PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Beauty Health: como melhorar a aparência da pele e também cuidar da saúde

Um hidratante, além de protetor solar, é suficiente para manter a pele saudável - iStock
Um hidratante, além de protetor solar, é suficiente para manter a pele saudável Imagem: iStock

Karina Hollo

Colaboração para Universa

17/01/2022 04h00

Se um dos seus sonhos de consumo é poder sair por aí — além de fazer selfies — de cara lavada, essa tendência é para você. Como o nome diz, Beauty Health se trata de melhorar a aparência da pele cuidando da sua saúde. Sim, a questão da saúde X beleza da pele está ganhando novos horizontes, justamente porque percebemos que cuidados básicos naturalmente ajudam a torná-la mais bonita. "Uma pele saudável dispensa maquiagem e fica ainda mais viçosa, luminosa e sedosa", observa a dermatologista Patrícia Mafra, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Está aí o segredo da #nomakeup que as celebs amam postar.

A boa notícia é que seguir essa onda não exige muitos malabarismos. Afinal, Beauty Health nada mais é do que a beleza vinda de hábitos de vida saudáveis. "Cuidar da pele é uma questão de saúde, e a beleza é consequência desses cuidados", fala Ligiane Pupo, dermatologista da Clínica Horaios, membro da Academia Americana de Dermatologia.

Quem cuida da pele, tem

Partindo dessa abordagem, os cuidados com a saúde da pele começam na hora de evitar certos tipos de alimentos inflamatórios. "Itens com alto índice glicêmico, por exemplo, aumentam a insulina em circulação, o que desencadeia aumento de hormônios androgênicos, deixando a pele mais oleosa, com poros mais abertos", conta Ligiane. Por isso, evitar alimentos que são inflamatórios pode amenizar quadros de vermelhidão, descamação, dermatites, acne e rosácea.

O estresse também influi muito na qualidade da pele, e pode piorar o ressecamento ou até aumentar a oleosidade. Por isso, hábitos para controlar a tensão podem ser encarados como skincare. "É importante ainda ter uma boa qualidade de sono, não fumar, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e praticar atividades físicas", afirma Patrícia.

Pele bonita é igual a pele saudável, e o inverso também é verdadeiro.

Nossa pele reflete diretamente como estamos por dentro. Quando apresentamos algum tipo de doença sistêmica, a pele também será afetada de alguma forma, prejudicando a sua aparência.

Patrícia Marfa, dermatologista

No skincare, o básico basta

Pele para estar saudável precisa estar bem hidratada, livre das impurezas e protegida contra a radiação ultravioleta. Em outras palavras, uma rotina de skincare adequada ao tipo de pele, que inclua limpeza, hidratação e fotoproteção, apenas, já é o primeiro passo para um rostinho belo e saudável. "A higienização remove células mortas, oleosidade, poluição, maquiagem. A hidratação, por sua vez, mantém a barreira da pele, que é a proteção contra agressão de agentes externos, raios solares, irritações e alergias. Além disso, a pele hidratada apresenta maciez, luminosidade e viço e previne o envelhecimento precoce", explica Ligiane.

Aí, o complemento são hábitos de vida saudáveis que potencializam o skincare. "Alimentação equilibrada (evitando processados e açúcares), com itens ricos em micronutrientes como vitaminas A, E, C, D, carotenoides, selênio, zinco, cobre, magnésio, equilibrar a flora intestinal vêm em seguida", diz Ligiane. "A hidratação com ativos probióticos ou prebióticos ajudam a manter o microbioma da pele equilibrado e saudável. Com a pele saudável, a beleza da pele é uma consequência", sugere a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

E ainda tomar muita água. "O corpo humano é composto de 70% de água. Essa substância está presente em todas as nossas células, inclusive do tecido cutâneo. Estamos constantemente perdendo água para o meio externo, e o organismo, muitas vezes, não consegue repor sozinho. Para manter a pele hidratada, consequentemente viçosa e macia, exercendo sua função adequadamente, precisamos consumir água e repor em forma de hidratação tópica", fala Patrícia.

Em consultório

Sucesso em 87 países e queridinha de celebridades como Beyoncé, o HydraFacial é um aparelho que respeita essa linha de beleza natural. "Trata-se de uma experiência personalizável de hidrodermoabrasão para melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, do viço e da maciez", conta a dermatologista Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Suas ponteiras conseguem expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto há a aplicação de soluções hidratantes, sem a irritação comum à limpeza de pele tradicional. "Rápida, indolor, não invasiva e sem downtime, a sessão pode ser feita até por quem tem pele seca ou sensível." Os protocolos podem ser personalizados com boosters, peels, LED's e terapia linfática.

Beleza