Topo

Nanda Terra, de 'Casamento às Cegas', grávida de Mack: 'Queríamos muito'

Mack e Nanda anunciam chegada do primeiro filho - Reprodução Netflix
Mack e Nanda anunciam chegada do primeiro filho Imagem: Reprodução Netflix

Júlia Flores

De Universa

16/12/2021 04h00

Fernanda Terra, ex-participante do reality-show "Casamento às Cegas", anunciou na tarde de quarta-feira (15) que está grávida do seu primeiro filho. A criança é fruto da união da beauty artist com o arquiteto Mack, que também participou do programa, lançado em outubro deste ano - uma produção da Netflix que funciona como um "experimento amoroso", em que casais decidem se casar antes mesmo de se conhecer pessoalmente.

Logo no começo de "Casamento às Cegas", Nanda se envolveu em um triângulo amoroso com Mack e Thiago. A gaúcha, que mora em São Paulo desde os 6 anos de idade, preferiu casar-se com o paraquedista Thiago, com quem teve uma relação conturbada e, na visão de muitos telespectadores, abusiva.

O casal firmou a união com papel assinado no cartório e tudo mais, só que a relação chegou ao fim pouco depois do programa. No episódio de reencontro do elenco do reality, a separação foi revelada ao público e Nanda, enfim, anunciou o namoro com Mack.

Mas uma coisa a gaúcha deixou de fora: naquele momento ela já sabia que estava grávida. Por medo de críticas e questões contratuais, ela decidiu esperar para contar a novidade. "Tinha que andar com roupa larga, não pude revelar para ninguém, vivia escondendo", disse a beauty artist de 37 anos para Universa.

Agora que o segredo chegou ao fim, Nanda espera viver uma nova fase de sua vida, sem olhar para as feridas do passado.

UNIVERSA - Você pensa em se casar com o Mack? Essa ideia te assusta?
FERNANDA TERRA -
Olha que louco: quando eu entrei no programa, não acreditava muito em casamento. Aceitei participar para promover a minha marca de estética, a "Nanda Beauty". Só que eu me entreguei de corpo e alma e me dei conta de que, no fundo, eu queria mesmo me casar. Eu já fui casada antes por 6 anos e me separei em 2018. Naquele momento eu não queria ter filhos, mas depois eu coloquei na cabeça que seria mãe. Era uma vontade genuína e, por isso, tentei me encaixar em um relacionamento amoroso para conseguir realizar esse sonho.

Como foi o período logo após sair do reality?
No momento em que saímos do programa, eu percebi uma mudança no comportamento do meu ex-companheiro. Ele terminou comigo com uma mensagem de áudio pelo Instagram. Sofri muito. Além disso, como fiquei um tempo sem trabalhar, me compliquei financeiramente e tive que entregar meu ateliê para poder desafogar as contas. Nesse momento, entrei em depressão e o Mack voltou para minha vida como amigo.

"Eu acho, porém, que nunca deixei de me posicionar, só não fiz isso de um jeito militante. Sempre deixei claro a minha opinião e valores", diz Nanda - Instagram - Instagram
"Eu acho, porém, que nunca deixei de me posicionar, só não fiz isso de um jeito militante. Sempre deixei claro a minha opinião e valores", diz Nanda
Imagem: Instagram

Você buscou ajuda profissional?
Eu sempre fiz terapia, mas, como naquele momento estava sem dinheiro (fiquei parada por cerca de 6 meses), quando saí do reality não tinha grana para pagar as consultas. Tive que me reerguer sozinha.

Nunca senti tanta dor como naquele momento, nem mesmo quando a minha mãe morreu. Isso fez com que eu repensasse a vida. Com essa crise, entendi quem eu era e por que eu estava tentando me encaixar em relações

E qual era o motivo para você tentar se encaixar nos padrões impostos pelos seus parceiros?
Percebi que essa dependência tinha relação com o fato de eu ter sido adotada. Por mais que minha família adotiva tenha me amado muito, eu não tinha aceitado o fato de ter sido rejeita ainda bebê. Eu tinha vontade de ser amada, de ser desejada e buscava isso em relações amorosas. Quando me dei conta disso, minha relação comigo mudou e escolhi o Mack para viver comigo.

Qual dos dois deu o primeiro passo de reaproximação?
A gente se reaproximou como amigos, até porque quando saí do programa ele já estava envolvido com outra pessoa. Por sorte, nos reconectamos. O Mack é muito cuidadoso e carinhoso, e eu não estava acostumada com pessoas que me tratavam com tanta atenção. Com o tempo entendi que, se tivesse escolhido ficar com ele no programa, nossa relação não ia durar, porque não estava acostumada a receber tanto afeto, ia achar que ele estava sendo falso.

Nanda Terra e o arquiteto Mack - Instagram - Instagram
Nanda Terra e o arquiteto Mack
Imagem: Instagram

As feridas por ter vivido um relacionamento abusivo dificultaram a sua aproximação com o Mack?
Pelo contrário, acho que foi um impulso para que eu me aproximasse dele, é alguém que me dá valor. Quando nos reconectamos, eu disse para ele: "Mack, quero me casar, quero ter um filho, quero construir um lar e uma família. Mas não precisa ser agora, vamos nos conhecendo com calma". Até que um dia a gente decidiu viajar juntos para o Nordeste e foi lá que ele me pediu em namoro. Logo em seguida, veio o pedido de casamento durante a gravação do reencontro. Confesso que fiquei bem surpresa com o pedido porque eu ainda estou casada no papel com o Thiago.

Durante o programa, seu então parceiro falou diversas frases machistas e abusivas para você, que demorou a se dar conta da toxicidade da relação. Quando caiu a ficha de que você tinha vivido um relacionamento abusivo?
A ficha caiu quando a gente saiu do programa. No primeiro dia eu percebi uma mudança no comportamento dele, fiquei pensando que o relacionamento aberto não daria certo, ainda dei uma forçada na relação e insisti para viajarmos para a casa da família dele. Na volta, depois de 10 dias, ele mandou um áudio pelo Instagram dizendo que a gente não tinha a ver, que ele nunca tinha sentido nada, que nunca tínhamos tido nada.

Não sei dizer se o Thiago é escroto, porque não gosto de pensar nessa forma, mas é imaturo, com certeza

O Thiago fez vários comentários sexistas e machistas, inclusive sobre o seu passado. Isso não te acendeu um alerta?
Acendeu, sim. Como a gente ia se casar, achava que não teria problema compartilhar minha vida com ele. Se ele me contou coisas mil vezes piores, qual o problema de eu também contar sobre o meu passado, dos meus momentos de solteirice? Uma mulher sexualmente livre não é um problema, é a solução. Eu acho, porém, que nunca deixei de me posicionar, só não fiz isso de um jeito militante. Sempre deixei claro a minha opinião e os meus valores.

Qual foi a atitude dele que mais te machucou?
Não foi ele ter terminado por telefone, nem ter falado as coisas que falou. Foi ele ter usado uma mentira para tentar se promover. Ele inventou que eu tinha traído ele e por isso tinha decidido terminar comigo. A gente estava em um relacionamento aberto, qual o problema de eu ter ficado com outra pessoa? Além disso, só fiquei com outra pessoa porque ele estava distante, me evitando e ignorando. Ele tentou inventar uma mentira para tentar ser menos cancelado.

Quando terminamos, eu falei pra ele: 'Se você quer uma menina que você possa moldar, eu realmente não sou a mulher para você'

Eu não consegui assistir ao programa inteiro, e isso foi até um problema porque me faltou argumentos para me defender. Eu eliminei da minha cabeça tudo o que aconteceu, não lembrava das coisas. Como eu já estava com o Mack em um relacionamento super legal, olhar para o passado me deixava triste, porque eu demorei para perceber o que o Thiago estava fazendo antes, tão descaradamente.

Fernanda, Day e Luana, ex-participantes do "Casamento às Cegas Brasil" - Instagram - Instagram
Fernanda, Day e Luana, ex-participantes do "Casamento às Cegas Brasil"
Imagem: Instagram

A sororidade foi uma marca registrada do programa. Como é sua relação com as outras participantes do programa?
A Luana é hoje uma das minhas melhores amigas, a Day também. Elas foram muito importantes pra mim. Elas percebiam o que estava rolando entre eu e o Thiago, mas não conseguiam me falar da situação diretamente. Se eu não percebia o abuso nem de forma violenta, imagina se eu ia reparar nos toques delicados que elas me davam? Outra pessoa que, por incrível que pareça, também me ajudou muito foi o Shayan. Ele me acolheu nos momentos de bebedeira no pós-solteirice. Gosto muito dele, só acho que ele não sabe usar as palavras certas. Comigo ele é um doce.

Mas agora seu momento é outro, certo? De focar no futuro. Como você e o Mack decidiram ter um filho?

Estou vivendo um sonho! Quando a gente se reencontrou, decidimos que íamos tentar de uma forma natural - o Mack já foi casado e tinha passado muito tempo na fila de adoção no último relacionamento. Eu tinha 37 anos e achava que não ia rolar logo, mas conseguimos no primeiro mês de tentativa.

Agora a gente só quer curtir nossa liberdade. Não sabemos ainda se vamos continuar com a nossa vida de digital influencers. Desde o começo do programa tivemos que fazer as coisas às escondidas. Não pudemos assumir nosso namoro até o fim do reality. Depois tivemos que manter a gravidez escondida por meses. Acho que a partir de agora entenderemos melhor nossa situação. Meu único desejo é ser livre, poder andar pela rua com a barriga de fora.