Topo

Fernanda Lima: 'Lideranças indígenas arriscam suas vidas em prol da terra'

Ana Bardella

De Universa

24/11/2021 11h34

A apresentadora Fernanda Lima foi uma das convidadas do Prêmio Inspiradoras 2021, promovido por Universa em parceria com o Instituto Avon na terça-feira (23). Após as entregas dos prêmios da categoria Equidade, Fernanda conversou com Pathy Dejesus sobre figuras femininas que considera exemplo nos dias atuais.

"Precisamos ouvir lideranças indígenas, mulheres sensacionais que estão se expondo e colocando suas vidas em risco para defender a terra e a natureza", disse. Em seguida, citou alguns dos nomes com os quais mais tem tido contato atualmente: Arissana Pataxó, Sônia Guajajara, Txay Suruí, Hamagaí Pataxó, Julieta Paredes e Luana Kumaruara.

"Tantas mulheres importantes. A gente precisa ouvir a história delas sobre seus ancestrais, que de fato já viveram o fim de mundo, quando as caravelas aqui chegaram", declarou.

Na lista de inspiração feminina, Fernanda citou ainda a ativista negra norte-americana Rosa Parks. "Ela deixou mudanças significativas na sociedade após se negar a levantar do assento de um ônibus para um homem branco. Essa desobediência civil acabou mudando o rumo da história e inspirando movimentos sociais", opinou.

Por fim, citou também a ativista ambiental Greta Thunberg. "Sabemos que um grau a mais na temperatura do planeta pode transformar esse lindo lugar em que vivemos em um ambiente muito hostil. Precisamos pensar sobre isso e ela é revolucionária.

Sobre temas como racismo e transfobia, a apresentadora declarou que o estudo e o diálogo são partes importantes da sua vida. "Cada dia aprendo e entendo uma coisa nova. Temos que fazer um revisionismo histórico e encontrar uma linguagem didática para fazer com que todos entendam que o mundo tem que ser bom para todos, se não não tem graça", afirmou.

Sobre o Prêmio Inspiradoras 2021

O Prêmio Inspiradoras 2021 foi promovido por Universa, plataforma feminina do UOL, e o Instituto Avon, organização da sociedade civil que realiza ações e apoia projetos para fortalecer a mulher brasileira. O foco da premiação esteve em três principais causas: violência contra a mulher, câncer de mama e equidade de gênero. Cada causa é representada em duas categorias e há ainda uma específica para representantes Avon que realizam trabalhos de impacto social.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fernanda Lima: 'Lideranças indígenas arriscam suas vidas em prol da terra' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Mulheres Inspiradoras