PUBLICIDADE

Topo

Mães e filhos

Nasce Maria Bárbara, filha da deputada federal Marília Arraes

Marília Arraes é deputada federal pelo PT-PE - Ricardo Labastier/Divulgação
Marília Arraes é deputada federal pelo PT-PE Imagem: Ricardo Labastier/Divulgação

Luiza Souto

De Universa

08/01/2022 13h47

Mãe de uma menina de 6 anos, a deputada federal Marília Arraes (PT-PE) deu à luz neste sábado Maria Bárbara, de seu casamento com o biomédico André Cacau. O nome é uma homenagem a Bárbara de Alencar, primeira presa política do Brasil e considerada uma heroína da Revolução Pernambucana e da Confederação do Equador. Ela é avó do escritor José de Alencar.

Aos 37 anos e há 14 na política, três vezes eleita vereadora em Recife e no primeiro mandato como deputada federal, Marília conquistou recentemente vaga na segunda secretaria da Casa e viu aprovado no Senado seu programa que visa distribuir gratuitamente absorventes a mulheres em situação de vulnerabilidade, mas vetado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

Marília, que é neta do ex-governador Miguel Arraes, disse a Universa que vai preparar a filhas para saberem se defender. "Pelo menos até a nossa geração, a gente demorou muito para saber dizer não, a se expor e denunciar. Não teve gente para me ensinar essas coisas", ela disse na época.

Ela disse ainda que estava tentando debater na Casa sobre a licença-maternidade. "Se for observar nós, deputadas, temos quatro anos de mandato e se ausentar por seis meses é complicado. E se você não quiser viver em Brasília, já é obrigada mesmo a se ausentar por dois meses, porque a partir de 28 semanas não pode mais andar de avião. Então tem que ser discutido como fazer isso, se pode ficar em trabalho remoto para não se ausentar totalmente. Inclusive, no site da Casa, não aparece "licença-maternidade", mas "falta justificada". É um absurdo", ela explica.

Há, inclusive, um requerimento da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP), que foi mãe em junho de 2021, para que a Câmara passe a incluir licença-maternidade nos painéis de votações.

Mães e filhos