Topo

E se signo entrasse no currículo? Zodíaco indica personalidade profissional

Os astros permitem identificar características de personalidade e de comportamento esperadas para cada indivíduo Imagem: FreshSplash/ iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

23/11/2021 04h00

Se signo fosse um item do currículo, talvez o dia a dia profissional fosse bem mais fácil, não é mesmo? Isso porque os astros permitem identificar características de personalidade e de comportamento esperadas para cada indivíduo. Mas não é só isso que conta.

Além do signo solar (ligado à data de nascimento), o elemento regente de todo representante do zodíaco tem lá sua influência. "Cada pessoa traz qualidades e desafios específicos e a astrologia pode nos dar mais informações sobre ela no meio corporativo", argumenta a astróloga e numeróloga Nanda Ribeiro.

De acordo com a especialista, como os 12 signos são divididos entre quatro elementos da natureza, é possível identificar características comuns entre cada trio. Por exemplo, os signos de Fogo (no caso, Áries, Leão e Sagitário) são mais entusiasmados e exalam autoconfiança e franqueza.

Já os de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) têm como principais características a paciência, a determinação e a autodisciplina. Signos de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) são muito mentais, sociáveis e donos de curiosidade alta, enquanto os de Água (Câncer, Escorpião e Peixes) se revelam mais sensíveis, criativos e, também, intuitivos.

Apesar das características compartilhadas, todo representante do zodíaco tem suas particularidades relacionadas à área profissional. A seguir, Nanda Ribeiro conta como eles são no ambiente profissional

Os signos no ambiente de trabalho

Áries

É dinâmico, entusiasmado, prestativo e proativo. O nativo de Áries gosta de liderar e executar, explorando a coragem, a autonomia, o poder de iniciativa e a força de vontade que carregam, sempre com bom humor. A franqueza ariana, porém, pode incomodar. Por ser objetivo, tende a ir direto ao ponto, sem rodeios. Também não tem muito tato, o que pode parecer grosseria em determinadas situações.

Touro

Determinado e paciente, faz a linha do "quem espera sempre alcança". Isso não significa, é claro, que Touro durma no ponto. Persistente, não mede esforços para concretizar o que deseja, apesar de não se arriscar, uma vez que prefere a cautela. Tem disciplina e passa confiança às pessoas ao redor, mostrando ser firme e decidido. Prático, seus pés estão sempre no chão, sem espaço para devaneios.

Gêmeos

O geminiano é versátil, curioso, intelectual, criativo e um tanto sociável. Ele aproveita a politicagem que o acompanha para transitar em qualquer grupo, adaptando-se a qualquer situação, o que confirma o quanto é flexível diante de novas ideias e desafios. Utiliza seu poder de persuasão por meio da comunicação para concretizar projetos profissionais ou sociais.

Câncer

Ambicioso, Câncer quer ter posição social, status e reconhecimento. Ele busca apoio e proteção, mas oferece o mesmo a quem precisa. Acostumado a colaborar, deixa as pessoas de perto à vontade, por ser alguém receptivo. Tem capacidade para perceber o que os outros desejam, uma vez que sensibilidade e intuição são características cancerianas aguçadas. De maneira criativa, resolve bem situações profissionais.

Leão

Assim como o canceriano, Leão quer ser reconhecido. Apesar de sentir orgulho da posição social, busca autoridade e prestígio. Centralizador, deseja ser líder. É exigente, mas também generoso e afetuoso na posição que ocupa. No leonino sobram entusiasmo, ânimo e presença de espírito. É alguém que se diverte colocando toda energia em projetos e criações.

Virgem

Por ser detalhista, o virginiano está atento a tudo ao redor. Gosta de rotina, de colocar (e manter) tudo em ordem, explorando seu lado disciplinado. Planilha e listas são recorrentes no seu dia a dia. Além do mais, é prático, analítico, didático. Ainda explica e pontua muito bem, explorando pormenores —é quase um manual de instrução. Virgem é prestativo, gosta de se sentir útil e aperfeiçoar tudo que chega até ele.

Libra

Diplomático, político, sociável, Libra está sempre em busca de paz, harmonia e equilíbrio, inclusive no ambiente profissional. Quer agradar e ser aceito pela equipe, por isso é afetuoso, carismático, estrategista e sabe o que dizer na hora certa. Respeita os direitos dos outros, graças ao grande senso de justiça que carrega consigo. O libriano aceita opiniões, tenta entender o lado do outro, pondera, é flexível. Além do mais, gosta de colaborar, é conciliador, foge de tretas, tem tato e, diga-se, muito bom gosto.

Escorpião

O escorpiano é alguém que quer ter poder e supera diferentes obstáculos, devido à grande determinação e insistência que tem. Quando quer algo, é melhor os outros saírem de perto. Obstinado e firme, mostra-se duro na queda. Tem uma mente astuta e vai diretamente ao centro do problema, combinando lógica com intuição. Escorpião igualmente gosta de ter o controle da situação. Observador, presta atenção em tudo à volta. Também é capaz de se reinventar, ressurgindo das cinzas como uma fênix.

Sagitário

Um otimista em tempo integral, o sagitariano busca expandir, avançar e abrir horizontes. Tem uma visão ampla dos negócios e se mantém firme na busca incansável por conhecimento. Seu espírito é jovial e a personalidade, sociável, pois preza pela liberdade de expressão. Gosta de experienciar, o que o leva a se arriscar em oportunidades que aparecem. Outro lado positivo é que sempre alimenta seus projetos com alegria e entusiasmo.

Capricórnio

Sua ambição o faz ter paciência para alcançar objetivos. Construir algo duradouro e realizar metas é a premissa capricorniana. O nativo do signo se compromete, sabe dos seus deveres e obrigações, tem disciplina e responsabilidade. Costuma tomar decisões práticas e realistas. Ainda é contemplado com controle emocional e vontade constante de se superar. Sem contar que sempre veste a camisa da empresa.

Aquário

Inovador, é o tipo de funcionário que faz diferença, pois inventa soluções e pensa fora da caixinha. Criativo, também é dotado de originalidade, quer experienciar e é visionário. Aquário tende a quebrar paradigmas, ter senso de humanidade e pensar no grupo e no futuro. Sua intenção é ajudar os outros, de alguma forma.

Peixes

A criatividade vem da imaginação pisciana, através da sensibilidade capaz de encantar. Trata-se de alguém com tolerância e empatia diante dos outros e um ser capaz de se sacrificar pelos próprios ideais. Da mesma forma que Aquário, Peixes é visionário e mantém sempre um olhar adiante. Costuma ser amável e bom para o trabalho em grupo. Isso porque preza pela individualidade dos outros e o pensamento no coletivo, além do bem-estar da equipe.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

E se signo entrasse no currículo? Zodíaco indica personalidade profissional - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Alto Astral