Topo

Kamala Harris assume presidência dos EUA: relembre seus feitos

Kamala Harris é a primeira mulher a assumir a presidência dos EUA, por 85 minutos - Reprodução/Instagram @kamalaharris
Kamala Harris é a primeira mulher a assumir a presidência dos EUA, por 85 minutos Imagem: Reprodução/Instagram @kamalaharris

20/11/2021 10h59

Kamala Harris fez história nesta sexta-feira (19) ao assumir a presidência dos Estados Unidos por 85 minutos, se tornando a primeira mulher assumir o posto enquanto Joe Biden passava por uma colonoscopia de rotina.

Em 20 de janeiro deste ano, Kamala se tornou a primeira mulher a ser vice-presidente, a primeira afro-americana e a primeira pessoa de origem indiana ou asiática a ocupar o cargo.

Até então, 48 vice-presidentes ocuparam o segundo cargo mais poderoso dos Estados Unidos. Todos homens e brancos. Em 1º discurso desde o anúncio da vitória, Kamala fez questão de destacar esse ineditismo: "Serei a primeira vice dos EUA, mas não a última", afirmou, entre aplausos dos eleitores.

Harris foi pioneira ainda ao se tornar a primeira procuradora-geral negra da Califórnia e a primeira mulher de origem do sul da Ásia eleita para o Senado. Seu diploma na historicamente negra Universidade Howard, em Washington, foi o início de uma ascensão contínua que a levou de promotora a cumprir dois mandatos como procuradora distrital de San Francisco e, depois, como procuradora-geral da Califórnia em 2010.

Ao lado de Biden, Kamala foi escolhida "Personalidade do Ano" de 2020 da revista Time, tendo sido selecionados de uma lista de finalistas que incluiu o ex-presidente Donald Trump.

Desde então, jornais americanos dão conta de que o interesse pelo nome "Kamala" disparou em até 104% entre as mulheres que ganharam seus bebês após a eleição americana.

Filha de imigrantes, Kamala será ainda a primeira vice-presidente imortalizada no Museu de Cera Madame Tussauds de Nova York. As imagens dela e do presidente Joe Biden terão réplicas das roupas que a dupla usou no dia da posse, em 20 de janeiro deste ano.