Topo

2022 vem com energia da carta 'Os Enamorados' no tarô. O que significa?

Carta Os Enamorados no tarô - VeraPetruk/Getty Images/iStockphoto
Carta Os Enamorados no tarô Imagem: VeraPetruk/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Universa

29/12/2021 04h00

Uma das maneiras de identificar o que o novo ano promete é recorrer aos arquétipos do tarô. Desta vez, a energia da carta Os Enamorados, um dos arcanos maiores, é que vai prevalecer. Com isso, 2022 promete ser ágil e vibrante, com diálogos favorecidos, conexões pessoais e um forte sentimento de reintegração.

As cartas dos decks podem trazer respostas bem assertivas sobre o período que se inicia, já que apontam tendências para o futuro.

A definição de uma única carta representando o ciclo revela a energia que influenciará as ações ao longo do ano. Isso permite que as pessoas se preparem para agarrar as boas oportunidades ou contornar eventuais obstáculos.

Para saber qual é essa carta, deve-se recorrer à numerologia e contabilizar os algarismos que formam o ano em si - no caso de 2022, a regra é somar 2 + 0 + 2 + 2. O resultado, 6, é o que representa a energia do ano. Ligando-o ao tarô, é identificada a carta Os Enamorados, o arcano maior de mesmo número.

A carta, em questão, também é atribuída astrologicamente a Gêmeos, que é regido por Mercúrio — justamente o planeta regente de 2022.

Carta de tarô de 2022

Segundo a espiritualista Cigana Kélica, a carta Os Enamorados antecipa o equilíbrio, proporcionado pela união de forças complementares e, também, opostas. Sua influência será sentida nos mais diferentes segmentos da vida, dando nova reconfiguração ao destino cármico das pessoas.

2021, por mais difícil que tenha sido, rendeu um aprendizado que permite às pessoas aceitarem novos trajetos. Mas haverá muitas escolhas a serem feitas, porque os caminhos vão permitir seguir diferentes direções.

Isso, aliás, também é algo bem característico de Gêmeos e tem a ver com Mercúrio favorecendo a comunicação e conexões afetivas estimulantes, não apenas amorosas.

Juliana Viveiros, espiritualista da iQuilibrio, acrescenta que o arcano do ano é uma carta com vibração mais leve e solta, quando comparada com a energia dominante em 2021, que foi a carta O Papa.

Entre razões e emoções...

O arquétipo Os Enamorados fala da necessidade de as pessoas tomarem decisões importantes para direcionarem os rumos da vida. Mostra, ainda, que todos podem se basear tanto na emoção quanto na razão para fazerem escolhas mais certeiras.

"A carta avisa sobre a abertura de caminhos e o surgimento de oportunidades, mas tudo depende das atitudes das pessoas, que precisam saber aproveitar as chances que o universo encaminha a elas", avalia Juliana Viveiros. Para a especialista, escutar o coração é válido, mas não suficiente: é preciso fazer uma análise e ponderar o que é melhor a longo prazo.

Yara Vieira, especialista do Astrocentro, acrescenta que o conselho do arcano é seguir sempre com uma comunicação aberta e ser honesto nos relacionamentos, sejam familiares, amorosos ou de amizade.

"O novo ano será bastante propício para relações, acordos e parcerias, mas igualmente pede a empatia de se colocar no lugar do outro antes de qualquer tipo de julgamento", comenta.

"O Louco" também aparece

Segundo Yara Vieira, a energia da carta O Louco, arcano maior de número 22, terá certa influência no novo ano. "Ele traz movimento e mudanças. Mas não é só isso: pede para as pessoas deixarem o passado para trás e seguir adiante, sem medo de ser feliz", conclui.

Previsões para 2022 no tarô

A seguir, as especialistas comentam o que a carta Os Enamorados antecipa sobre o período que começará em breve.

Relacionamentos

A tendência de equilíbrio e harmonia impulsionada pela carta principal vai atingir os relacionamentos fixos. Espera-se uma maior conexão entre os casais, desde que os dois façam escolhas pensadas em conjunto, aproveitando as oportunidades que surgirem.

A necessidade de fazer escolhas certeiras também vai atingir essa área da vida. Quem não está em relações fixas deve pensar bem antes de "selecionar" o par, sabendo que serão inúmeras as possibilidades de contatos nesse ano.

Profissão

Da mesma forma, a carta d'Os Enamorados tende a ampliar as oportunidades na vida profissional, com propostas paralelas que podem render dúvidas diante da necessidade de escolha. Como as parcerias estarão em alta em 2022, a área da carreira estará bastante estimulada no período.

Diante de oportunidades para demonstrar o potencial dentro do emprego atual, a dica é não desperdiçar chances, pois os desdobramentos tendem a ser muito positivos.

Dinheiro

Em relação ao dinheiro, as opções de fontes de renda também serão ampliadas e parcerias tendem a pipocar. Já com as dívidas, tudo depende das decisões que as pessoas adotarem. É preciso discernimento para organizar as contas.