Topo

Última Lua minguante de 2021, em Libra, pede equilíbrio financeiro

Última Lua minguante de 2021, em Libra, traz introspecção para equilíbrio - Breno Anp/ Pexels
Última Lua minguante de 2021, em Libra, traz introspecção para equilíbrio Imagem: Breno Anp/ Pexels

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

26/12/2021 04h00

No dia 4 de dezembro um novo ciclo lunar se iniciou, enquanto a Lua estava transitando pelo signo de Sagitário. Além da Lua nova, um Eclipse solar aconteceu no mesmo dia, marcando o início de um período de 5 meses influenciado pelo fenômeno. Agora adentramos à fase minguante da Lua, que simboliza um momento de recolhimento e menos energia. Ela marca o fim desse ciclo que foi impulsionado pelo fogo de Sagitário e, por isso, sentimos que as coisas estão desacelerando.

A astróloga Vic Costa, do Astrocentro, conta que como essa é a última fase do ciclo lunar, é normal nos sentirmos sobrecarregados. Sendo assim, a principal lição da minguante lunar é que devemos aprender a importância de respeitar nossos próprios limites. "No mundo atual, sabemos que poucas são as pessoas que têm o privilégio de parar tudo para se recolher. Ainda assim, a Lua minguante desperta a necessidade de avaliar quais as prioridades em meio aos compromissos diários", diz.

Em Libra, a última Lua minguante de 2021 nos leva a refletir e a colocar na balança os acontecimentos e as suas decisões durante as últimas semanas. Além do mais, pode trazer mais sensibilidade inclusive no sentido artístico. Isso acontece porque o signo é regido por Vênus, planeta do amor e da beleza. Sendo assim, é interessante dar a si mesmo a oportunidade para experimentar novas formas de expressar os sentimentos.

"Nossa capacidade de encontrar equilíbrio estará mais aguçada. A presença do Sol em Capricórnio também é benéfica para contornar qualquer imprevisto financeiro que venha a surgir, além de nos ajudar a planejar uma nova estratégia para o próximo ano. No entanto, algumas surpresas desagradáveis para a vida financeira podem emergir. Por isso, alguns projetos podem trazer prejuízos que nos levam a perceber pontos falhos", alerta a astróloga.

Chance de finalizar ciclos

Vic explica que, por mais que essas situações inesperadas possam ser muito problemáticas, elas também nos ajudam a identificar aquilo que precisa ser modificado, como por exemplo posturas arrogantes que levam a exageros financeiros. De forma geral, o movimento de autoconhecimento que é impulsionado por essa fase lunar pode nos ajudar a fazer uma retrospectiva de 2021 sem focar apenas nos pontos negativos.

"Aquilo que não aconteceu de acordo com o que era esperado pode ser fonte de aprendizado e servir de exemplo para o que se quer conquistar em 2022. Apesar de a introspecção ser desafiadora para o clima de celebração que caracteriza as festas de fim de ano, ela também pode ser um combustível para esse sentimento de finalização de ciclo e de gratidão pelo que foi vivido - depende do ponto de vista de cada um", diz a astróloga.

Embora as energias librianas sejam relacionadas à indecisão, elas também ativam o senso de justiça e ajudam a enxergar a necessidade de equilíbrio. Por isso, em conjunto com a determinação e a assertividade que são despertadas pelo trânsito do Sol em Capricórnio neste momento, a Lua minguante em Libra pode ajudar a fazer uma análise sobre o que está sendo produtivo em todas as áreas da vida.

Veja abaixo a previsão da Lua minguante em Libra para todos os signos.

Áries

Os arianos, acelerados por natureza, costumam ficar irritados nesta fase lunar. Como Libra é o signo complementar de Áries, você pode aproveitar este momento para refletir sobre o que pode aprender de melhor com o signo oposto ao seu: a necessidade de encontrar mediania e equilíbrio em tudo o que fizer.

Touro

Assim como Libra, Touro também é um signo regido por Vênus. Por isso, você poderá aproveitar essa Lua para se conectar melhor com as energias deste astro, que podem ajudá-lo a se sentir mais equilibrado emocionalmente. Prepare momentos de autocuidado e relaxamento, peça sua comida favorita ou faça um dia de SPA.

Gêmeos

A introspecção favorecida pela Lua minguante pode ser desafiadora para os nativos de Gêmeos, que costumam ser extrovertidos na maior parte do tempo. Porém, os sentimentos que vêm à tona neste momento são exatamente aqueles que precisam de mais atenção. Esse é o segredo para que você termine o ano sem levar assuntos mal resolvidos para 2022.

Câncer

A emotividade que pode ser despertada quando a Lua (planeta regente de Câncer) entra na fase minguante pode fazer com que você reflita por um ponto de vista vitimista sobre as situações pelas quais está passando. Tenha cuidado para não ficar esperando algum tipo de salvação sem que você mesmo corra atrás do que deseja.

Leão

A Lua minguante convida você a questionar aquilo que não está se encaixando bem em sua vida. Mantenha a mente aberta para novas ideias e novas perspectivas. Direcione a sua energia para coisas produtivas e não perca tempo apontando o dedo para o que ou quem está errado.

Virgem

Alguma mudança de planos pode te surpreender neste momento e, com isso, você tende a ficar irritado por precisar se adequar ao novo cenário. Será preciso ter humildade para perceber que rever seus projetos, metas e estratégias não é motivo para se envergonhar, mas para se aperfeiçoar.

Libra

Os librianos são especialmente afetados pela influência dessa Lua minguante, que ocorre em seu signo. A fase lunar ajuda em todas as finalizações que se mostram necessárias, sendo um bom momento para resolver questões pendentes ou finalizar projetos inacabados.

Escorpião

Os nativos de Escorpião podem aproveitar a Lua minguante para refletir com mais consciência sobre aqueles hábitos que foram construídos ao longo deste ano, mas que não devem ser mantidos no próximo. Essa é uma fase favorável para finalizações e encerramentos de ciclos.

Sagitário

Aproveite essa fase lunar para refletir sobre situações e planos que não fazem sentido para o seu crescimento. Pode ser necessário reavaliar algumas ideias que já estavam consolidadas e será preciso ter flexibilidade para lidar com isso.

Capricórnio

Você pode aproveitar essa fase lunar para se desapegar de todas as energias negativas, as mágoas e os sentimentos ruins que acabaram sendo alimentados ao longo deste ano. O mais importante é focar em você, sem deixar que acontecimentos externos mudem a sua visão sobre si mesmo.

Aquário

Essa fase lunar te desafia a refletir sobre aqueles pensamentos e sentimentos que você tenta deixar dormentes. Porém, para que essas questões não sejam carregadas para o próximo ano, é preciso encará-las com coragem e, principalmente, sendo honesto consigo mesmo.

Peixes

A Lua minguante tende a deixar os nativos de Peixes mais carentes, mas você pode aproveitar as energias despertadas por esse fenômeno para finalizar com coragem aqueles assuntos ou relacionamentos que estão sendo desgastantes. Não carregue fardos desnecessários para o próximo ano.