Topo

Stalkeadas

Um olhar diferente sobre o que bomba nas redes sociais


Stalkeadas

Quem é Luiza Góes, humorista que viralizou com dublagem de vídeos do 'BBB'

A humorista Luiza Góes ficou famosa ao dublar vídeos do BBB22 - Arquivo pessoal
A humorista Luiza Góes ficou famosa ao dublar vídeos do BBB22 Imagem: Arquivo pessoal

Rute Pina

De Universa

18/02/2022 04h00

A estudante de teatro Luiza Góes, 24, usa com frequência as palavras "surreal" e "em choque" para descrever o que está acontecendo em sua vida. Há um mês, seus vídeos de imitações, principalmente de participantes do "BBB 22", têm sido compartilhados por milhares de pessoas, entre elas, a comediante Dani Calabresa e a apresentadora Ana Maria Braga.

"Não é nem que a ficha não caiu, mas estou tentando levar [a situação com] o mais pé no chão possível", diz a Universa. "Faz 12 anos que posto vídeos na internet, foi um processo até chegar a este lugar. Está sendo incrível, mudando a minha vida."

O primeiro vídeo sobre "BBB" da catarinense começou a rodar nas redes no dia 16 de janeiro, após o anúncio dos participantes. Nele, ela imita um story publicado pela atriz Luana Piovani sobre a participação de seu ex-marido, Pedro Scooby, no reality show.

Duas semanas depois, o vídeo em que Luiza faz uma imitação da cantora Naira Azevedo no Jogo da Discórdia conquistou a internet e ganhou ainda mais alcance.

Os conteúdos já renderam à humorista um contrato com a Didonih Studios, agência do roteirista e empresário Felipe Didonih e que gerencia a carreira de influenciadores como Pequena Lô. "Quem fez o contato comigo foi ela. Fiquei em choque. Eu estava com dois amigos em casa e, quando eu peguei meu celular, comecei a gritar. Era a Pequena Lô me mandando mensagem", lembra.

"A partir daí, estou conseguindo alcançar marcas e oportunidades. Já recebi até mimo mais de uma vez, coisa que eu nunca imaginava. Quando chega um presente eu penso: 'Não é possível que isso esteja acontecendo'. É a materialização da internet", brinca.

Quem é Luiza Góes

Luiza mora em Florianópolis e estuda teatro na Udesc (Universidade Estadual de Santa Catarina). No final da sua rua, no bairro Saco dos Limões, ela frequenta a escola de samba GRES Consulado desde a infância, o que considera seu primeiro contato artístico.

"Meu pai sempre foi um incentivador do Carnaval e das escolas de samba. Fui seguindo os passos dele. Isso me moldou artisticamente. Não tem como separar", conta. Atualmente, ela é porta-bandeira da agremiação.

A humorista Luiza Góes viralizou ao dublar vídeos do BBB22 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A humorista Luiza Góes viralizou ao dublar vídeos do "BBB 22"
Imagem: Arquivo pessoal

Na universidade, em 2016, Luiza começou a fazer teatro profissionalmente e a participar de projetos independentes.

Ela criou seus primeiros vídeos para a internet no YouTube, em 2010. "Na época, tinha muitos vlogs como o do Felipe Neto, da Kéfera, do PC Siqueira e do Galo Frito, que é de Santa Catarina. Eu queria muito fazer parte disso."

O conteúdo rendia 2.000 visualizações por vídeo. Hoje, só no TikTok, a comediante tem mais de 170 mil seguidores.

Estética da dublagem

O período de publicações na adolescência parou quando Luiza terminou o Ensino Médio. Mas, com a pandemia, a atriz voltou a publicar aos vídeos de humor, desta vez no TikTok e no Instagram.

O primeiro vídeo com a estética da dublagem, que viralizou recentemente, foi feito em 2020 ao imitar a atriz Caroline Figueiredo.

"Esse vídeo da Caroline Figueiredo todo ano voltava a viralizar, no dia 4 de dezembro [ela começa o vídeo citando a data]. Naquele ano, pensei em fazer alguma coisa sobre aquele vídeo. Já existia uma trend no TikTok de pessoas gravando em frente a uma tela repetindo o que a pessoa estava falando, como se fosse uma dublagem. Eu me divertia com esses vídeos e achava legal, mas faltava algo."

A atriz decidiu, então, aperfeiçoar a técnica. "Como eu vim do teatro, pensei que meu destaque seria encarnar a personagem mesmo, colocar uma roupa que fosse parecida, fazer com que as pessoas pensassem que era o mesmo vídeo, mas com pessoas diferentes."

O vídeo copiando Caroline Figueiredo chegou a fazer sucesso, mas só neste ano, com a imitação de Luana, é que o conteúdo de Luiza viralizou.

"Gosto muito de focar na fala. O que a pessoa fala no vídeo é muito importante, mas os trejeitos, a maneira como se porta é diferente. Nas dublagens, meu foco sempre foi tentar fazer o mais perfeito possível a movimentação e a expressão corporal. Acho que foi isso que despertou o interesse das pessoas no vídeo", aposta.

Influências

As sitcoms brasileiras são uma fonte de inspiração para a jovem atriz. Como influências, ela cita Tata Werneck, Dani Calabresa, Fábio Porchat, Eduardo Sterblitch e, principalmente, Miguel Falabella. "Se eu pudesse escolher um programa para participar e fazer uma personagem, seria o 'Toma Lá, Dá Cá', porque, além de o elenco ser incrível, é um humor que em 2022 a gente olha e problematiza algumas coisas, mas que é ainda muito genial", diz.

"Pretendo continuar estudando essas referências para continuar a fazer um tipo de humor com o qual eu me relacione."

A atriz diz que olha sem deslumbramento e com tranquilidade para a carreira, com a ciência de que, na internet, as ondas podem ser passageiras --mas é preciso aproveitar para surfar nelas.

"A atuação é algo muito versátil. Pode ser que essa tendência da dublagem acabe, que as pessoas não vejam mais graça. Mas a dublagem e a atuação sempre vão existir", afirma. "Me descobri na comédia, que era algo que desde o início do YouTube eu fazia, mas não tinha consciência daquilo. Pretendo continuar na área do humor e entender o que mais posso fazer."

Stalkeadas