Topo

As 4 resoluções de beleza mais importantes pra ter mais autocuidado em 2022

Freepik
Imagem: Freepik

Karina Hollo

Colaboração para Universa

01/01/2022 04h00

Ano Novo, vida nova, novos hábitos? Esse pensamento é bem comum nessa época de balanços, encerramentos e reinícios. A gente reflete sobre o que passou, traça metas e aproveita a motivação da virada para colocá-las em prática. A boa notícia é que a onda do "manter as coisas mais simples" e do "menos é mais" entrou no terreno da beleza e dos cuidados com saúde.

Que tal fazer compromissos simples com você mesma para ter mais momentos de autocuidado em 2022? A seguir, listamos quatros sugestões de especialistas consultados por Universa.

Resoluções de beleza e autocuidado para 2022

1. Skincare minimalista, mas comprometido
Um dos pontos que ganharam mais importância entre 2020 e 2021 foram os cuidados com o corpo e com a saúde. Mas afinal, o que deve entrar na lista das resoluções de beleza? Usar FPS diariamente continua imprescindível. O que mais? Investir em um skincare mais minimalista, mas fácil de manter e realmente se comprometer e eleger uma dermatologista e colocar consultas na rotina são boas sugestões a considerar.

"Com uma maior expectativa de vida, há uma busca crescente sobre informações e orientações para prevenção e tratamento de alterações fisiológicas e patológicas no processo de envelhecimento", diz a dermatologista Laís Leonor, da clínica Dr. André Braz, no Rio de Janeiro.

É o dever do dermatologista agir nesse conceito de saúde e identificar os fatores ambientais causadores de envelhecimento cutâneo: exposição à radiação solar, poluição atmosférica, tabagismo, nutrição, estilo de vida (como estresse e pouco sono). "Esses fatores atuam com impacto negativo através da oxidação, glicação e inflamação contínua do organismo", afirma Laís.

A combinação de antioxidante e protetor solar já é uma eficiente proteção contra os efeitos que a poluição e a radiação solar causam à sua pele, pois os dois, evitam o aumento dos radicais livres, retardando o aparecimento de manchas, flacidez e rugas.

O passo a passo é simples: higienização diária de manhã e à noite, hidratação e filtro solar.

2. Alimentação equilibrada
Não existe uma pílula mágica; o segredo para colher um 2022 mais saudável é apostar na mudança de hábitos, trocar práticas ruins e abraçar novos costumes.

"O meu objetivo com o calendário está principalmente em inspirar as pessoas a perder os maus hábitos. Sabemos que quando se trata de corpo e saúde, essas mudanças não vêm do dia para a noite, é necessário ter disciplina para manter a saúde física e mental", diz o nutricionista Clayton Camargos, criador do projeto Calendário Metafísicos.

Ter uma alimentação balanceada - e beber pelo menos 2 litros de água - garante mais disposição, saúde e até beleza em 2022. Sim, o açúcar acelera o envelhecimento precoce. "O ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres", afirma Laís.

3. Atividade física regular
Passando mais tempo em casa por causa da pandemia, muitas pessoas sofreram com ansiedade. E eis que a atividade física somada à alimentação saudável (sim, ela de novo) acabaram se tornando importantes até para ocupar o tempo.

Esse tipo de compromisso deve ser renovado em 2022. Cuidar da saúde e do corpo reflete na autoestima. "Atividade física é imprescindível para saúde mental e corporal", fala Laís.

4. Boas noites de sono
A conta são menos 7 horas por noite. A falta disso vai causar olheiras, bolsas debaixo dos olhos, rosto mais inchado, uma pele sem viço e brilho. É durante a noite que as células se renovam, descansam, organizam suas funções, reparam e reequilibram os estragos do dia. É também durante a noite que temos a maior ação do organismo em desintoxicar e recuperar a pele do desgaste diário e a produção de colágeno.

Dormir mal também pode causar estresse, que afeta as funções orgânicos corporais como um todo, abalando o que somos: um equilíbrio neuro-imune-endócrino-cutâneo. Significa que todas as células do nosso corpo são afetadas quando se está fora do controle emocional. Por isso perdemos o brilho da pele, dos olhos. Bons sonhos em 2022!