Cada enfeite conta! Simpatias e rituais na hora de montar a árvore de Natal

A árvore de Natal é, literalmente, coberta de simbolismos. Os enfeites representam diferentes desejos pessoais e atraem sorte, alegria, proteção e bênçãos para os moradores. É por isso que alguns itens são vistos como obrigatórios para a estrutura.

"Para os estudiosos do esoterismo, a ideia da árvore de Natal vai além da imagem de um simples pinheiro decorado. Ela representa a 'árvore da vida' e uma forma de atrair todas as boas vibrações emanadas nesse período", diz Luiz Netto, terapeuta vibracional e mestre em Feng Shui. "É primordial termos em mente a importância de cada enfeite no momento em que decoramos a árvore e vibrar o positivo para ter renovação em nossas vidas a partir dessa montagem."

A seguir, o especialista lista quais elementos são bem-vindos em uma árvore.

Detalhe importante: se forem peças antigas, limpe com água de colônia de alfazema diluída em água para renovar as vibrações de amor e bem-estar.

Toda árvore tem que ter

Bolas

Enfeite mais comumente usado para decorar as árvores, as bolas simbolizam força e proteção. "Tradicionalmente eram doze, representando os 'doze Cavaleiros da Távola Redonda', que defendiam e protegiam os interesses da igreja", diz Luiz Netto.

Além do mais, o círculo em si já retrata defesa - é como se estivéssemos em uma redoma de vidro, livres do mal e da negatividade.

Anjos

Continua após a publicidade

É bom tê-los como enfeites, pois são representantes da criação e fazem a conexão entre o céu e a terra. "São os mensageiros de Deus e carregam a sabedoria do 'Trono Divino', abençoando a família com paz e harmonia", conta o especialista.

Sinos

Quando utilizados em número de três, simbolizam a santa trindade - Pai, Filho e Espírito Santo. "Sinos na árvore atraem o positivo e purificam a casa contra todo o mal, anunciando boas-vindas à energia de união e confraternização", relata.

Bengalas doces

As charmosas bengalas vermelhas e brancas, assim como enfeites em formato de doces e pirulitos, simbolizam a força e a doçura. Emanam o amor e representam o poder para superar os obstáculos, que podem surgir no novo ano que se aproxima.

Festão

Continua após a publicidade

Símbolo da união e da comunhão entre os povos, o festão é um item que faz com que todos se conectem, compartilhando a mesma vibração de prosperidade que circula pelo mundo nesta época do ano.

Luzes

Já as indispensáveis luzinhas natalinas representam o brilho e a iluminação que todos desejam ter no coração.

Ponteira de estrela

O acessório em formato de estrela representa o espírito de cada pessoa. Posicionada no topo da árvore, a ponteira simboliza a elevação da alma e o nascimento de uma nova consciência, voltada à paz e à realização pessoal.

Cores

Continua após a publicidade

A escolha das cores predominantes da árvore deve ser feita de acordo com os desejos da família. A saber:

  • Vermelho é bom para atrair amor e paixão
  • Azul estimula paz e calma
  • Violeta desperta espiritualidade e intuição
  • Amarelo atrai riqueza e melhora a comunicação
  • Verde reflete na cura e na reabilitação física
  • Prata e dourado são boas para obter bênçãos, pois representam proteção angelical
  • Rosa é indicado para quem busca amor e sentimento

Na hora de montar

Mantenha o bom humor e o clima de alegria. Se desejar, acenda uma vela amarela.

A árvore deve ser posicionada no centro da sala ou mais ao leste, onde o Sol nasce todas as manhãs.

A decoração deve ser colocada sempre de cima para baixo. "Como se as bênçãos do céu fossem derramadas em seu lar", compara Luiz Netto.

Continua após a publicidade

Ao posicionar cada enfeite, deve ser feito um pedido especial, invocando a realização de sonhos e desejos.

Segundo as tradições, o dia correto para começar a montagem da árvore corresponde ao quarto domingo anterior ao 25 de dezembro.

Em 6 de janeiro, Dia de Reis, toda a estrutura precisa ser desmontada. "Para encerrar esse ciclo, devem ser feitos três pedidos enquanto se come um pedaço de bolo típico de frutas - o chamado Bolo de Reis - também feito em comemoração à data", conta o terapeuta.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes