Topo

Gabriela Prioli: 'Em uma relação abusiva, cheguei a vomitar de nervoso'

Ana Bardella

De Universa

24/11/2021 04h00

A advogada e apresentadora Gabriela Prioli foi uma das convidadas do Prêmio Inspiradoras 2021, promovido por Universa em parceria com o Instituto Avon na terça-feira (23). Antes da entrega do prêmio na categoria Violência Contra a Mulher, Gabriela relembrou a vivência de uma relação abusiva.

"Cheguei a vomitar de nervoso de tão sufocante que era a relação", contou a advogada. Ainda assim, ela se questionava se não estava sendo exigente demais, se não deveria fazer mais concessões em prol do relacionamento. "Até você se conscientizar de que, se você não está bem, aquilo não é bom, é um processo", relatou, enfatizando que a violência física é mais fácil de reconhecer, enquanto a psicológica deixa muitas mulheres sem compreender na hora o que está acontecendo.

Elementos de uma relação tóxica

A apresentadora chamou atenção também para o fato de muitas mulheres se submeterem a relações abusivas em função dos papéis sociais que são esperados que cumpram. "O mundo espera que a gente case, tenha filho. Chega uma hora em que você, a fim de atender desejos que não são seus, se vê aceitando qualquer coisa, para que outras pessoas saiam satisfeitas", opinou.

Ela frisou também o fato de as mulheres ainda ouvirem constantemente que não podem ter ambição. "Não podemos falar de dinheiro, mas ele traz liberdade e autonomia para sair de um relacionamento ruim", disse.

Por último, citou como um dos principais ingredientes para as relações abusivas o fato de muitos naturalizarem relacionamentos "difíceis" ou "complicados", o que deixa a mulher em dúvida sobre até que ponto deve suportar as próprias insatisfações.

Precisamos de uma educação na qual o amor não se confunda com violência. Tem que ser leve, gostoso e baseado no respeito.

"O ideal romântico é muito prejudicial. A história de que 'Todo grande amor só é bem grande se for triste' eu não concordo. Com o perdão do poeta, eu digo que 'Todo grande amor só é bem grande se for feliz', encerrou, citando um trecho da música 'Eu não existo sem você', de Tom Jobim.

Sobre o Prêmio Inspiradoras 2021

O Prêmio Inspiradoras 2021 foi promovido por Universa, plataforma feminina do UOL, e o Instituto Avon, organização da sociedade civil que realiza ações e apoia projetos para fortalecer a mulher brasileira. O foco da premiação esteve em três principais causas: violência contra a mulher, câncer de mama e equidade de gênero. Cada causa é representada em duas categorias e há ainda uma específica para representantes Avon que realizam trabalhos de impacto social.