Topo

Podcast

Sexoterapia


'Aprendi que toda relação é transformadora', diz Day, de Casamento às Cegas

De Universa

11/02/2022 04h00

A ex-participante de "Casamento às Cegas" Dayanne Feitosa é a convidada da semana do podcast Sexoterapia. No episódio, que foi ao ar na quarta-feira (9), ela falou de sexo, relacionamento e autoestima e refletiu sobre sua participação no reality show da Netflix. "Eu entro de cabeça nos relacionamentos", contou. Para ela, ser uma mulher bem resolvida e empoderada não impede que ela viva a intensidade da relação. Pelo contrário: Day afirma que costuma se entregar e persistir, enquanto acredita que pode dar certo.

Ela conversou com a jornalista e editora Bárbara dos Anjos Lima e a psicóloga clínica, terapeuta e educadora sexual Ana Canosa, sobre como o fortalecimento da autoestima a ajudou a ter relacionamentos amorosos mais saudáveis. Você pode assistir ao episódio, na íntegra no vídeo acima.

Para Day, confundir empoderamento e autossuficiência é um erro, pois todas as relações são transformadoras e geram crescimento. "Eu posso sim ser uma mulher forte, eu posso ir atrás do que eu quero com toda a garra, com toda a força, saber os meus limites, mas em paralelo a isso, ter o meu lado romântico e querer, sim, uma relação", afirma. (veja no vídeo acima a partir de 8:58).

"Se eu entro num modelo de individualismo pleno, eu também não estou sendo participante de uma transformação social, porque a transformação social só vai se dar a partir da relação. Seja relação fraterna, familiar, de trabalho ou amorosa" , concorda a terapeuta sexual Ana Canosa (veja em 12:55).

Day contou que, por já ter passado por um relacionamento abusivo no passado, criou "uma redoma" de proteção em volta de si, e ficou quatro anos fechada para o amor . Mas depois, com muito autoconhecimento, voltou a confiar nos relacionamentos. "Eu não sou uma pessoa que desiste fácil das coisas em geral e com relacionamento não é diferente. Quando eu me entrego para algo, me entrego muito fundo".(16:39).

Depois de dizer "não" no altar para Rodrigo Vaisemberg, no reality show, Day agora vive um novo relacionamento, e garante: o segredo é respeito e acolhimento, com muita conversa. "Como é que você vai estar com alguém e não quer ouvir as necessidades dessa pessoa? Ela está ali dizendo o que ela precisa numa relação", finaliza. (a partir de 45:47).

O O Sexoterapia pode ser acompanhado ao vivo, todas as quartas-feiras, às 19h30, na página principal do UOL, no Youtube de Universa e no Tik Tok de Universa --na sequência, a versão em áudio estará disponível também nas plataformas de podcast.

Nesta 9ª temporada, o foco será nas convidadas: a cada programa receberemos uma nova famosa para uma conversa sobre sexualidade e relacionamentos.

Os podcasts de UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Sexoterapia em plataformas como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music, Youtube e TikTok —nestes dois últimos, também em vídeo.