Topo

Dia da Família: câncer apegado, leão defensor. Como signos são com parentes

A maioria dos representantes do zodíaco tem um apego forte aos parentes, com poucas exceções - evgenyatamanenko/ iStock
A maioria dos representantes do zodíaco tem um apego forte aos parentes, com poucas exceções Imagem: evgenyatamanenko/ iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

08/12/2021 04h00

Não precisa ser expert em astrologia para saber que os cancerianos são os mais apegados a tudo o que diz respeito à família. Tem um porquê por trás disso, é claro! Mas não são só eles. Mesmo em menor intensidade, a maioria dos representantes do zodíaco tem um apego forte aos parentes, com poucas exceções.

O regente de Câncer é a Lua e ambos representam a família, a ancestralidade, a infância, o passado, o lar e como a pessoa se comporta na vida privada. Da mesma forma, a Casa 4, natural de Câncer, tem igual significado.

"Câncer é um signo de apego, que busca apoio e proteção nos relacionamentos, inclusive familiares", comenta a astróloga Nanda Ribeiro. Por isso, hoje, Dia Nacional da Família, recorremos à especialista para descobrir como agem todos os signos em relação às pessoas com algum grau de parentesco.

Como os signos agem com a família

Áries

Impulsivo, argumentador, espontâneo, direto e reto, às vezes Áries é grosseiro na maneira de falar. Sincero demais, diz na lata o que pensa e não gosta que se intrometam na sua individualidade, nem atrapalhem a sua independência. Ao mesmo tempo, é afetuoso, generoso e proativo junto à família. Assim, é o membro que "movimenta" o clã, seja para animar a turma em uma caminhada ou provocar um bate-boca daqueles.

Touro

O taurino é alguém que se preocupa com a família. Muito amoroso e afetuoso, não quer que falte nada para eles. Internamente materialista, Touro quer estabilidade, conforto, tranquilidade e segurança a todos os seus. Sua teimosia e seu perfil controlador podem render alguns estresses familiares, mas é carinhoso e gosta de estar reunido com os parentes.

Gêmeos

Comunicativo, o que não falta é diálogo em família quando tem um geminiano na casa. Ele fala sobre suas ideias e projetos, é super transparente e gosta de ouvir a opinião de todos. Por toda essa comunicação, vez ou outra pode falar mais do que devia e entregar um irmão ou primo, por ser tão tagarela. Com bom humor, preza pela felicidade de todos, o que o faz sempre ter uma piadinha ou brincadeira.

Câncer

Emotivo e sensível, Câncer carece de colo, proteção e afeto, mas retribui da mesma forma, já que tem instinto de proteção. Para ele, a família e os valores são de extrema importância. É caseiro, gosta de ficar nesse ambiente doméstico, resgatar lembranças e guardar os acontecimentos do dia a dia na memória.

Leão

Se for preciso, o nativo de Leão defende quem ama com unhas e dentes, tal qual um animal. Coloca ordem na casa, gosta de comandar e ser o rei do pedaço —e, nessa, pode acabar sendo mandão, ou orgulhoso, tentando esconder suas fraquezas. Mas a sua espontaneidade e a alegria de viver movimentam e alegram a família.

Virgem

Gosta de colocar ordem na casa e, se deixar, fica criticando a execução dos afazeres domésticos dos outros. Por ser tão detalhista —e crítico!—, acaba se intrometendo onde não é chamado. Entretanto, Virgem cuida bem da família, se doa, muitas vezes se sacrifica e quer sempre ser útil.

Libra

Sempre disposto a apaziguar qualquer tipo de situação em casa, Libra é diplomático e busca o equilíbrio. Foge de treta, fica em cima do muro e não quer confusão com ninguém. Além disso, família e relacionamentos afetivos são importantes para ele. Detalhe: sabe como ninguém administrar a convivência com todos, cercado de carinho, compreensão e paciência —e um pouquinho de indecisão, caso tenha que escolher um lado ou uma opção, é claro!

Escorpião

Atento a tudo e a todos, o escorpiano desconfia até mesmo da sombra. Então, mesmo sendo da família, não há como fugir da expressão popular "mata a cobra e mostra o pau" diante dele. É por isso que o nativo de Escorpião pode se revelar controlador, apesar de, na verdade, querer proteger e garantir estabilidade a quem ama, mas deixando tudo sob seu controle.

Sagitário

Dono de bom humor, otimista, cheio de ideias criativas, Sagitário tem novidades para compartilhar com a família o tempo todo. Ele gosta de filosofar sobre a vida e respeitar a liberdade de todos. Pode até tentar fugir de suas atividades domésticas e afazeres, pois gosta mesmo é de estar no meio social e se aventurar por aí, tendo novas experiências.

Capricórnio

Por ser mais conservador, mantém suas raízes fortes na família, como uma base forte, um elo. Capricórnio acaba se responsabilizando pelos parentes e é apegado à casa. Tanto que não gosta muito de mudar de residência, pois prefere se manter no lar, sempre tendo seu lugar de proteção e no qual se reserva e recolhe ao lado de quem é importante para ele.

Aquário

Rebelde, quer fazer tudo à sua maneira. O aquariano precisa ter liberdade de ir e vir e, dentro da família, ser quem é, com autenticidade. Gosta de se expressar e se comunicar com parentes, e mostra todo seu lado amigável no bate-papo. Mas gosta de ter seu espaço.

Peixes

Sensível e emocional, quando o assunto é família, Peixes se doa e se sacrifica. Algumas vezes, idealiza situações ou parentes e se frustra com tais expectativas criadas em sua cabeça. Curte demonstrar todo seu lado afetivo e carinhoso, o que também espera receber em troca.