Topo

Universa Vê BBB

'BBB': Filha de Arthur Aguiar é atacada nas redes; pais podem processar

Arthur Aguiar e Maíra Cardi com a filha, Sophia - Reprodução/Instagram
Arthur Aguiar e Maíra Cardi com a filha, Sophia Imagem: Reprodução/Instagram

Gabriela Forte

Colaboração para Universa

21/02/2022 14h56

Enquanto a casa do "BBB 22" ainda ferve em discussões e acusações após a formação do paredão na noite de domingo (20), nas redes sociais, uma pessoa que está fora da casa tem sido alvo de ataques: Sophia Cardi Aguiar, de apenas 3 anos, filha do cantor com a ex-BBB Maíra Cardi.

A hashtag #sophiamerecerespeito já vinha aparecendo entre os assuntos mais comentados do Twitter nas últimas semanas e voltou a mobilizar a torcida do ator e de quem simpatiza com ele no jogo depois de a menina aparecer no vídeo do almoço do anjo, que aconteceu no sábado na casa do "BBB".

Segundo o advogado Marco Antônio Kojoroski, especialista em direito de família, ondas de ofensas vindas da internet precisam ser contidas com ações legais de responsabilização de quem ataca. "O Estatuto da Criança e do Adolescente e a constituição brasileira protegem a imagem da criança e ataques de qualquer natureza e quem faz isso está sujeito a processos e punições na esfera criminal e civil", explica ele.

O advogado ainda lembra que não só os autores dos ataques podem ser responsabilizados, mas também quem reproduz as falas ofensivas sem repudiá-las. "Você endossa uma opinião na internet quando republica. É um reforço de um ataque e todo ataque contra uma criança ou um adolescente com objetivo de violência, crueldade ou opressão viola o 5º artigo do ECA e deve ter consequências legais."

"O cancelamento pelo ódio nas redes sociais ainda não é um crime tipificado no código penal, mas ele é acentuado em outros crimes, como injúria, difamação e calúnia, injúria racial, que podem gerar penas e punições significativas para quem participa", acrescenta o advogado.

A resposta aos haters

Casada com Arthur Aguiar desde 2017, Maíra Cardi sempre usou suas redes para defender família e o marido desde antes da entrada dele no reality. Sobre os ataques contra a filha, Maíra fez questão de reforçar que não se importa com os comentários que chamam a filha de feia; seu foco é que a menina seja uma pessoa boa, feliz, com saúde e caráter.


O ódio fora do Jogo

Ataques contra filhos e familiares de participantes de reality shows se repetem a cada edição. A cantora Pocah, que recebeu comentários racistas sobre a filha durante a edição passada, manifestou apoio em defesa de Sophia.

No ano passado, a filha da cantora, Vitória, foi atacada depois que a funkeira discutiu com Juliette após uma formação de paredão do "BBB 21". Antes de ser eliminada, o marido da cantora já havia comunicado que processaria todos os envolvidos nos ataques e exigiu respeito.

A família do ator Douglas Costa também foi vítima de ataques por causa da participação e articulações do brother no jogo. A esposa de Douglas, Carolina Brito, e a equipe que gerencia as redes sociais dele já anunciaram que estão agindo judicialmente para responsabilizar os autores das ofensas racistas contra DG e seus familiares.

Universa Vê BBB