Topo

Inimigos astrais: quais signos tendem a não se dar bem num primeiro momento

SDI Productions/Getty Images
Imagem: SDI Productions/Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

10/02/2022 04h00

Diferentemente dos signos complementares, localizados literalmente no lado oposto da roda zodiacal, há outros capazes de manifestar toda a parte ruim de algum companheiro da mandala, confrontando as sombras geralmente "escondidas".

"Inimigos astrais somos nós mesmos - ou aquela parte de nós que não está à mostra, na superfície, e que tentamos ocultar a todo custo. Mas para cada um dos signos, há outro que manifesta essa parte, que precisa ser transformada em nós mesmos", observa a astróloga Débora Gregorino, do Mundo da Lua - Astrologia e Tarô.

Diante disso, a convivência do signo com aquele que revela seu lado negativo costuma não ser boa, a ponto de os dois nem sempre se relacionarem cordialmente. A seguir, Débora Gregorino revela quem são essas duplas que não se dão tão bem e explica o porquê.


Áries X Câncer
Enquanto o ariano preza por agilidade, dinamismo e objetividade, o canceriano pode se perder em devaneios, dúvidas e inseguranças. Os dois são diferentes em um ponto básico: o signo de Áries representa o ataque, enquanto Câncer, a defesa.

Touro X Leão
O nativo de Touro pode se sentir intimidado pela magnitude que Leão expressa. Na outra ponta, a dificuldade que Touro tem para mudar de ideia ou ver outros pontos de vista pode se chocar com a convicção e a autoconfiança elevadas de Leão.

Gêmeos X Virgem
É bem fácil a versatilidade de Gêmeos bater de frente com a necessidade de método do nativo de Virgem. O geminiano tem a capacidade de fazer várias atividades ao mesmo tempo e misturar assuntos, o que o virginiano não consegue acompanhar.

Câncer X Libra
O drama do canceriano é contestado pelo nascido em Libra. Enquanto Câncer tende a se vitimizar em toda e qualquer situação, o libriano sempre busca visualizar 100% dos ângulos e compreender o lado do outro. Com isso, Câncer se vê incompreendido nessa equação.

Leão X Escorpião
De um lado está Leão, extrovertido, que sempre chama a atenção para si. No outro fica Escorpião, que prefere passar despercebido e faz mistério para tudo. O leonino tende a se sentir pouco valorizado com esse jeito todo diferente de ser do escorpiano.

Virgem X Sagitário
Para quem nasce em Virgem, a ordem e o controle das situações são muito importantes, ao mesmo tempo em que Sagitário enxerga a liberdade como algo indispensável. O confronto surge quando o virginiano tenta impor algum limite ao sagitariano.

Libra X Capricórnio
Não é novidade que Libra tem um senso de estética e de beleza muito apurado, além de priorizar a harmonia. Enquanto isso, o capricorniano não costuma valorizar esse tipo de interesse. Tal diferença de opinião faz o libriano se reconheça fútil sob o olhar de Capricórnio.

Escorpião X Aquário
O nativo de Escorpião é bastante desconfiado e sabe "ler" as pessoas, decifrando-as. No entanto, não é nada fácil interpretar o ser de Aquário, que é o menos previsível do zodíaco. Isso basta para que o escorpiano se sinta bastante desconfortável.

Sagitário X Peixes
Sagitário é proativo, tem objetivos firmes e sabe o que fazer para conquistá-los. Já Peixes não deixa de sonhar e, muitas vezes, não tem metas bem definidas. O sagitariano fica estarrecido e não compreende como alguém pode viver sem um direcionamento.

Capricórnio X Áries
A turma de Capricórnio preza pelo respeito às regras e às instituições. Enquanto isso, Áries é o anarquista, o liberal, o que não está interessado em respeitar nada e ninguém. Há confronto claro, pois nenhum dos signos aceita receber ordens do outro.

Aquário X Touro
Aquário representa o imprevisível, a mudança inesperada, a reviravolta. Touro, por sua vez, simboliza a estabilidade e a persistência. O aquariano tem dificuldade com o jeito de ser taurino, pois entende que não há evolução na permanência.

Peixes X Gêmeos
O pisciano é dono de um rico mundo interno, mas não é o melhor em se expressar com palavras. Ao mesmo tempo, Gêmeos é amante da boa conversa, o que leva o pisciano se sentir muito deslocado e confuso quando está diante do falante geminiano.