Topo

Um quê de azul, outro avermelhado: como usar Very Peri, eleita cor de 2022

"Very Peri", o violeta-avermelhado anunciado pela Pantone como a cor de 2022 - Divulgação/Pantone
'Very Peri', o violeta-avermelhado anunciado pela Pantone como a cor de 2022 Imagem: Divulgação/Pantone

Claudia Dias

Colaboração para Universa

16/12/2021 04h00

Se 2022 fosse representado por uma cor, qual seria a sua escolha? Para a Pantone, empresa americana cujo sistema cromático padroniza as indústrias têxtil e gráfica, o novo ano tem tudo a ver com o mix entre um "azul dinâmico" e um "violeta avermelhado".

Esta é a base de Very Peri, nova tonalidade que se aproxima do violeta, mas ainda dentro da família dos azuis, que carrega o título anual —sempre bastante esperado e comentado, diga-se.

O matiz que simboliza transformação pode ser usado amplamente no dia a dia, uma vez que ajuda na harmonização pessoal e de espaços.

A força cromática

Dentro da cromoterapia, as cores representam a possibilidade de equilibrar a energia do corpo ou de ambientes. "Podem trazer sensações de alegria, de tranquilidade e de euforia, entre outras", exemplifica Malu Cantadori, terapeuta holística e multidimensional, mestre reiki usui, taróloga e hipnóloga.

Por ser formada a partir de uma associação de cores, a Very Peri, especificamente, pode ajudar bastante no equilíbrio das pessoas. "Sendo uma representação de um aspecto natural —afinal, é inspirada em uma flor—, pode inconscientemente nos aproximar da natureza. É fato que, pós-período pandêmico, ela tende a nos revigorar mais", argumenta Marcello Pereira, terapeuta holístico e metafísico, astrólogo junguiano e psicanalítico e numerólogo pitagórico.

O principal benefício, nesse caso, é usar o resultado do mix cromático para determinada ação ou intenção. Como ressalta Marcello, "no cotidiano, nos vestimos ou somos expostos à ação de diversas cores, porém, a ação psíquica e emocional de cada uma é bem definida".

Very Peri vem da mistura de tons frio e quente, resultando em um variação mais quente. Enquanto o vermelho impulsiona as pessoas a fazer algo, o azul tende a acalmar depois de tudo feito. Se o vermelho traz vitalidade e o azul, tranquilidade, surge um ponto de equilíbrio entre apatia e euforia.

'Uma cor mágica'

Segundo Marcello, a nova cor tem um alto estímulo de renovação, transmutação e impulso consciente, pois combina a ponderação despertada do azul com a fonte energética do vermelho e a capacidade de superar do violeta —aquele incentivo que tudo pode mudar.

"Sabemos que todas as cores são captadas por nosso cérebro, por nossas células fotorreceptoras, que ativam nossos neurônios e nos fornecem respostas emocionais sobre elas. Por isso, tudo deve ser utilizado com direcionamento", diz.

O uso exagerado de Very Peri pode acarretar inconstância, apesar de a cor oferecer mais possibilidades de auxiliar no estímulo da autoconfiança do que qualquer outra coisa. Isso acontece porque "suas ponderações levam a uma reavaliação pessoal", nas palavras do terapeuta holístico.

Para Malu Cantadori, por estar muito próximo do violeta —que trabalha na transmutação de traumas, aliviando as tensões nervosas—, o Very Peri pode ser visto como uma cor mágica, sem contraindicações de uso. "Ela traz a tranquilidade do azul e a euforia do vermelho. No dia a dia, proporcionará equilíbrio das sensações", defende a especialista.

Para não errar a mão, ela lembra que "tudo que é em excesso cansa" e, por isso, vale apostar na lei do equilíbrio, mesclando com outros tons, sobretudo o branco. Já Marcello sugere cores "neutras" (preto, cinza, bege) e tons pastel, bem como cores terrosas e a família do verde, que ajudam a enfatizar a energia psicoemocional que o Very Peri transmite, enaltecendo o mix de cores de forma positiva.

Jeitos de usar

A exploração das cores —e, obviamente, do Very Peri— encontra formas variadas para atrair benefícios, sejam pessoais ou em ambientes. O guarda-roupa e a decoração são os meios mais conhecidos, mas não são os únicos.

"Se a pessoa acorda tensa por causa de uma reunião, pode recorrer a uma peça de roupa, acessório e até make nesse tom. Se não tiver nada de Very Peri em casa, antes de sair para o compromisso, basta se imaginar dentro de um grande escudo com essa cor, o que é suficiente para encontrar o equilíbrio necessário", ensina Malu Cantadori.

Marcello Pereira, por sua vez, argumenta que a proximidade com o corpo, através da vibração da cor na composição de um look, promove ação mais rápida de qualquer processo pessoal. "Quem nos olha usando a cor nos ajuda a alcançar nossos objetivos", acrescenta.

Em ambientes, a Very Peri, combinada com outros tons, ajuda na harmonização —usada ao lado do branco, equilibra as energias de um espaço, por exemplo. Já no local de trabalho, basta ter um objeto no tom da cor do ano para ajudar a manter o clima ameno.

Como tirar proveito do tom em 2022

O novo ano terá a energia do número 6 e, também, do azul índigo, tom da mesma família de azuis da qual a Very Peri faz parte.

Segundo Malu, o 6 carrega a energia do equilíbrio, da justiça e da igualdade, o que indica um 2022 cheio de decisões que precisam ser tomadas a todo instante. "Assim, tanto o azul índigo quanto a Very Peri trazem essa energia, sendo que o índigo traz a visão e o Very Peri, a conexão para que o equilíbrio esteja presente", aponta a terapeuta.

Além disso, o índigo é a cor do chakra frontal, que ajuda a ter mais clareza sobre as situações do dia a dia e da vida como um todo. "Quando pensamos nisso e considerando a Very Peri numa tonalidade tão próxima, pode-se dizer que trabalharemos o chakra coronário também, o que nos proporcionará maior conexão com a nossa espiritualidade", diz Mallu.

Para aproveitar tais vibrações, as pessoas devem sempre buscar o equilíbrio nas decisões, agir de forma justa com todos, aproveitar toda harmonia, amor e equilíbrio que a vibração de 2022 nos traz. "O ano novo tende a ser transformador para quem estiver disposto a aproveitar essa energia das cores", afirma.

Outro detalhe é que 2022 será regido pelo planeta Mercúrio, associado ao deus da comunicação, da negociação e dos relacionamentos interpessoais. "Utilizar a cor Very Peri em ocasiões que exijam uma comunicação magnética, proativa ou transformadora será excelente para obter novas oportunidades de forma leve", finaliza Marcello.