Topo

2022 terá 12 retrogradações e 4 eclipses: qual é o impacto em nossas vidas?

No auge do eclipse, a Lua adquire um tom acobreado. A esse fenômeno se dá o nome de Lua de Sangue. Registro de 2019 - Mike Blake/Reuters
No auge do eclipse, a Lua adquire um tom acobreado. A esse fenômeno se dá o nome de Lua de Sangue. Registro de 2019 Imagem: Mike Blake/Reuters

Claudia Dias

Colaboração para Universa

02/01/2022 04h00

O novo ano será regido por Mercúrio. Ele é o planeta da comunicação, das ideias, da troca, da tecnologia, da informação, do movimento e da respiração. Isso fará com que as pessoas estejam mais argumentativas, buscando aproveitar as oportunidades e compartilhar novas experiências. Tudo isso acontece depois de um 2021 sob domínio de Vênus, que provocou uma revisão de valores e relacionamentos.

Logo no início do ano, neste 2 de janeiro, Mercúrio ingressa no signo de Aquário, signo do elemento Ar, trazendo uma comunicação mais conectada com a essência e a verdade de cada um. Veja o que está previsto para o ano.

Movimentações astrológicas em 2022

Neste domingo, sentiremos essa mudança. "Vai nos levar a pensar 'fora da caixinha', usando a criatividade para inovar, fazer algo diferente, aproveitando as oportunidades que possam surgir", comenta a astróloga e numeróloga Nanda Ribeiro.

Além do mais, os trânsitos no céu revelam algumas peculiaridades no novo ciclo, como a ocorrência de 12 retrogradações — ou seja, quando os planetas reduzem seu ritmo, dando a falsa impressão de que estão se movimentando para trás.

Retrogradações

2022 já começa com duas retrogradações em andamento: Urano, que está mais lento desde 19 de agosto; e Vênus, desde 19 de dezembro.

"Para a astrologia, ter um planeta retrógrado significa um momento de desaceleração, de análise, de ajustar os ponteiros. É uma oportunidade para rever situações e perceber o que não serve mais e seguir em outra direção, de acordo com cada planeta e signo da retrogradação", salienta a astróloga.

O "temido" Mercúrio Retrógrado

Outra singularidade do novo ano envolve o regente Mercúrio, que ficará quatro vezes retrógrado, fugindo do padrão. "Costuma acontecer três vezes por ano, por aproximadamente 20 dias, o que significa mais ou menos 20% do tempo nessa condição, durante todo ano", acrescenta Nanda Ribeiro.

A primeira delas ocorre já no dia 14 de janeiro, no signo de Aquário. Neste ano, quase todas as retrogradações de Mercúrio acontecerão em signos de Ar, que representa o raciocínio lógico e a sociabilidade - também Gêmeos, em maio; e Libra, em setembro.

"Geralmente é um período em que aparelhos domésticos e eletrônicos pifam, ou surgem problemas inesperados na comunicação. Por isso, é preciso ter atenção e paciência, caso tenha que refazer algum contrato ou e-mail ou haja falha nos diálogos. É importante ter clareza no que se quer dizer", frisa a astróloga.

A seguir, Nanda Ribeiro comenta cada um dos movimentos planetários previstos para 2022 e conta, também, sobre os quatro eclipses previstos até dezembro.

  • Urano retrógrado em Touro (19/8/2021 a 18/1/2022)

Urano, considerado planeta transpessoal e geracional, impacta no coletivo, na humanidade. Representa a tecnologia e as ciências, tudo o que é fora do convencional, o imprevisível e o pertencimento de um sistema ou grupos.

Como lembra a astróloga, Urano retrogradou em 2021 a 14 graus do signo de Touro, quebrando padrões e trazendo a oportunidade de mudar ou transformar, sobretudo assuntos ligados à casa em que cada pessoa tem o signo de Touro ou Urano fizer aspecto com algum planeta pessoal (quando ambos estão em mesmo ângulo) no mapa astral.

No próximo dia 18, o planeta retoma o seu movimento direto. "É hora de perceber o que faz sentido, o que tem a ver com a própria essência para progredir e evoluir, sobretudo em relação ao consumo, conforto, afeto e finanças e a casa onde Touro estiver,", diz a astróloga.

  • Vênus retrógrado em Capricórnio (19/12/2021 a 29/01/2022)

Outro que desacelerou já no finzinho do ano foi Vênus, planeta do amor, da atração, da estética, do prazer, dos relacionamentos e das finanças. Geralmente, sua retrogradação ocorre a cada 18 meses, trazendo reflexão sobre como se comprometer com suas relações, valores e bens materiais.

Até o fim de janeiro, o período é adequado para analisar, ajustar e se responsabilizar pelos próprios atos, além de ter estabilidade e durabilidade. Nanda Ribeiro sugere cuidado especial com a autocobrança ou críticas no período. "Além de se questionar sobre valores pessoais, pode surgir uma reflexão sobre si mesmo", antecipa.

Amores antigos podem igualmente ressurgir, para ressignificar, ajustar os ponteiros ou colocar, enfim, um ponto final na antiga relação, permitindo seguir em frente. No que diz respeito às finanças, é necessário cautela para não enfiar os pés pelas mãos, revisando gastos e ganhos, sem comprometer o orçamento.

  • Mercúrio retrógrado em Aquário (14/1 a 4/2)

No dia 14 de janeiro, Mercúrio faz sua primeira retrogradação do ano, estimulando reflexões sobre a forma que as pessoas se comunicam e se expressam no meio social. Ainda levanta questionamentos sobre ideias e projetos em prol de um grupo com pensamentos semelhantes ou que participem da mesma realidade.

"É momento de acreditar mais em si e na sua autenticidade, de analisar amizades, que acrescentam ou não à sua vida, e estruturar algo sólido", fala a astróloga e numeróloga.

  • Plutão retrógrado em Capricórnio (29/4 a 8/1)

Abril é a vez de Plutão ter seu movimento afetado. Isso significa uma fase de introspecção e transformações internas, a fim de se entender quais as dores pessoais, para curá-las ou eliminá-las. Plutão é um planeta de intensidade e de poder. Entender a força interior e o que traz o próprio empoderamento pode ajudar nesse processo de retrogradação.

  • Mercúrio retrógrado em Gêmeos (10/5 a 3/6)

A segunda retrogradação de Mercúrio traz uma reflexão sobre a comunicação e os pensamentos. É ocasião mais adequada para revisar atitudes. "Assim, é a melhor hora para retomar aquela conversa que ficou mal concluída ou corrigir algum mal entendido", aponta Nanda Ribeiro.

Em contrapartida, não é ocasião para realizar atos comerciais muito importantes, nem comprar ou vender algo de bastante valor. Esse MR, especificamente, pode ser bom para refletir sobre a relação com irmãos e parentes, além do que entender o que significa conforto e segurança na vida.

  • Saturno retrógrado em Aquário (4/6 a 23/10)

Os quase três meses e meio em que Saturno fica retrógrado se mostram oportunos para uma análise sobre como fazer a diferença junto à sociedade, através de ações em que haja comprometimento e responsabilidade.

"Pode ser um período em que são encontradas algumas restrições ou limitações. É necessário persistir para alcançar seus objetivos", avisa a especialista.

  • Netuno retrógrado em Peixes (28/06 a 3/12)

A dica é: reflita sobre sonhos e ideais, olhe para si com autocuidado e dedique atenção à saúde mental e física. Aproveite o período para se dedicar mais à introspecção. Acolha seus sentimentos e perceba se está se autossabotando ou se fazendo de vítima.

  • Júpiter retrógrado em Áries (28/7 a 23/11)

Em julho, o momento é de reflexão sobre a autoconfiança e o fato de acreditar mais na própria originalidade e pioneirismo com objetivo de realizar desejos e metas. É tempo de crescer e expandir, a partir do próprio poder de decisão e atitude.

"Caso se depare com algum obstáculo ou desafio, persista e acredite no seu potencial, para agir da melhor forma", aconselha a astróloga.

  • Urano retrógrado em Touro (24/8/22 a 18/1/23)

Urano ficará retrógrado mais uma vez em agosto, no signo de Touro, para que novamente desperte a necessidade de reflexão sobre a forma de lidar com consumismo, conforto, bem-estar, afeto e finanças. O movimento se estende até janeiro de 2023 e igualmente é período que fala de mudanças de padrão, inclusive para conduzir situações de maneiras diferentes.

  • Mercúrio retrógrado em Libra (10/09 a 2/10)

A terceira retrogradação de Mercúrio, desta vez começando na casa de Libra, pede revisão na forma como comunicação através das relações, parcerias, sociedade, associações ou relacionamentos afetivos. É tempo de buscar o equilíbrio, em vez de minar desejos só por conta do que os outros querem ou vão pensar.

"Haverá também uma revisão sobre os bens materiais, estética e prazer e o despertar da necessidade de agregar mais ao relacionamento, de se sentir útil e de colaborar", diz Nanda. Ainda podem ressurgir amores antigos, com oportunidade de análise ou finalização.

  • Marte Retrógrado a em Gêmeos (30/10 a 12/1/23)

O planeta vermelho costuma ficar retrógrado, em média, a cada dois anos. Marte é ligado à ação, à impulsividade, à coragem, à iniciativa, ao controle e à autoconfiança.

O movimento em 2022 inicia uma reflexão sobre a forma de agir através da comunicação, priorizando o que é importante, ao invés de querer abraçar o mundo e todas as possibilidades. Afinal, Gêmeos é versátil, multidisciplinar e precisa manter o foco para não se dispersar. Pode ser um período de irritabilidade na comunicação, por isso é preciso paciência.

  • Mercúrio retrógrado em Capricórnio (29/12 a 18/1/2023)

A última retrogradação do ano bate à porta no finalzinho de dezembro, pedindo que seja revista a forma como se comunica para não se distrair com o que não tem relevância.

Ainda é necessário se conscientizar do que é importante para concretizar algo sólido, pensando no futuro. "E se comprometer com suas ideias e ter responsabilidade com quem se comunica", frisa Nanda Ribeiro.

Os quatro eclipses do ano

Para início de conversa, vale lembrar que um eclipse ocorre de duas formas: quando a Lua entra na sombra da Terra, ocasionando um eclipse lunar; e quando a Terra é atingida pela sombra da Lua, quando tem-se um eclipse solar.

A cada ano ocorrem quatro eclipses: dois do Sol e dois da Lua, em média. "O plano da órbita terrestre em torno do Sol é inclinado cerca de 5 graus com relação ao plano orbital lunar", descreve a astróloga. Até outubro de 2023, os eclipses vão acontecer no eixo Touro-Escorpião.

As datas previstas para os eclipses são:

  • 30 de abril - solar em Touro
  • 16 de maio - lunar em Escorpião
  • 25 de outubro - solar em Escorpião
  • 8 de novembro - lunar em Touro

Como observa a astróloga, eclipse solar tem foco no futuro e impacta no coletivo, com desastres naturais e situações envolvendo o meio social. Enquanto isso, que o eclipse lunar traz à tona padrões emocionais vividos no passado, além de expor o que estava oculto.

"Podemos analisar que, mundialmente, vai significar um período de mexidas econômicas, indicando uma série de mudanças em questões financeiras nos próximos dois anos, mas com novas direções econômicas também", aponta a astróloga.

Da mesma maneira, abrem-se novas possibilidades de renda, desapegando-se das antigas formas. "Há uma busca por estabilidade, conforto, status, bens materiais, do que é palpável, concreto. Poderemos refletir mais sobre nossa relação com a materialidade e a finalização das coisas", conclui a astróloga.