Topo

Ativista brasileira vai à final do Miss Alemanha 2022: 'Empoderamento'

Domitila Barros posa com a faixa de Top 20 do Miss Alemanha 2022 (Miss Germany) após passar por todas etapas do reformulado concurso - Reprodução/ Instagram/ Stephen Glathe/ Miss Germany
Domitila Barros posa com a faixa de Top 20 do Miss Alemanha 2022 (Miss Germany) após passar por todas etapas do reformulado concurso Imagem: Reprodução/ Instagram/ Stephen Glathe/ Miss Germany

Caio Santana

De Universa, em São Paulo

18/12/2021 05h00Atualizada em 18/12/2021 10h26

Foram 12 mil candidatas inscritas para a seletiva online do Miss Alemanha 2022 (Miss Germany) e após passar pelo Top 160, 80 e 40, a brasileira Domitila Barros, 37, foi anunciada como a primeira finalista do Top 20 do tradicional concurso alemão, que aboliu desfile de biquíni, permite participação de mulheres com até 39 anos, mães e casadas, diferentemente, por exemplo, do Miss Universo.

[Ali] eu já estava sem poder acreditar. Uma mulher de 37 anos, que saiu da Linha do Tiro [no Recife], chegou na Alemanha, aprendeu uma língua, fez mestrado e, através da minha índole, caráter e o que represento, ser eleita uma das 160 mulheres mais inspiradoras da nação, já foi algo extremamente importante para mim.
Domitila Barros

Surgido em 1927 e já sendo responsável por enviar as candidatas alemãs para os maiores concursos do mundo (Miss Universo, Miss Mundo e Miss Internacional), o Miss Alemanha abandonou as grandes franquias, mudou de foco e hoje trabalha direcionado na autenticidade, diversidade e tolerância. Foram quatro cortes até a chegada das 20 selecionadas, mas, até o momento, apenas cinco foram anunciadas — a brasileira foi a primeira delas.

"A coisa mais importante é que eles não estão procurando a mulher mais bonita da nação, mas a que possui o maior poder de influenciar positivamente e ser inspiração de outras mulheres. Fazer parte disso é extremamente gratificante", declara a ativista social, que atua como modelo e "greenfluencer", influenciadora digital com foco em sustentabilidade.

Formada em Serviço Social e com defesa de mestrado em inglês, alemão, espanhol e português, ela chegou a ser homenageada em abril deste ano pelo Ministério de Relações Exteriores da Alemanha.

A emoção por ter sido finalista de um concurso de miss no país que a acolheu, trouxe várias memórias dos momentos mais difíceis que viveu: "Já dormi na rua, já tive época aqui na Alemanha que nem ter o que comer eu tinha. [...] Foi um caminho muito longo, um sentimento de gratificação, senti Deus naquele momento. Tudo começa a fazer sentido".

domitila - Divulgação - Divulgação
Domitila Barros, modelo e greenfluencer, foi criada na periferia de Recife
Imagem: Divulgação

A última etapa do Miss Alemanha 2022 será o confinamento no Europa-Park, o maior do continente, entre os dias 2 e 19 de fevereiro do ano que vem. A final será no dia 19, após reavaliação das candidatas para a escolha daquela que representará a missão de todas as outras.

"Eu imaginava ser impossível colocar 160 meninas e elas chegarem todas amigas. [...] Vi que, mesmo sendo concorrentes, entendemos que maior que a gente é a missão que representamos", ressalta Domitila. "Falar empoderamento é uma coisa, viver empoderamento é outra".