Topo

Apatita, cristal de 2022, favorece a comunicação. Veja suas propriedades

A apatita atua fazendo um elo entre a mente e a espiritualidade, diz especialista Imagem: miriam-doerr/ iStock

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

16/01/2022 04h00

Cores, planetas, signos e números ajudam a entender a energia de cada novo ano, bem como os cristais, que carregam simbolismo espiritual e energias específicas. O estudo para classificar o cristal do ano é feito tradicionalmente pela litoterapeuta Angélica Lisanty, que há mais de uma década se dedica a buscar as influências energéticas e espirituais de cada ciclo anual e, juntamente com sua espiritualidade, elege o cristal que mais se encaixa com o cenário.

Para 2022, o cristal eleito é a apatita que, segundo Angélica, atua fazendo um elo entre a mente e a espiritualidade, trazendo equilíbrio energético. "A apatita pertence à família dos fosfatos e, além de ser encontrada na natureza, nosso organismo produz apatita biológica. Ela está presente em forma de pequenos cristais em nossa glândula pineal, conforme pesquisa do médico Sérgio Felipe de Oliveira", diz a litoterapeuta.

Antes de nos aprofundarmos nas propriedades energéticas da apatita, é importante destacar quais fatores levaram a essa associação. Pela astrologia, a litoterapeuta destaca que teremos a regência de Mercúrio, o planeta mensageiro que rege a comunicação e a magia, enquanto temos Saturno de pano de fundo por um ciclo de 36 anos. Já pela numerologia, teremos um ano 6, trazendo um tom mais apaziguador e harmonioso. "Onde reina o amor, que é o dom do 6, reina a saúde e a prosperidade", revela.

Na Astrologia Chinesa, será o ano do Tigre da Água, com tons expansivos e muita coragem, ainda que o elemento água sugira mais calma e menos impulsividade. Por fim, Angélica destaca que, na Cabala, Mercúrio está ligado a Hod, o oitavo caminho, que é regido por Arcanjo Miguel, ainda que outras associações com o Arcanjo Rafael também ocorram. "Tem tudo para ser um ano de inovações e avanços, mas devemos estar atentos à comunicação, mantendo o equilíbrio para saber agir no momento certo", revela.

Purificação da mente

Dentro desse contexto, a apatita é o cristal capaz de purificar nossa mente e favorecer uma comunicação mais clara. "Ele favorece a comunicação da alma, aquela que abre nossa consciência e traz mais lucidez para as nossas atitudes. Além disso, a apatita pode proporcionar mais estabilidade emocional e vazão para expressar nossos sentimentos", pontua Lisanty.

Ela destaca que os cristais atuam de forma sutil, vibracional, colaborando e favorecendo energias necessárias para o retorno ao nosso equilíbrio nos aspectos mentais, emocionais e espirituais, mas "de forma alguma substitui tratamentos médicos".

Especificamente no caso da apatita, ela não possui contraindicação de uso e pode ser incluída em amuletos, acessórios ou usada de maneira bruta em meditações e sintonizações.

"É um cristal centralizador, que ajuda a ter bom senso e adaptação com o cenário ao nosso redor. Se a comunicação vai ser a tônica de 2022, a apatita auxiliará até mesmo a conversar com aquela pessoa com quem temos pouca intimidade ou com quem vivemos conflitos, falando a coisa certa na hora certa", diz a litoterapeuta, que acredita que este será um ano totalmente diferente de 2021, em que o principal desafio foi entender que é preciso nos adaptarmos à realidade para sobrevivermos.

Novas vibrações

Quando comparamos a apatita com a amazonita, pedra de 2021, temos uma outra vibração, desta vez muito mais conectada ao plano espiritual. Utilizar essa energia para fluir em um contexto de transformações e crescimento espiritual será a principal lição e também o principal desafio para 2022. Desafio esse que pode ser amenizado ao termos uma apatita do lado.

A pedra não faz milagre, mas ela favorece a nossa mudança de atitude e traz novas perspectivas mentais e emocionais para vencer as dificuldades.

Ela acredita que essa transformação será profunda até meados de 2026, um período marcado pelo despertar de consciências. Com as configurações astrais de 2022, a inteligência pode ser uma ferramenta poderosa para atravessar esse período de maneira mais fluida e a apatita irá agir como uma ponte de comunicação entre a espiritualidade e a razão. "Além disso, ela irá mostrar onde é preciso mudar e o que é preciso trabalhar para que essa ascensão ocorra de maneira leve."

De maneira geral, Angélica diz que 2022 tem tudo para ser um ano mais ameno, apesar dos aprendizados. O importante será manter o equilíbrio e manter o coração em paz, algo que a apatita pode ajudar a conquistar através de suas propriedades energéticas. "Muitas transformações continuarão acontecendo. Mas, ao semearmos o bem em nós, surgirão novos caminhos que nos farão mais felizes. Habitar o planeta neste momento transformador não é para amadores", finaliza a terapeuta.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Apatita, cristal de 2022, favorece a comunicação. Veja suas propriedades - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Alto Astral