiro para manter a relação.

Qual é a melhor forma de contar ou acolher quem é traído?

Não há um jeito certo de lidar com as questões dos relacionamentos alheios. Mas, caso você entenda que há abertura para falar da infidelidade, contar de forma indireta pode ser uma saída. Questionar a opinião sobre infidelidade usando exemplos de traições entre outros casais e perguntar sobre como vai o namoro ou o casamento são algumas das estratégias de amigos e pessoas mais próximas.

Se a pessoa descobrir a traição, sendo por você ou por outra via, cabe o acolhimento sem julgamento, avalia Mariana. "Cada um tem uma forma de viver a dor e talvez não valha dar conselhos dizendo que todo homem é escroto ou o que faria no lugar da pessoa. Acolher é pensar na pessoa e inclusive dar espaço se ela quiser perdoar quem a traiu".

*O nome da entrevistada foi trocado a pedido dela por privacidade