Topo

Fãs dizem que Rihanna já estava com 'nariz de grávida': isso existe?

Cantora apareceu com casacão em loja, e levantou suspeitas sobre primeira gestação - Robert Kamau/GC Images
Cantora apareceu com casacão em loja, e levantou suspeitas sobre primeira gestação Imagem: Robert Kamau/GC Images

Nathália Geraldo

De Universa

01/02/2022 14h00

Dias antes de Rihanna confirmar que está grávida do parceiro ASAP Rocky, fãs já estavam apontando os indícios de ter um bebê a caminho: segundo os "detetives das redes sociais", ela entregou tudo quando fez uma aparição pública em que já estava com "rosto de grávida".

As fotos da cantora durante compras em Nova York no dia 26 de janeiro rodaram o mundo. O flagra evidenciou, de acordo com os fãs, o rosto mais arredondado e nariz mais inchadinho da artista. Por enquanto, ela ainda não confirmou publicamente de quantos meses está grávida. O "eu já sabia", no entanto, ecoa pela internet. Mas dá para saber da gestação só pelo rosto da mulher mesmo? Universa consultou especialistas para responder a pergunta.

Gravidez também muda rosto, diz ginecologista

A gravidez muda tudo na vida de uma pessoa; até mesmo o cerébro de quem está gestando. E segundo a ginecologista e obstetra Mariana Rosário, a transformação no rosto também acontece, com o nariz ficando mais redondo. "A grávida sofre com edemas, e fica mais inchado o rosto, sim. É comum, mas não é normal, apesar de muitos médicos não prestarem atenção".

Segundo ela, a investigação médica deve ser feita para avaliar, entre outros fatores:

  • Ganho de peso a mais do que o recomendado
  • Problemas ligados à falta de ingestão de proteína
  • Quadro de hipertensão

"Isso é mais comum no final da gestação, mas existe, sim, algumas que aparecem com o rosto mais gordinho nos primeiros meses", diz a médica.

A dermatologista Cinthya Basaglia explica que o inchaço tende a ser maior em períodos de calor, já que isso altera a vasodilatação do corpo. "As grávidas costumam reter mais líquido quando está mais quente. É possível fazer drenagem, de leve, para melhorar a circulação corpórea", indica.

Entre outras mudanças na aparência, explica a especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), estão a possibilidade de o cabelo ficar mais brilhoso e volumoso e a pele, mais oleosa e com espinhas. Isso tem a ver com o aumento dos hormônios.

No segundo trimestre da gestação, é possível que apareçam manchas, como melasma, na pele, "o que tem fator de componente genético, hormonal e também de exposição solar".

O que fazer?

Depois de avaliação médica, a grávida deve se atentar a situação do seu corpo: ele está retendo muita água? Se sim, um médico saberá avaliar se é necessário fazer sessões de drenagem linfática. A atenção deve ser dedicada a todas as partes do corpo. "As pernas incham primeiro, então, se os edemas chegarem ao rosto, é melhor ficar de olho; isso significa que a situação está mais intensa", diz a ginecologista.

Rihanna negou gravidez em dezembro

Apesar de Rihanna ter comentado que "a engravidam todo ano" em dezembro do ano passado, desta vez, é real. A artista é alvo de rumores sobre a chegada do primeiro filho há anos, especialmente quando ela engordava. Parte dos seguidores defendia que ela só tinha encorpado. O nariz inchado também já virou "pauta" entre os fãs, que consideravam o fato de ela ter o nariz largo naturalmente, pelo fenótipo negro, desconsiderando os comentários sobre gravidez.