PUBLICIDADE

Topo

De volta ao escritório: dicas para melhorar a energia do local de trabalho

Meditar antes de iniciar o trabalho, nos momentos de estresse e nervosismo ajuda na renovação da energia pessoal. - iStock
Meditar antes de iniciar o trabalho, nos momentos de estresse e nervosismo ajuda na renovação da energia pessoal. Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

06/12/2021 04h00

Com as empresas retomando o trabalho presencial, a maioria das pessoas acaba esquecendo um detalhe importante: renovar as energias que ficaram estagnadas no local. Isso porque em qualquer ambiente fechado, sem circulação de pessoas e cuidados adequados de limpeza e manutenção, o fluxo energético também fica "parado".

"As energias estão por todo lugar e é possível alterá-las e canalizá-las para que se transformem e revitalizem a vibração do local", afirma Juliana Viveiros, espiritualista da plataforma iQuilibrio.

De acordo com ela, tanto no ambiente profissional quanto no home office, o acúmulo de objetos sem uso, a falta de limpeza e iluminação, bem como ausência de plantas e cores prejudicam a energia intensamente e, por consequência, as pessoas que atuam ali.

Juliana afirma que, a partir do momento que a importância de harmonizar o lugar de trabalho é reconhecida e aplicada, começam a ser percebidas mudanças pontuais nas relações, na produtividade, na concentração e na comunicação, entre outros benefícios para a equipe.

"Além do mais, é possível aderir a algumas técnicas pessoais para melhorar as energias das relações e da concentração", acrescenta a especialista. A seguir, ela dá dicas para reequilibrar o ambiente como um todo e, também, o espaço individual dos funcionários.

Para a energia fluir no ambiente

1. Faça a limpeza constante e descarte objetos e materiais antigos ou que não têm mais utilidade. Outros vilões são gavetas e armários lotados e bagunçados. Lembre-se que, além da retirada dos objetos, a organização é essencial.

2. Arrume tudo que está quebrado, seja computador, mouse, lâmpada, janela ou o que for. Não se deve deixar essa energia de estagnação presente no escritório.

3. Acenda incenso ou limpe o chão com anil, a fim de espantar espíritos de vibração baixa.

4. Guarde objetos pontiagudos, como tesouras, em gavetas. Ao ficarem expostos, eles "cortam" as boas energias que circulam ao redor, afetando ainda a harmonia e as relações.

5. Use cores que mudam o ambiente como, por exemplo, o laranja e o azul, que estimulam a criatividade, ou tons pastel, que promovem tranquilidade e acalmam as energias.

6. Adote plantas que trazem vida e flores que renovam o ambiente, tanto visual quanto energeticamente. Boas opções são bambu-da-sorte, suculentas e violetas.

7. Cuide bem da porta de entrada, pois é ela que recebe a energia de quem vem da rua. Por isso, invista em espelhos, plantas, frases positivas ou mandalas no local.

Como harmonizar a mesa de trabalho

Como destaca a espiritualista Juliana Viveiros, o canto particular precisa ser um ponto individual de aconchego e carinho, com energia leve. "É importante remeter a coisas boas e que faça a pessoa se sentir 'parte' do lugar", diz. Ideias para proporcionar mais bem-estar são:

Optar por descanso de tela de computador com uma imagem que faça refletir e traga alegria a paz. Pode ser de alguém ou de toda a família, um registro de viagem ou lugar especial.

Deixar um cristal na mesa, um amuleto contra a inveja ou, ainda, um saquinho de pano com sal grosso ajuda a afastar o olho gordo.

Vale adotar um objeto amarelo sobre a mesa, para atrair prosperidade e riqueza.

Se possível, é melhor evitar que a mesa fique de frente para a entrada do escritório ou, ainda, em paredes que façam divisa ou estão próximas do banheiro, pois o cômodo é considerado um ladrão de energia.

A mesa também deve ser limpa diariamente, eliminando-se tudo o que não tem mais utilidade.

Meditar todos os dias, antes de iniciar o trabalho, ou nos momentos de estresse e nervosismo, ajuda na renovação da energia pessoal.