Topo

Zezé e a esposa tentam: é possível engravidar se o parceiro fez vasectomia?

Zezé Di Camargo e a esposa, Graciele Lacerda (Foto: Reprodução/Instagram) - Reprodução / Internet
Zezé Di Camargo e a esposa, Graciele Lacerda (Foto: Reprodução/Instagram) Imagem: Reprodução / Internet

Ana Bardella

De Universa

15/02/2022 12h41

Zezé di Camargo e a esposa, Graciele Lacerda, falaram sobre as tentativas de ter um filho no reality "É o Amor: Família Camargo", disponível na Netflix. Nas gravações, Zezé explica que se submeteu a uma vasectomia no passado e, por isso, ambos precisaram recorrer a técnicas de reprodução assistida.

"Faço [sexo] todo dia, mas não tá escapando. Sou vasectomizado há mais de 10 anos. Mas é bom esclarecer isso, que continuo produzindo espermatozoides. Só que o processo de retirada é um pouco mais complexo. Eles vão lá com uma agulha e retiram diretamente do escroto. Ainda produzo muito esperma, posso ser pai de 200 filhos. Calma que vai ter um Zezézinho por aí daqui um tempo. Se Deus quiser", brincou.

Homens que fizeram vasectomia ainda podem ter filhos naturalmente?

A Universa, Alfonso Massaguer, ginecologista e obstetra e diretor clínico de reprodução assistida MAE (Medicina de Atendimento Especializado), explica que a vasectomia — procedimento cirúrgico recomendado para homens que não desejam mais ter filhos — não impede o corpo de continuar produzindo sêmen, apenas interrompe a circulação dos espermatozoides.

Por isso, apesar de impedir que uma gravidez aconteça naturalmente, a vasectomia não estingue totalmente a possibilidade de que o homem seja pai biológico. Se a pessoa mudar de ideia, é possível utilizar recursos médicos para reverter o quadro.

Reversão de vasectomia ou punção testicular: qual funciona melhor?

Existem duas possibilidades para homens que mudam de ideia sobre a vasectomia: a primeira delas é a reversão. "Trata-se de uma microcirurgia, realizada por um urologista, na qual o profissional visa recanalizar os ductos que comunicam a bolsa escrotal com o pênis", explica.

As taxas de sucesso variam de acordo com o tempo corrido desde que o procedimento foi feito. Se for algo recente, as chances de dar certo são maiores. "Em compensação, se o procedimento foi realizado há mais de 10 anos, há menos possibilidades de funcionar", pontua o médico.

Uma vez feita a reversão, é preciso esperar alguns meses e fazer um espermograma. Caso os resultados sejam positivos, o homem poderá engravidar normalmente uma mulher.

Existe ainda outra alternativa, recomendada para casos específicos: a punção testicular, citada por Zezé durante o reality. "Nestes casos, o médico, com o auxílio de uma agulha, suga os espermatozoides diretamente dos epidídimos, que ficam na bolsa escrotal", explica.

Com isso, a mulher também precisa se submeter a uma coleta de óvulos. "É necessário que ela passe por uma terapia hormonal, que começa a partir da menstruação. Após cerca de 12 dias, ela é levada para o centro cirúrgico, sedada e seus óvulos são coletados através de uma agulha. Depois, eles são fertilizados em laboratório. No mesmo dia, é feita a punção do homem, a fim de que o embrião possa ser gerado", finaliza.
Nesse caso, as taxas de sucesso dependem, principalmente, da qualidade dos óvulos femininos. "No caso de mulheres abaixo dos 40 anos e sem problemas de saúde, a porcentagem costuma ser alta", finaliza.