PUBLICIDADE

Topo

Sem papas na língua: não é todo signo que consegue controlar o que fala

Quais os signos que falam demais e quais falam "de menos"? - Getty Images/iStockphoto
Quais os signos que falam demais e quais falam "de menos"? Imagem: Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Universa

27/01/2022 04h00

Falar mais do que deveria não costuma ser "deslize" que ocorre uma ou outra vez com certas pessoas. Numa visão astrológica, tal comportamento pode estar associado à essência de cada indivíduo. Por trás disso há diferentes motivos, que vão desde impulsividade até distração.

Para entender melhor como a questão funciona, recorremos à astróloga Nanda Ribeiro. Ela revela, a seguir, quais signos não conseguem controlar a boca e os que só falam na hora "certa".

Áries

O ariano é alguém que mal consegue guardar a língua na boca. Pela característica impulsividade, quando percebe, já falou o que não queria ou deveria. Enfurece-se com a própria atitude e, depois, tenta corrigir a situação: pede desculpa e apela para o bom humor ou, ainda, admite que é sincero e realmente fala tudo o que quer. Seus projetos e ambições, inclusive, não são segredos para ninguém: ele espalha para os quatro cantos, da mesma forma que se joga e se arrisca até conseguir o que quer.

Touro

Quem é de Touro come pelas beiradas. Ele fica de olho nas pessoas, buscando sempre entender o que está acontecendo ao redor. Por ser mais pé no chão, é mais precavido, então prefere agir devagarinho e na surdina até se sentir seguro. Só então decide se compartilha (ou não) suas ideias com os outros.

Gêmeos

Se Gêmeos perde o amigo mas não perde a piada, já dá para imaginar que tal ditado sirva como uma luva para ele também. O geminiano quer dividir seus planos e projetos, quer ter troca. Em sua visão, numa dessas, já consegue até uma parceria de trabalho, com novas ideias compartilhadas. Para ele, o que vier é lucro.

Câncer

Como ele vive em uma concha protetora, Câncer observa e prefere se manter seguro diante de eventuais situações ruins. É do tipo que guarda e-mails cabulosos que podem ser muito úteis no futuro. Por isso, só fala o que pensa, seja uma opinião, crítica ou sonho pessoal, no momento em que se sente confortável e em segurança. Ainda é ótimo para guardar segredos — seus e dos outros.

Leão

Pode acabar deixando escapar uma informação ou outra em relação às suas metas, expectativas e desejos. Trata-se de um reflexo do seu grande ego, que quer mostrar o quanto é eficiente e competente. Ou, então, desliza por pura e simples ingenuidade mesmo.

Virgem

Quem nasce sob o signo de Virgem observa, analisa, pondera. Mantém-se de olho em tudo e em todos porque é muito minucioso e detalhista. Prefere se manter na reserva, ou seja, fala o que pensa só quando se sente em ambiente seguro.

Libra

Como adora fazer um social no meio de qualquer roda de conversa, Libra pode falar mais do que deveria, deixando escapar uma coisa ou outra. Sua grande indecisão também pode ser motivo de não controlar a língua: acaba manifestando desejos, opiniões e planos para ouvir a opinião dos outros.

Escorpião

O signo mais misterioso do zodíaco, obviamente, não abre a boca em qualquer situação. Não compartilha seus planos de jeito nenhum e guarda segredos. Se for um projeto pessoal que está mantido sob sete chaves, é muito provável que só vá falar abertamente sobre o assunto quando estiver totalmente pronto.

Sagitário

O sagitariano não tem papas na língua, sobretudo depois de uma boa festa — o que pode acontecer com frequência. Planos, opiniões, projetos profissionais, tudo pode virar notícia compartilhada, pois ele busca expandir sempre. Há, porém, o grupo de sagitarianos que é exceção: calcula a rota, se aprofunda no que precisa ser feito e foca, sem ficar fazendo estardalhaço para os outros.

Capricórnio

Por ser reservado, calculista e meticuloso, é meio óbvio que Capricórnio não costuma abrir a boca à toa. Para ele, tempo é dinheiro, então prefere focar em suas ambições (que geralmente se resumem a chegar ao topo), sem a necessidade de compartilhar o que pensa, nem suas convicções aos outros. Ele se basta.

Aquário

Por mais que tenha um espírito coletivo, o aquariano não é de falar mais do que deve. Seus pensamentos e ideias inovadoras costumam chegar a um pequeno e restrito grupo de amigos bem próximos. Mesmo sendo bastante sociável, sabe quando deve falar e quando é melhor ficar bem quietinho numa roda de conversa.

Peixes

O pisciano é criativo, porém, bem distraído. Tem sensibilidade e intuição aguçadas, mas graças ao seu perfil meio desligado pode correr o risco de abrir a boca quando não deveria. Na maior parte das vezes, isso ocorre por espontaneidade, já que não consegue guardar seus insights inusitados apenas para si. Se não for isso, fala mais do que o recomendado por pura distração.