Topo

5 dicas para levar o tesão do 1º aniversário de casamento aos próximos anos

FG Trade/Getty Images
Imagem: FG Trade/Getty Images

Priscila Rodrigues

Colaboração com Universa

15/02/2022 04h00

O primeiro ano em que um casal passa a viver sob o mesmo teto costuma ser desafiador em alguns aspectos, como os ajustes típicos da convivência e da organização da rotina. No entanto, também é uma época permeada por muito tesão e transas incríveis.

Não à toa, muita gente costuma ter ótimas, saudosas e tórridas memórias sexuais desse período.
Ao longo do tempo, as pessoas vão mudando e a comodidade vai se instalando no dia a dia, o que pode afetar a sexualidade. Para reavivar o tesão do primeiro ano juntos, é preciso empenho e dedicação. Mas como fazer isso na prática?

Siga algumas ideias de especialistas:

Faça do sexo um compromisso: O tesão para o sexo, que acontecia de uma maneira natural e espontânea, pode passar a acontecer de forma marcada e agendada. Não há problema nenhum em apostar nessa estratégia para conseguir ter tempo livre e a sós e manter uma frequência sexual considerada boa para ambos.

Não espere ficar com vontade: Forje o desejo para que o desejo se torne genuíno. Às vezes, o tesão aparece quando têm início a masturbação, o sexo oral ou algum tipo de preliminar ou brincadeira erótica que faça sentido para os dois.

Conversem sobre sexo: O tempo promove mudanças na libido, nas fantasias, na disposição física... Para que o sexo continue bom, vale readaptar tudo isso às condições atuais. Sem uma conversa franca sobre desejos e expectativas, não há como mudar a situação. Abrir o jogo sobre o que pensam, como se sentem, de que gostam e o que adorariam mudar são atitudes que aumentam a intimidade e permitem reinventar o sexo.

Crie um clima antes do clima: O sexo começa sempre no cérebro. Pensar em fantasias ou relembrar momentos quentes faz o órgão produzir neurotransmissores como ocitocina, dopamina, vasopressina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar. Inventar uma noite especial e antecipá-la na imaginação permite que o casal se prepare mental e fisiologicamente para o prazer e se sinta mais conectado.

Saia da zona de conforto. A rotina, os problemas do dia a dia e a convivência, para alguns casais, acabam tornando-o mais comodista no sexo. Em vez das acrobacias fogosas típicas do início de relacionamento, o par se fecha para novas vivências, deixando de se arriscar. Mais uma vez, dialogar sobre o que gostariam de experimentar - e o quão estão dispostos a isso - pode abrir um universo de possibilidades.

Sexoterapia #69 'Aprendi que toda relação é transformadora', diz Day, de Casamento às Cegas

Fontes consultadas: Carla Cecarello, psicóloga, sexóloga e fundadora da ABS (Associação Brasileira
de Sexualidade); Marina Simas, psicóloga e cofundadora do Instituto do Casal, em São Paulo (SP), e Triana Portal, psicóloga clínica e terapeuta de casal, de São Paulo (SP).