Topo

Casamento às Cegas: participantes dizem o que aprenderam sobre amor em 2021

Luana e Líssio se conheceram no reality - Reprodução / Instagram
Luana e Líssio se conheceram no reality Imagem: Reprodução / Instagram

Ana Bardella

De Universa

30/12/2021 04h00Atualizada em 30/12/2021 17h49

Para muita gente 2021 foi um ano movimentado no quesito amoroso — mas dificilmente vamos encontrar alguém que tenha passado por uma montanha-russa de emoções tão intensa quanto os participantes do reality "Casamento às Cegas", da Netflix.

Para participar da experiência promovida pelo programa, homens e mulheres tiveram seus primeiros contatos separados em cabines, sem verem uns aos outros, apenas escutando suas vozes. Os pares que conseguissem estabelecer uma conexão romântica partiam para o próximo passo: o casamento.

Somente depois de aceitarem se casar é que podiam se ver pessoalmente. Então passavam por uma "lua de mel" antecipada e, em seguida, começavam a viver juntos. Após um período de convivência na mesma residência, seguiam para a cerimônia de casamento e deixavam para revelar somente no altar se estavam dispostos a seguir com a união.

Dos cinco casais acompanhados pelo reality, três finalizaram a celebração e dois desistiram antes de trocar as alianças. Atualmente apenas um deles, formado por Luana Braga e Líssio Fiod, segue junto.

Universa perguntou às participantes do reality o que cada uma aprendeu sobre o amor em 2021. Veja a seguir as respostas.

"O amor é uma escolha consciente"

Luana manteve o casamento iniciado no reality - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
Luana manteve o casamento iniciado no reality
Imagem: Reprodução / Instagram

"Vejo o amor como uma semente. O desejo que ela floresça está ali, mas ela só consegue florescer no solo certo. Quando falo em solo, eu não me refiro à pessoa certa, mas à uma escolha consciente, que parte de uma preparação. Foi o que eu fiz neste ano. Vim de uma jornada longa de autoconhecimento e autocuidado. Isso me fez sentir pronta para escolher e acolher o amor. Amor é permissão, construção, paciência, compreensão, disposição, afeto, respeito e sabedoria. Se tem prazo de validade ou não, eu não sei, prefiro viver e vivenciar o amor agora" Luana Braga, que segue casada com Líssio Fiod, seu par romântico do programa.

"O amor sempre começará com o próprio"

Ana optou por encerrar o relacionamento que começou no reality - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
Ana optou por encerrar o relacionamento que começou no reality
Imagem: Reprodução / Instagram

"Reforcei a importância de estar em constante busca pelo meu verdadeiro eu e de respeitar minha própria mente e corpo. O amor sempre começará com o próprio. Sem ele, torna-se impossível amar por essência e acabamos confundindo o sentimento com possessão e projeção. Na verdade, só precisamos esperar do amor a liberdade." Ana Prado, que recusou se casar com Shayan Haghbinghomi quando estava no altar.

"Para que o amor transborde, ele precisa primeiro preencher"

Dayanne Feitosa trilhou um caminho de amor próprio no programa - Reprodução / Instagram  - Reprodução / Instagram
Dayanne Feitosa trilhou um caminho de amor próprio no programa
Imagem: Reprodução / Instagram

"Aprendi a continuar acreditando na força do amor, ainda que entenda que existem diversas formas de ele se apresentar. O amor é o sentimento mais forte e transformador que existe. Durante este ano, aprendi também que para ele transbordar de mim, precisa primeiro me preencher. Em 2021 eu me preenchi e transbordei de muito amor!" Dayanne Feitosa, que recusou se casar com Rodrigo Vaisemberg no altar

"Quando o amor existe, ele abraça as suas imperfeições"

Nanda Terra com o cachorro Tobias, que se tornou assunto nas redes sociais ao rosnar para o seu pretendente - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
Nanda Terra com o cachorro Tobias, que se tornou assunto nas redes sociais ao rosnar para o seu pretendente
Imagem: Reprodução / Instagram

"Eu aprendi tanta coisa sobre o amor, o autoamor e não tentar me encaixar em situações. Quando o amor existe, ele te recebe com todas as suas imperfeições, com suas qualidades e defeitos — e você é bem-vindo em todos os momentos. Quando existe amor entre duas pessoas, existe uma força infinita, uma vontade grande de ter uma família e nada nos para.

É como se a gente fosse um super-herói, que não vai parar nunca. Depois que eu entendi a minha força e o quanto eu toquei no coração das pessoas, sinto que foi um ano espetacular, de experiências incríveis. As melhores que eu já tive na minha vida" Nanda Terra, que se casou com Thiago Rocha, mas se separou dele e ficou com Mackdavid Alves, outro participante do programa. Hoje, o casal está à espera do primeiro filho.

"Aprendi que sem honestidade não é possível manter uma relação"

Carol Novaes terminou o reality casada, mas optou pela separação - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
Carol Novaes terminou o reality casada, mas optou pela separação
Imagem: Reprodução / Instagram

"Amor é respeito, apoio e honestidade. Entrar no reality me fez notar que sem honestidade não é possível manter qualquer relação, seja amorosa ou profissional. Sou honesta aos meus princípios, valores, à minha espiritualidade e jamais mudarei por alguém, afinal isso seria perder a minha essência.
Aprendi que não devo me submeter ao silêncio de algo que me incomoda para caber em uma relação. Esse silêncio pode, literalmente, calar uma luta minha, por exemplo, o feminismo. Aprendi também que o meu passado jamais deve ser levado a uma balança para ser aceito, eu não preciso de anuência de ninguém. Minha força matriarcal é esplendorosa e tenho imenso orgulho disso.
Aprendi ainda que mesmo não dando certo (aliás, meus relacionamentos deram certo pelo tempo que deveriam), o meu coração sempre continuará acreditando no amor. Não sou de desistir do que eu transbordo, sou muito intensa. Desejo a todos que não lhes falte amor-próprio". Carol Novaes, que se casou com Hudson Mendes, mas se separou após o encerramento do programa.